Avanços na cadeia produtiva do pescado no Oeste Catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Ângelo Paggi
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Matos, Anastácio Castelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agropecuária Catarinense (Online)
Texto Completo: https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/329
Resumo: A região oeste de Santa Catarina se destaca na agricultura, pecuária e piscicultura principalmente voltado ao pequeno produtor que está inserido na agricultura familiar. Em virtude do desenvolvimento desta região com a agroindústria, milhares de agricultores rurais de pequeno porte criam peixes em um modelo de piscicultura sustentável integrada com suínos, com o intuito de produzir carne com alto valor proteico. Carpas e tilápias são as principais espécies comercializadas no oeste catarinense. Além disso, esta região conta ainda, com cooperativas e frigoríficos especializados em beneficiamento de peixes de água doce, geralmente com inspeção municipal ou estadual. As cooperativas, por exemplo, que muitas vezes apresentam um perfil de agroindústria familiar tem possibilitado a seus associados obter uma margem de lucro bastante representativa. Um exemplo disso é a cooperativa de beneficiamento de peixes denominada Pescado Pinhal LTDA ME – Entreposto de Pescado, no modelo de agroindústria familiar de pescado com inscrição estadual, e sede em Linha Pinhal s/n, Concórdia, SC, contando com 23 associados. Compreende uma área de 81,2 m2 de área construída, com condições de produção e processamento de peixes de 224.000 kg de tilápias, 28.000 kg de carpas (comum, prateada, cabeça-grande e capim) no ano de 2017, sendo os principais comércios voltados aos supermercados (filés de tilápias), hotéis, panificadoras, restaurantes e as feiras-livres, principalmente antes e durante a semana santa.
id EPAGRI_2fffca1b9bd3b2f7aa3d602ce891447e
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.epagri.sc.gov.br:article/329
network_acronym_str EPAGRI
network_name_str Agropecuária Catarinense (Online)
repository_id_str
spelling Avanços na cadeia produtiva do pescado no Oeste CatarinensePescado de água doceagricultura familiarcooperativismoA região oeste de Santa Catarina se destaca na agricultura, pecuária e piscicultura principalmente voltado ao pequeno produtor que está inserido na agricultura familiar. Em virtude do desenvolvimento desta região com a agroindústria, milhares de agricultores rurais de pequeno porte criam peixes em um modelo de piscicultura sustentável integrada com suínos, com o intuito de produzir carne com alto valor proteico. Carpas e tilápias são as principais espécies comercializadas no oeste catarinense. Além disso, esta região conta ainda, com cooperativas e frigoríficos especializados em beneficiamento de peixes de água doce, geralmente com inspeção municipal ou estadual. As cooperativas, por exemplo, que muitas vezes apresentam um perfil de agroindústria familiar tem possibilitado a seus associados obter uma margem de lucro bastante representativa. Um exemplo disso é a cooperativa de beneficiamento de peixes denominada Pescado Pinhal LTDA ME – Entreposto de Pescado, no modelo de agroindústria familiar de pescado com inscrição estadual, e sede em Linha Pinhal s/n, Concórdia, SC, contando com 23 associados. Compreende uma área de 81,2 m2 de área construída, com condições de produção e processamento de peixes de 224.000 kg de tilápias, 28.000 kg de carpas (comum, prateada, cabeça-grande e capim) no ano de 2017, sendo os principais comércios voltados aos supermercados (filés de tilápias), hotéis, panificadoras, restaurantes e as feiras-livres, principalmente antes e durante a semana santa.Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri2018-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/329Agropecuária Catarinense Journal; Vol. 31 No. 3 (2018); 14-16Agropecuária Catarinense; v. 31 n. 3 (2018); 14-162525-60760103-0779reponame:Agropecuária Catarinense (Online)instname:Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)instacron:EPAGRIporhttps://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/329/264Copyright (c) 2018 Revista Agropecuária Catarinenseinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Ângelo PaggiMatos, Anastácio Castelo2018-10-24T17:34:03Zoai:ojs.publicacoes.epagri.sc.gov.br:article/329Revistahttps://publicacoes.epagri.sc.gov.br/RAC/indexPUBhttps://publicacoes.epagri.sc.gov.br/index.php/RAC/oaieditoriarac@epagri.sc.gov.br || lamperuch@epagri.sc.gov.br2525-60760103-0779opendoar:2018-10-24T17:34:03Agropecuária Catarinense (Online) - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)false
dc.title.none.fl_str_mv Avanços na cadeia produtiva do pescado no Oeste Catarinense
title Avanços na cadeia produtiva do pescado no Oeste Catarinense
spellingShingle Avanços na cadeia produtiva do pescado no Oeste Catarinense
Matos, Ângelo Paggi
Pescado de água doce
agricultura familiar
cooperativismo
title_short Avanços na cadeia produtiva do pescado no Oeste Catarinense
title_full Avanços na cadeia produtiva do pescado no Oeste Catarinense
title_fullStr Avanços na cadeia produtiva do pescado no Oeste Catarinense
title_full_unstemmed Avanços na cadeia produtiva do pescado no Oeste Catarinense
title_sort Avanços na cadeia produtiva do pescado no Oeste Catarinense
author Matos, Ângelo Paggi
author_facet Matos, Ângelo Paggi
Matos, Anastácio Castelo
author_role author
author2 Matos, Anastácio Castelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Ângelo Paggi
Matos, Anastácio Castelo
dc.subject.por.fl_str_mv Pescado de água doce
agricultura familiar
cooperativismo
topic Pescado de água doce
agricultura familiar
cooperativismo
description A região oeste de Santa Catarina se destaca na agricultura, pecuária e piscicultura principalmente voltado ao pequeno produtor que está inserido na agricultura familiar. Em virtude do desenvolvimento desta região com a agroindústria, milhares de agricultores rurais de pequeno porte criam peixes em um modelo de piscicultura sustentável integrada com suínos, com o intuito de produzir carne com alto valor proteico. Carpas e tilápias são as principais espécies comercializadas no oeste catarinense. Além disso, esta região conta ainda, com cooperativas e frigoríficos especializados em beneficiamento de peixes de água doce, geralmente com inspeção municipal ou estadual. As cooperativas, por exemplo, que muitas vezes apresentam um perfil de agroindústria familiar tem possibilitado a seus associados obter uma margem de lucro bastante representativa. Um exemplo disso é a cooperativa de beneficiamento de peixes denominada Pescado Pinhal LTDA ME – Entreposto de Pescado, no modelo de agroindústria familiar de pescado com inscrição estadual, e sede em Linha Pinhal s/n, Concórdia, SC, contando com 23 associados. Compreende uma área de 81,2 m2 de área construída, com condições de produção e processamento de peixes de 224.000 kg de tilápias, 28.000 kg de carpas (comum, prateada, cabeça-grande e capim) no ano de 2017, sendo os principais comércios voltados aos supermercados (filés de tilápias), hotéis, panificadoras, restaurantes e as feiras-livres, principalmente antes e durante a semana santa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/329
url https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/329/264
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Agropecuária Catarinense
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Agropecuária Catarinense
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri
publisher.none.fl_str_mv Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri
dc.source.none.fl_str_mv Agropecuária Catarinense Journal; Vol. 31 No. 3 (2018); 14-16
Agropecuária Catarinense; v. 31 n. 3 (2018); 14-16
2525-6076
0103-0779
reponame:Agropecuária Catarinense (Online)
instname:Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)
instacron:EPAGRI
instname_str Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)
instacron_str EPAGRI
institution EPAGRI
reponame_str Agropecuária Catarinense (Online)
collection Agropecuária Catarinense (Online)
repository.name.fl_str_mv Agropecuária Catarinense (Online) - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)
repository.mail.fl_str_mv editoriarac@epagri.sc.gov.br || lamperuch@epagri.sc.gov.br
_version_ 1754917258621091840