Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista ENIAC pesquisa |
Texto Completo: | http://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/523 |
Resumo: | A divulgação do compromisso social por meio da internet vem sendo amplamente desenvolvida pelas organizações com o intuito de beneficiar tanto seu público interno, quanto externo. Em relação à cooperativas a comunicação com a comunidade tem maior importância tendo em vista relação da responsabilidade social com os princípios cooperativistas. Dessa forma o objetivo do estudo é analisar o nível de informação de responsabilidade social divulgadas pelas cooperativas agropecuárias brasileiras em seus websites institucionais. Para mensurar esse nível de informação adotou-se o instrumento desenvolvido por Muñoz e Valencia (2014), e para a análise de dados além de estatística descritivas, fez-se uso de análise fatorial e em seguida a análise de cluster. Foram analisados os websites institucionais de 31 cooperativas agropecuárias listadas no ranking das Maiores e Melhores Empresas, elaborado pela Revista Exame (2015). Averiguou-se grande defasagem no nível de informações divulgada pelas cooperativas, já que prevalecem a divulgação de variáveis relacionadas à identificação de negócios e reconhecimentos, e não é abordada na maioria das cooperativas estudadas a forma como tem sido articulada sua política de responsabilidade social. |
id |
ENIAC-1_4a42e491f6acebae0239acb42cdcc310 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/523 |
network_acronym_str |
ENIAC-1 |
network_name_str |
Revista ENIAC pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileirasResponsabilidade Social. Transparência. Internet. Cooperativas agropecuárias. A divulgação do compromisso social por meio da internet vem sendo amplamente desenvolvida pelas organizações com o intuito de beneficiar tanto seu público interno, quanto externo. Em relação à cooperativas a comunicação com a comunidade tem maior importância tendo em vista relação da responsabilidade social com os princípios cooperativistas. Dessa forma o objetivo do estudo é analisar o nível de informação de responsabilidade social divulgadas pelas cooperativas agropecuárias brasileiras em seus websites institucionais. Para mensurar esse nível de informação adotou-se o instrumento desenvolvido por Muñoz e Valencia (2014), e para a análise de dados além de estatística descritivas, fez-se uso de análise fatorial e em seguida a análise de cluster. Foram analisados os websites institucionais de 31 cooperativas agropecuárias listadas no ranking das Maiores e Melhores Empresas, elaborado pela Revista Exame (2015). Averiguou-se grande defasagem no nível de informações divulgada pelas cooperativas, já que prevalecem a divulgação de variáveis relacionadas à identificação de negócios e reconhecimentos, e não é abordada na maioria das cooperativas estudadas a forma como tem sido articulada sua política de responsabilidade social.Centro Universitário ENIAC2018-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/52310.22567/rep.v7i2.523Revista Eniac Pesquisa; Vol. 7 No. 2 (2018); 223-245REVISTA ENIAC PESQUISA; Vol. 7 Núm. 2 (2018); 223-245REVISTA ENIAC PESQUISA; v. 7 n. 2 (2018); 223-2452316-234110.22567/rep.v7i2reponame:Revista ENIAC pesquisainstname:Centro Universitário Eniacinstacron:ENIACporhttp://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/523/pdfhttp://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/523/732Copyright (c) 2018 REVISTA ENIAC PESQUISAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, JacyaraMoura-Leite, RosamariaGomes Pereira, Matheus Wemerson2021-07-06T17:32:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/523Revistahttps://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisahttp://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/oai||revistaeniacpesquisa@fernandoasantos.com.br2316-23412316-2341opendoar:2021-07-06T17:32:29Revista ENIAC pesquisa - Centro Universitário Eniacfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileiras |
title |
Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileiras |
spellingShingle |
Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileiras Souza, Jacyara Responsabilidade Social. Transparência. Internet. Cooperativas agropecuárias. |
title_short |
Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileiras |
title_full |
Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileiras |
title_fullStr |
Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileiras |
title_full_unstemmed |
Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileiras |
title_sort |
Divulgação da responsabilidade social das cooperativas agropecuárias brasileiras |
author |
Souza, Jacyara |
author_facet |
Souza, Jacyara Moura-Leite, Rosamaria Gomes Pereira, Matheus Wemerson |
author_role |
author |
author2 |
Moura-Leite, Rosamaria Gomes Pereira, Matheus Wemerson |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Jacyara Moura-Leite, Rosamaria Gomes Pereira, Matheus Wemerson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade Social. Transparência. Internet. Cooperativas agropecuárias. |
topic |
Responsabilidade Social. Transparência. Internet. Cooperativas agropecuárias. |
description |
A divulgação do compromisso social por meio da internet vem sendo amplamente desenvolvida pelas organizações com o intuito de beneficiar tanto seu público interno, quanto externo. Em relação à cooperativas a comunicação com a comunidade tem maior importância tendo em vista relação da responsabilidade social com os princípios cooperativistas. Dessa forma o objetivo do estudo é analisar o nível de informação de responsabilidade social divulgadas pelas cooperativas agropecuárias brasileiras em seus websites institucionais. Para mensurar esse nível de informação adotou-se o instrumento desenvolvido por Muñoz e Valencia (2014), e para a análise de dados além de estatística descritivas, fez-se uso de análise fatorial e em seguida a análise de cluster. Foram analisados os websites institucionais de 31 cooperativas agropecuárias listadas no ranking das Maiores e Melhores Empresas, elaborado pela Revista Exame (2015). Averiguou-se grande defasagem no nível de informações divulgada pelas cooperativas, já que prevalecem a divulgação de variáveis relacionadas à identificação de negócios e reconhecimentos, e não é abordada na maioria das cooperativas estudadas a forma como tem sido articulada sua política de responsabilidade social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/523 10.22567/rep.v7i2.523 |
url |
http://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/523 |
identifier_str_mv |
10.22567/rep.v7i2.523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/523/pdf http://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/523/732 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ENIAC PESQUISA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ENIAC PESQUISA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário ENIAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário ENIAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eniac Pesquisa; Vol. 7 No. 2 (2018); 223-245 REVISTA ENIAC PESQUISA; Vol. 7 Núm. 2 (2018); 223-245 REVISTA ENIAC PESQUISA; v. 7 n. 2 (2018); 223-245 2316-2341 10.22567/rep.v7i2 reponame:Revista ENIAC pesquisa instname:Centro Universitário Eniac instacron:ENIAC |
instname_str |
Centro Universitário Eniac |
instacron_str |
ENIAC |
institution |
ENIAC |
reponame_str |
Revista ENIAC pesquisa |
collection |
Revista ENIAC pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista ENIAC pesquisa - Centro Universitário Eniac |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeniacpesquisa@fernandoasantos.com.br |
_version_ |
1793890257577443328 |