Ciclo evolutivo da cochonilha parda em cultivo protegido de videira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hickel, Eduardo Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agropecuária Catarinense (Online)
Texto Completo: https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/1019
Resumo: A cochonilha parda, Parthenolecanium persicae (F.) (Homoptera: Coccidae), é praga nos vinhedos do Estado de Santa Catarina. O inseto incide principalmente sobre híbridos de Vitis vinifera, especialmente Couderc 13 e algumas cultivares Seibel, causando perdas severas. Agrupamentos da cochonilha parda infestando videira, em cultivo protegido, foram observados e os indivíduos, mensurados com paquímetro para estabelecer o ciclo evolutivo sob as condições locais. O inseto desenvolveu uma geração por ano e passou o inverno como ninfa desegundo ínstar sobre ramos do ano. Ovos e ninfas recém-emergidas ocorreram em novembro e dezembro, sob a carapaça da cochonilha-mãe, porém a dispersão das ninfas recém-emergidas pelas plantas só foi verificada emjaneiro. Após a postura, as fêmeas pereceram e suas carapaças adquiriram a coloração marrom-café característica. A primeira ecdise (troca de exoesqueleto) ocorreu no final de fevereiro e as ninfas de segundo ínstar mantiverama capacidade de locomoção por todo o inverno. A segunda ecdise ocorreu em agosto e as ninfas de terceiro ínstar desenvolveram-se até outubro, quando, aparentemente, as cochonilhas atingiram o estágio adulto. Indivíduosmachos não foram observados nos agrupamentos de cochonilhas, sugerindo que a reprodução ocorre por partenogênese.
id EPAGRI_bb91d79ce4b01f002a12525e84d2b1b0
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.epagri.sc.gov.br:article/1019
network_acronym_str EPAGRI
network_name_str Agropecuária Catarinense (Online)
repository_id_str
spelling Ciclo evolutivo da cochonilha parda em cultivo protegido de videiraInsectaCoccoideabiologiaVitis vinifera.A cochonilha parda, Parthenolecanium persicae (F.) (Homoptera: Coccidae), é praga nos vinhedos do Estado de Santa Catarina. O inseto incide principalmente sobre híbridos de Vitis vinifera, especialmente Couderc 13 e algumas cultivares Seibel, causando perdas severas. Agrupamentos da cochonilha parda infestando videira, em cultivo protegido, foram observados e os indivíduos, mensurados com paquímetro para estabelecer o ciclo evolutivo sob as condições locais. O inseto desenvolveu uma geração por ano e passou o inverno como ninfa desegundo ínstar sobre ramos do ano. Ovos e ninfas recém-emergidas ocorreram em novembro e dezembro, sob a carapaça da cochonilha-mãe, porém a dispersão das ninfas recém-emergidas pelas plantas só foi verificada emjaneiro. Após a postura, as fêmeas pereceram e suas carapaças adquiriram a coloração marrom-café característica. A primeira ecdise (troca de exoesqueleto) ocorreu no final de fevereiro e as ninfas de segundo ínstar mantiverama capacidade de locomoção por todo o inverno. A segunda ecdise ocorreu em agosto e as ninfas de terceiro ínstar desenvolveram-se até outubro, quando, aparentemente, as cochonilhas atingiram o estágio adulto. Indivíduosmachos não foram observados nos agrupamentos de cochonilhas, sugerindo que a reprodução ocorre por partenogênese.Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri2021-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/1019Agropecuária Catarinense Journal; Vol. 17 No. 3 (2004); 84-87Agropecuária Catarinense; v. 17 n. 3 (2004); 84-872525-60760103-0779reponame:Agropecuária Catarinense (Online)instname:Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)instacron:EPAGRIporhttps://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/1019/915Copyright (c) 2004 Agropecuaria catarinensehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHickel, Eduardo Rodrigues2021-07-28T17:17:09Zoai:ojs.publicacoes.epagri.sc.gov.br:article/1019Revistahttps://publicacoes.epagri.sc.gov.br/RAC/indexPUBhttps://publicacoes.epagri.sc.gov.br/index.php/RAC/oaieditoriarac@epagri.sc.gov.br || lamperuch@epagri.sc.gov.br2525-60760103-0779opendoar:2021-07-28T17:17:09Agropecuária Catarinense (Online) - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciclo evolutivo da cochonilha parda em cultivo protegido de videira
title Ciclo evolutivo da cochonilha parda em cultivo protegido de videira
spellingShingle Ciclo evolutivo da cochonilha parda em cultivo protegido de videira
Hickel, Eduardo Rodrigues
Insecta
Coccoidea
biologia
Vitis vinifera.
title_short Ciclo evolutivo da cochonilha parda em cultivo protegido de videira
title_full Ciclo evolutivo da cochonilha parda em cultivo protegido de videira
title_fullStr Ciclo evolutivo da cochonilha parda em cultivo protegido de videira
title_full_unstemmed Ciclo evolutivo da cochonilha parda em cultivo protegido de videira
title_sort Ciclo evolutivo da cochonilha parda em cultivo protegido de videira
author Hickel, Eduardo Rodrigues
author_facet Hickel, Eduardo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hickel, Eduardo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Insecta
Coccoidea
biologia
Vitis vinifera.
topic Insecta
Coccoidea
biologia
Vitis vinifera.
description A cochonilha parda, Parthenolecanium persicae (F.) (Homoptera: Coccidae), é praga nos vinhedos do Estado de Santa Catarina. O inseto incide principalmente sobre híbridos de Vitis vinifera, especialmente Couderc 13 e algumas cultivares Seibel, causando perdas severas. Agrupamentos da cochonilha parda infestando videira, em cultivo protegido, foram observados e os indivíduos, mensurados com paquímetro para estabelecer o ciclo evolutivo sob as condições locais. O inseto desenvolveu uma geração por ano e passou o inverno como ninfa desegundo ínstar sobre ramos do ano. Ovos e ninfas recém-emergidas ocorreram em novembro e dezembro, sob a carapaça da cochonilha-mãe, porém a dispersão das ninfas recém-emergidas pelas plantas só foi verificada emjaneiro. Após a postura, as fêmeas pereceram e suas carapaças adquiriram a coloração marrom-café característica. A primeira ecdise (troca de exoesqueleto) ocorreu no final de fevereiro e as ninfas de segundo ínstar mantiverama capacidade de locomoção por todo o inverno. A segunda ecdise ocorreu em agosto e as ninfas de terceiro ínstar desenvolveram-se até outubro, quando, aparentemente, as cochonilhas atingiram o estágio adulto. Indivíduosmachos não foram observados nos agrupamentos de cochonilhas, sugerindo que a reprodução ocorre por partenogênese.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/1019
url https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/1019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/1019/915
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2004 Agropecuaria catarinense
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2004 Agropecuaria catarinense
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri
publisher.none.fl_str_mv Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri
dc.source.none.fl_str_mv Agropecuária Catarinense Journal; Vol. 17 No. 3 (2004); 84-87
Agropecuária Catarinense; v. 17 n. 3 (2004); 84-87
2525-6076
0103-0779
reponame:Agropecuária Catarinense (Online)
instname:Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)
instacron:EPAGRI
instname_str Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)
instacron_str EPAGRI
institution EPAGRI
reponame_str Agropecuária Catarinense (Online)
collection Agropecuária Catarinense (Online)
repository.name.fl_str_mv Agropecuária Catarinense (Online) - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)
repository.mail.fl_str_mv editoriarac@epagri.sc.gov.br || lamperuch@epagri.sc.gov.br
_version_ 1754917260875530240