Classificação internacional do carvão (CEE-NU) da camada inferior, Mina do Leão, RS, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Maristela Bagatin
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REM. Revista Escola de Minas (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672012000100005
Resumo: A aplicação de normas internacionais na classificação de carvões sul-brasileiros tem sido alvo de ampla discussão por causa da dificuldade de se obter uma perfeita correlação entre os diferentes parâmetros empregados, sobretudo na relação entre o poder refletor da vitrinita com outros parâmetros químicos, como o carbono e a matéria volátil. A Comissão Econômica para a Europa das Nações Unidas (CEE-NU) desenvolveu normas criteriosas para a classificação de carvões, tendo como base o uso simultâneo das três principais características dos carvões: composição, rank e grade, que devem ser consideradas simultaneamente, incluindo, também, análises suplementares como a determinação do poder calorífico superior, da umidade total da camada, do índice de inchamento (FSI) e análise elementar. Com a finalidade de se classificar o carvão da principal camada atualmente explotada na Mina do Leão pelas normas aprovadas pela CEE-NU, amostras foram coletadas e submetidas às análises petrográficas, imediatas, da umidade total e do poder calorífico superior. As camadas de carvão ocorrem na Formação Rio Bonito, Permiano (Artinskiano-Kunguriano), da bacia do Paraná. Com base nos resultados, o carvão da Camada Inferior do Leão pode ser classificado como carvão parabetuminoso (ou de grau médio D), conforme normas da Classificação Internacional da CEE-NU. Os resultados foram ainda comparados com dados de trabalhos anteriores com enfoque na avaliação do rank do carvão.
id ESCOLADEMINAS-1_3e9d5294d6c64e52aa211551cd7c1bce
oai_identifier_str oai:scielo:S0370-44672012000100005
network_acronym_str ESCOLADEMINAS-1
network_name_str REM. Revista Escola de Minas (Online)
repository_id_str
spelling Classificação internacional do carvão (CEE-NU) da camada inferior, Mina do Leão, RS, BrasilCarvãoclassificaçãoMina do LeãoBacia do ParanáA aplicação de normas internacionais na classificação de carvões sul-brasileiros tem sido alvo de ampla discussão por causa da dificuldade de se obter uma perfeita correlação entre os diferentes parâmetros empregados, sobretudo na relação entre o poder refletor da vitrinita com outros parâmetros químicos, como o carbono e a matéria volátil. A Comissão Econômica para a Europa das Nações Unidas (CEE-NU) desenvolveu normas criteriosas para a classificação de carvões, tendo como base o uso simultâneo das três principais características dos carvões: composição, rank e grade, que devem ser consideradas simultaneamente, incluindo, também, análises suplementares como a determinação do poder calorífico superior, da umidade total da camada, do índice de inchamento (FSI) e análise elementar. Com a finalidade de se classificar o carvão da principal camada atualmente explotada na Mina do Leão pelas normas aprovadas pela CEE-NU, amostras foram coletadas e submetidas às análises petrográficas, imediatas, da umidade total e do poder calorífico superior. As camadas de carvão ocorrem na Formação Rio Bonito, Permiano (Artinskiano-Kunguriano), da bacia do Paraná. Com base nos resultados, o carvão da Camada Inferior do Leão pode ser classificado como carvão parabetuminoso (ou de grau médio D), conforme normas da Classificação Internacional da CEE-NU. Os resultados foram ainda comparados com dados de trabalhos anteriores com enfoque na avaliação do rank do carvão.Escola de Minas2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672012000100005Rem: Revista Escola de Minas v.65 n.1 2012reponame:REM. Revista Escola de Minas (Online)instname:Escola de Minasinstacron:ESCOLA DE MINAS10.1590/S0370-44672012000100005info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Maristela Bagatinpor2012-04-27T00:00:00Zoai:scielo:S0370-44672012000100005Revistahttp://www.scielo.br/remhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpeditor@rem.com.br1807-03530370-4467opendoar:2012-04-27T00:00REM. Revista Escola de Minas (Online) - Escola de Minasfalse
dc.title.none.fl_str_mv Classificação internacional do carvão (CEE-NU) da camada inferior, Mina do Leão, RS, Brasil
title Classificação internacional do carvão (CEE-NU) da camada inferior, Mina do Leão, RS, Brasil
spellingShingle Classificação internacional do carvão (CEE-NU) da camada inferior, Mina do Leão, RS, Brasil
Silva,Maristela Bagatin
Carvão
classificação
Mina do Leão
Bacia do Paraná
title_short Classificação internacional do carvão (CEE-NU) da camada inferior, Mina do Leão, RS, Brasil
title_full Classificação internacional do carvão (CEE-NU) da camada inferior, Mina do Leão, RS, Brasil
title_fullStr Classificação internacional do carvão (CEE-NU) da camada inferior, Mina do Leão, RS, Brasil
title_full_unstemmed Classificação internacional do carvão (CEE-NU) da camada inferior, Mina do Leão, RS, Brasil
title_sort Classificação internacional do carvão (CEE-NU) da camada inferior, Mina do Leão, RS, Brasil
author Silva,Maristela Bagatin
author_facet Silva,Maristela Bagatin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Maristela Bagatin
dc.subject.por.fl_str_mv Carvão
classificação
Mina do Leão
Bacia do Paraná
topic Carvão
classificação
Mina do Leão
Bacia do Paraná
description A aplicação de normas internacionais na classificação de carvões sul-brasileiros tem sido alvo de ampla discussão por causa da dificuldade de se obter uma perfeita correlação entre os diferentes parâmetros empregados, sobretudo na relação entre o poder refletor da vitrinita com outros parâmetros químicos, como o carbono e a matéria volátil. A Comissão Econômica para a Europa das Nações Unidas (CEE-NU) desenvolveu normas criteriosas para a classificação de carvões, tendo como base o uso simultâneo das três principais características dos carvões: composição, rank e grade, que devem ser consideradas simultaneamente, incluindo, também, análises suplementares como a determinação do poder calorífico superior, da umidade total da camada, do índice de inchamento (FSI) e análise elementar. Com a finalidade de se classificar o carvão da principal camada atualmente explotada na Mina do Leão pelas normas aprovadas pela CEE-NU, amostras foram coletadas e submetidas às análises petrográficas, imediatas, da umidade total e do poder calorífico superior. As camadas de carvão ocorrem na Formação Rio Bonito, Permiano (Artinskiano-Kunguriano), da bacia do Paraná. Com base nos resultados, o carvão da Camada Inferior do Leão pode ser classificado como carvão parabetuminoso (ou de grau médio D), conforme normas da Classificação Internacional da CEE-NU. Os resultados foram ainda comparados com dados de trabalhos anteriores com enfoque na avaliação do rank do carvão.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672012000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672012000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0370-44672012000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Minas
publisher.none.fl_str_mv Escola de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Rem: Revista Escola de Minas v.65 n.1 2012
reponame:REM. Revista Escola de Minas (Online)
instname:Escola de Minas
instacron:ESCOLA DE MINAS
instname_str Escola de Minas
instacron_str ESCOLA DE MINAS
institution ESCOLA DE MINAS
reponame_str REM. Revista Escola de Minas (Online)
collection REM. Revista Escola de Minas (Online)
repository.name.fl_str_mv REM. Revista Escola de Minas (Online) - Escola de Minas
repository.mail.fl_str_mv editor@rem.com.br
_version_ 1754122198243606528