El desarrollo del pensamiento paleontológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delicio,Maria Paula
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: REM. Revista Escola de Minas (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672002000100014
Resumo: A Paleontologia, numa primeira análise, parece ser simplesmente o estudo de antigos seres que habitaram nosso planeta em tempos passados. Talvez devido ao significado "sensu stricto" desta palavra (latino:- paleo = velho, onto = ser e logia = estudo), que é o estudo de seres antigos (MENDES, 1984), mas na verdade, esta é uma das muitas facetas que compõem o âmbito de atuação da Paleontología, isto porque esta ciência não só estuda os fósseis, mas também seus vestígios contidos nas rochas sedimentares e metas sedimentares, além de suas implicações estratigráficas e geohistóricas. É importante observar que, o significado da palavra fóssil sofreu muitas modificações até chegar aos nossos dias. A palavra fóssil vem do latim fossilem, que significa "extraído da terra". Em principio este termo foi empregado de maneira indistinta para designar qualquer objeto ou material notável retirado da terra ou encontrado em sua superfície, qualquer que fosse sua origem. Assim, o termo incluía o que hoje chamamos como fósseis, como também os minerais e pedras de formas úteis. Aristóteles foi o primeiro a estabelecer a distinção entre fósseis e minerais, para ele, os primeiros eram pedras que não poderiam ser fundida, em oposição aos minerais, os quais eram fundíveis. Somente a principio do século XVIII, é que o termo fóssil começou a ser utilizado com o significado atual (BEVIÁ, 1996). A compreensão da natureza dos fósseis como restos de antigos seres vivos e o reconhecimento que estão freqüentemente associados a mesma idade e o mesmo meio ambiente de formação das rochas que os abrigam, foram progressos que ocorreram gradualmente, através do desenvolvimento conhecimento humano.
id ESCOLADEMINAS-1_41e2778d100164f99ee8bba199a5f127
oai_identifier_str oai:scielo:S0370-44672002000100014
network_acronym_str ESCOLADEMINAS-1
network_name_str REM. Revista Escola de Minas (Online)
repository_id_str
spelling El desarrollo del pensamiento paleontológicoFósseisdesenvolvimento do pensamento paleontológicoA Paleontologia, numa primeira análise, parece ser simplesmente o estudo de antigos seres que habitaram nosso planeta em tempos passados. Talvez devido ao significado "sensu stricto" desta palavra (latino:- paleo = velho, onto = ser e logia = estudo), que é o estudo de seres antigos (MENDES, 1984), mas na verdade, esta é uma das muitas facetas que compõem o âmbito de atuação da Paleontología, isto porque esta ciência não só estuda os fósseis, mas também seus vestígios contidos nas rochas sedimentares e metas sedimentares, além de suas implicações estratigráficas e geohistóricas. É importante observar que, o significado da palavra fóssil sofreu muitas modificações até chegar aos nossos dias. A palavra fóssil vem do latim fossilem, que significa "extraído da terra". Em principio este termo foi empregado de maneira indistinta para designar qualquer objeto ou material notável retirado da terra ou encontrado em sua superfície, qualquer que fosse sua origem. Assim, o termo incluía o que hoje chamamos como fósseis, como também os minerais e pedras de formas úteis. Aristóteles foi o primeiro a estabelecer a distinção entre fósseis e minerais, para ele, os primeiros eram pedras que não poderiam ser fundida, em oposição aos minerais, os quais eram fundíveis. Somente a principio do século XVIII, é que o termo fóssil começou a ser utilizado com o significado atual (BEVIÁ, 1996). A compreensão da natureza dos fósseis como restos de antigos seres vivos e o reconhecimento que estão freqüentemente associados a mesma idade e o mesmo meio ambiente de formação das rochas que os abrigam, foram progressos que ocorreram gradualmente, através do desenvolvimento conhecimento humano.Escola de Minas2002-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672002000100014Rem: Revista Escola de Minas v.55 n.1 2002reponame:REM. Revista Escola de Minas (Online)instname:Escola de Minasinstacron:ESCOLA DE MINAS10.1590/S0370-44672002000100014info:eu-repo/semantics/openAccessDelicio,Maria Paulaspa2002-07-16T00:00:00Zoai:scielo:S0370-44672002000100014Revistahttp://www.scielo.br/remhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpeditor@rem.com.br1807-03530370-4467opendoar:2002-07-16T00:00REM. Revista Escola de Minas (Online) - Escola de Minasfalse
dc.title.none.fl_str_mv El desarrollo del pensamiento paleontológico
title El desarrollo del pensamiento paleontológico
spellingShingle El desarrollo del pensamiento paleontológico
Delicio,Maria Paula
Fósseis
desenvolvimento do pensamento paleontológico
title_short El desarrollo del pensamiento paleontológico
title_full El desarrollo del pensamiento paleontológico
title_fullStr El desarrollo del pensamiento paleontológico
title_full_unstemmed El desarrollo del pensamiento paleontológico
title_sort El desarrollo del pensamiento paleontológico
author Delicio,Maria Paula
author_facet Delicio,Maria Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delicio,Maria Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Fósseis
desenvolvimento do pensamento paleontológico
topic Fósseis
desenvolvimento do pensamento paleontológico
description A Paleontologia, numa primeira análise, parece ser simplesmente o estudo de antigos seres que habitaram nosso planeta em tempos passados. Talvez devido ao significado "sensu stricto" desta palavra (latino:- paleo = velho, onto = ser e logia = estudo), que é o estudo de seres antigos (MENDES, 1984), mas na verdade, esta é uma das muitas facetas que compõem o âmbito de atuação da Paleontología, isto porque esta ciência não só estuda os fósseis, mas também seus vestígios contidos nas rochas sedimentares e metas sedimentares, além de suas implicações estratigráficas e geohistóricas. É importante observar que, o significado da palavra fóssil sofreu muitas modificações até chegar aos nossos dias. A palavra fóssil vem do latim fossilem, que significa "extraído da terra". Em principio este termo foi empregado de maneira indistinta para designar qualquer objeto ou material notável retirado da terra ou encontrado em sua superfície, qualquer que fosse sua origem. Assim, o termo incluía o que hoje chamamos como fósseis, como também os minerais e pedras de formas úteis. Aristóteles foi o primeiro a estabelecer a distinção entre fósseis e minerais, para ele, os primeiros eram pedras que não poderiam ser fundida, em oposição aos minerais, os quais eram fundíveis. Somente a principio do século XVIII, é que o termo fóssil começou a ser utilizado com o significado atual (BEVIÁ, 1996). A compreensão da natureza dos fósseis como restos de antigos seres vivos e o reconhecimento que estão freqüentemente associados a mesma idade e o mesmo meio ambiente de formação das rochas que os abrigam, foram progressos que ocorreram gradualmente, através do desenvolvimento conhecimento humano.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672002000100014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672002000100014
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0370-44672002000100014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Minas
publisher.none.fl_str_mv Escola de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Rem: Revista Escola de Minas v.55 n.1 2002
reponame:REM. Revista Escola de Minas (Online)
instname:Escola de Minas
instacron:ESCOLA DE MINAS
instname_str Escola de Minas
instacron_str ESCOLA DE MINAS
institution ESCOLA DE MINAS
reponame_str REM. Revista Escola de Minas (Online)
collection REM. Revista Escola de Minas (Online)
repository.name.fl_str_mv REM. Revista Escola de Minas (Online) - Escola de Minas
repository.mail.fl_str_mv editor@rem.com.br
_version_ 1754122195906330624