O agronegócio na balança comercial catarinense no século 21: Onde estamos e o que fazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Luis Augusto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Padrão, Glaucia de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agropecuária Catarinense (Online)
Texto Completo: https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/99
Resumo: Neste início do século 21, o agronegócio do estado de Santa Catarina se destaca pelas exportações muito superiores às importações. Por um lado, apesar da queda dos preços das commodities, a valorização do dólar ante o real desde o início do ano de 2015 traz alento aos exportadores. Por outro lado, a balança comercial catarinense total tem registrado um déficit sistemático desde o ano de 2009. Mais recentemente, reduzimos esse saldo deficitário em decorrência do recuo mais intenso das importações em relação ao recuo observado nas exportações de janeiro a setembro de 2015, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.O objetivo deste artigo é precisamente apresentar evidências sobre o desempenho do agronegócio na balança comercial catarinense neste início do século 21. Para isso, as avaliações e  discussões baseadas em estatísticas e revisão bibliográfica sobre o tema são detalhadas em quatro seções.Definiram-se as seguintes questões norteadoras: Como se deram a evolução contemporânea do câmbio e a influência decorrente das variações nos preços das commodities? Qual é a importância do agronegócio para a economia catarinense, em termos de mercado externo? Quais são os principais produtos agrícolas da pauta de exportações catarinenses e os setores que têm intensificado sua participação externa? E, por último, quais são os desafios para ampliarmos nossas transações com o resto do mundo?
id EPAGRI_5cd11b9d046de05d1cf037ba8cc1fcd3
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.epagri.sc.gov.br:article/99
network_acronym_str EPAGRI
network_name_str Agropecuária Catarinense (Online)
repository_id_str
spelling O agronegócio na balança comercial catarinense no século 21: Onde estamos e o que fazerNeste início do século 21, o agronegócio do estado de Santa Catarina se destaca pelas exportações muito superiores às importações. Por um lado, apesar da queda dos preços das commodities, a valorização do dólar ante o real desde o início do ano de 2015 traz alento aos exportadores. Por outro lado, a balança comercial catarinense total tem registrado um déficit sistemático desde o ano de 2009. Mais recentemente, reduzimos esse saldo deficitário em decorrência do recuo mais intenso das importações em relação ao recuo observado nas exportações de janeiro a setembro de 2015, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.O objetivo deste artigo é precisamente apresentar evidências sobre o desempenho do agronegócio na balança comercial catarinense neste início do século 21. Para isso, as avaliações e  discussões baseadas em estatísticas e revisão bibliográfica sobre o tema são detalhadas em quatro seções.Definiram-se as seguintes questões norteadoras: Como se deram a evolução contemporânea do câmbio e a influência decorrente das variações nos preços das commodities? Qual é a importância do agronegócio para a economia catarinense, em termos de mercado externo? Quais são os principais produtos agrícolas da pauta de exportações catarinenses e os setores que têm intensificado sua participação externa? E, por último, quais são os desafios para ampliarmos nossas transações com o resto do mundo?Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri2017-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/99Agropecuária Catarinense Journal; Vol. 29 No. 1 (2016); 14-16Agropecuária Catarinense; v. 29 n. 1 (2016); 14-162525-60760103-0779reponame:Agropecuária Catarinense (Online)instname:Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)instacron:EPAGRIporhttps://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/99/35Copyright (c) 2016 Revista Agropecuária Catarinenseinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Luis AugustoPadrão, Glaucia de Almeida2017-10-26T18:37:21Zoai:ojs.publicacoes.epagri.sc.gov.br:article/99Revistahttps://publicacoes.epagri.sc.gov.br/RAC/indexPUBhttps://publicacoes.epagri.sc.gov.br/index.php/RAC/oaieditoriarac@epagri.sc.gov.br || lamperuch@epagri.sc.gov.br2525-60760103-0779opendoar:2017-10-26T18:37:21Agropecuária Catarinense (Online) - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)false
dc.title.none.fl_str_mv O agronegócio na balança comercial catarinense no século 21: Onde estamos e o que fazer
title O agronegócio na balança comercial catarinense no século 21: Onde estamos e o que fazer
spellingShingle O agronegócio na balança comercial catarinense no século 21: Onde estamos e o que fazer
Araujo, Luis Augusto
title_short O agronegócio na balança comercial catarinense no século 21: Onde estamos e o que fazer
title_full O agronegócio na balança comercial catarinense no século 21: Onde estamos e o que fazer
title_fullStr O agronegócio na balança comercial catarinense no século 21: Onde estamos e o que fazer
title_full_unstemmed O agronegócio na balança comercial catarinense no século 21: Onde estamos e o que fazer
title_sort O agronegócio na balança comercial catarinense no século 21: Onde estamos e o que fazer
author Araujo, Luis Augusto
author_facet Araujo, Luis Augusto
Padrão, Glaucia de Almeida
author_role author
author2 Padrão, Glaucia de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Luis Augusto
Padrão, Glaucia de Almeida
description Neste início do século 21, o agronegócio do estado de Santa Catarina se destaca pelas exportações muito superiores às importações. Por um lado, apesar da queda dos preços das commodities, a valorização do dólar ante o real desde o início do ano de 2015 traz alento aos exportadores. Por outro lado, a balança comercial catarinense total tem registrado um déficit sistemático desde o ano de 2009. Mais recentemente, reduzimos esse saldo deficitário em decorrência do recuo mais intenso das importações em relação ao recuo observado nas exportações de janeiro a setembro de 2015, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.O objetivo deste artigo é precisamente apresentar evidências sobre o desempenho do agronegócio na balança comercial catarinense neste início do século 21. Para isso, as avaliações e  discussões baseadas em estatísticas e revisão bibliográfica sobre o tema são detalhadas em quatro seções.Definiram-se as seguintes questões norteadoras: Como se deram a evolução contemporânea do câmbio e a influência decorrente das variações nos preços das commodities? Qual é a importância do agronegócio para a economia catarinense, em termos de mercado externo? Quais são os principais produtos agrícolas da pauta de exportações catarinenses e os setores que têm intensificado sua participação externa? E, por último, quais são os desafios para ampliarmos nossas transações com o resto do mundo?
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/99
url https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/99
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/99/35
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Agropecuária Catarinense
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Agropecuária Catarinense
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri
publisher.none.fl_str_mv Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri
dc.source.none.fl_str_mv Agropecuária Catarinense Journal; Vol. 29 No. 1 (2016); 14-16
Agropecuária Catarinense; v. 29 n. 1 (2016); 14-16
2525-6076
0103-0779
reponame:Agropecuária Catarinense (Online)
instname:Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)
instacron:EPAGRI
instname_str Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)
instacron_str EPAGRI
institution EPAGRI
reponame_str Agropecuária Catarinense (Online)
collection Agropecuária Catarinense (Online)
repository.name.fl_str_mv Agropecuária Catarinense (Online) - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)
repository.mail.fl_str_mv editoriarac@epagri.sc.gov.br || lamperuch@epagri.sc.gov.br
_version_ 1754917258114629632