Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jacyara
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moura-Leite, Rosamaria, Gomes Pereira, Matheus Wemerson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista ENIAC pesquisa
Texto Completo: http://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/523
Resumo:  A divulgação do compromisso social por meio da internet vem sendo amplamente desenvolvida pelas organizações com o intuito de beneficiar tanto seu público interno, quanto externo. Em relação à cooperativas a comunicação com a comunidade tem maior importância tendo em vista relação da responsabilidade social com os princípios cooperativistas. Dessa forma o objetivo do estudo é analisar o nível de informação de responsabilidade social divulgadas pelas cooperativas agropecuárias brasileiras em seus websites institucionais. Para mensurar esse nível de informação adotou-se o instrumento desenvolvido por Muñoz e Valencia (2014), e para a análise de dados além de estatística descritivas, fez-se uso de análise fatorial e em seguida a análise de cluster. Foram analisados os websites institucionais de 31 cooperativas agropecuárias listadas no ranking das Maiores e Melhores Empresas, elaborado pela Revista Exame (2015). Averiguou-se grande defasagem no nível de informações divulgada pelas cooperativas, já que prevalecem a divulgação de variáveis relacionadas à identificação de negócios e reconhecimentos, e não é abordada na maioria das cooperativas estudadas a forma como tem sido articulada sua política de responsabilidade social.
id ENIAC-1_4a42e491f6acebae0239acb42cdcc310
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/523
network_acronym_str ENIAC-1
network_name_str Revista ENIAC pesquisa
repository_id_str
spelling Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileirasResponsabilidade Social. Transparência. Internet. Cooperativas agropecuárias. A divulgação do compromisso social por meio da internet vem sendo amplamente desenvolvida pelas organizações com o intuito de beneficiar tanto seu público interno, quanto externo. Em relação à cooperativas a comunicação com a comunidade tem maior importância tendo em vista relação da responsabilidade social com os princípios cooperativistas. Dessa forma o objetivo do estudo é analisar o nível de informação de responsabilidade social divulgadas pelas cooperativas agropecuárias brasileiras em seus websites institucionais. Para mensurar esse nível de informação adotou-se o instrumento desenvolvido por Muñoz e Valencia (2014), e para a análise de dados além de estatística descritivas, fez-se uso de análise fatorial e em seguida a análise de cluster. Foram analisados os websites institucionais de 31 cooperativas agropecuárias listadas no ranking das Maiores e Melhores Empresas, elaborado pela Revista Exame (2015). Averiguou-se grande defasagem no nível de informações divulgada pelas cooperativas, já que prevalecem a divulgação de variáveis relacionadas à identificação de negócios e reconhecimentos, e não é abordada na maioria das cooperativas estudadas a forma como tem sido articulada sua política de responsabilidade social.Centro Universitário ENIAC2018-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/52310.22567/rep.v7i2.523Revista Eniac Pesquisa; Vol. 7 No. 2 (2018); 223-245REVISTA ENIAC PESQUISA; Vol. 7 Núm. 2 (2018); 223-245REVISTA ENIAC PESQUISA; v. 7 n. 2 (2018); 223-2452316-234110.22567/rep.v7i2reponame:Revista ENIAC pesquisainstname:Centro Universitário Eniacinstacron:ENIACporhttp://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/523/pdfhttp://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/523/732Copyright (c) 2018 REVISTA ENIAC PESQUISAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, JacyaraMoura-Leite, RosamariaGomes Pereira, Matheus Wemerson2021-07-06T17:32:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/523Revistahttps://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisahttp://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/oai||revistaeniacpesquisa@fernandoasantos.com.br2316-23412316-2341opendoar:2021-07-06T17:32:29Revista ENIAC pesquisa - Centro Universitário Eniacfalse
dc.title.none.fl_str_mv Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileiras
title Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileiras
spellingShingle Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileiras
Souza, Jacyara
Responsabilidade Social. Transparência. Internet. Cooperativas agropecuárias.
title_short Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileiras
title_full Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileiras
title_fullStr Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileiras
title_full_unstemmed Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileiras
title_sort Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileiras
author Souza, Jacyara
author_facet Souza, Jacyara
Moura-Leite, Rosamaria
Gomes Pereira, Matheus Wemerson
author_role author
author2 Moura-Leite, Rosamaria
Gomes Pereira, Matheus Wemerson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jacyara
Moura-Leite, Rosamaria
Gomes Pereira, Matheus Wemerson
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade Social. Transparência. Internet. Cooperativas agropecuárias.
topic Responsabilidade Social. Transparência. Internet. Cooperativas agropecuárias.
description  A divulgação do compromisso social por meio da internet vem sendo amplamente desenvolvida pelas organizações com o intuito de beneficiar tanto seu público interno, quanto externo. Em relação à cooperativas a comunicação com a comunidade tem maior importância tendo em vista relação da responsabilidade social com os princípios cooperativistas. Dessa forma o objetivo do estudo é analisar o nível de informação de responsabilidade social divulgadas pelas cooperativas agropecuárias brasileiras em seus websites institucionais. Para mensurar esse nível de informação adotou-se o instrumento desenvolvido por Muñoz e Valencia (2014), e para a análise de dados além de estatística descritivas, fez-se uso de análise fatorial e em seguida a análise de cluster. Foram analisados os websites institucionais de 31 cooperativas agropecuárias listadas no ranking das Maiores e Melhores Empresas, elaborado pela Revista Exame (2015). Averiguou-se grande defasagem no nível de informações divulgada pelas cooperativas, já que prevalecem a divulgação de variáveis relacionadas à identificação de negócios e reconhecimentos, e não é abordada na maioria das cooperativas estudadas a forma como tem sido articulada sua política de responsabilidade social.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/523
10.22567/rep.v7i2.523
url http://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/523
identifier_str_mv 10.22567/rep.v7i2.523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/523/pdf
http://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/523/732
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ENIAC PESQUISA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ENIAC PESQUISA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário ENIAC
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário ENIAC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eniac Pesquisa; Vol. 7 No. 2 (2018); 223-245
REVISTA ENIAC PESQUISA; Vol. 7 Núm. 2 (2018); 223-245
REVISTA ENIAC PESQUISA; v. 7 n. 2 (2018); 223-245
2316-2341
10.22567/rep.v7i2
reponame:Revista ENIAC pesquisa
instname:Centro Universitário Eniac
instacron:ENIAC
instname_str Centro Universitário Eniac
instacron_str ENIAC
institution ENIAC
reponame_str Revista ENIAC pesquisa
collection Revista ENIAC pesquisa
repository.name.fl_str_mv Revista ENIAC pesquisa - Centro Universitário Eniac
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeniacpesquisa@fernandoasantos.com.br
_version_ 1793890257577443328