Estudo de camadas eletrodepositadas a partir de soluções livres de cianeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande,Delci Fátima M.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Oliveira,Cláudia Trindade, Malfatti,Célia F., Veit,Hugo M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REM. Revista Escola de Minas (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672010000200015
Resumo: As indústrias galvânicas utilizam, durante o seu processo produtivo, vários tipos de soluções químicas, além de água, que, após o seu ciclo de vida, devem ser descartadas. Entre esses insumos, está o cianeto cúprico, que é tóxico ao ser humano e ao meio ambiente e que está presente em vários tipos de revestimentos nos quais uma camada de cobre é necessária. Esse estudo tem a finalidade de comparar revestimentos eletrodepositados a partir de soluções com cianetos e livres de cianetos, avaliando a qualidade do tratamento superficial de peças. Dessa forma, buscou-se produzir um revestimento com as mesmas qualidades de peças produzidas pelo processo tradicional. Nesse trabalho, foram utilizadas soluções tradicionais com 25 g.L-1 de cianeto e uma solução alternativa isenta de cianeto. As peças revestidas eram de zamak (liga de zinco com alumínio). Para avaliar a qualidade do revestimento obtido foram realizados ensaios acelerados de corrosão, dureza, comparação de espessura e morfologia da camada eletrodepositada. Os primeiros vestígios de corrosão foram verificados após 432 horas nos corpos de prova tradicionais e 1032 horas nos corpos-de-prova produzidos sem cianeto. Nos ensaios de dureza, obteve-se um pequeno ganho de dureza nas peças sem cianeto. A espessura da camada eletrodepositada, assim como a morfologia, foi similar para os dois tipos de processos. Os resultados obtidos demonstram a viabilidade técnica da utilização de soluções livres de cianeto na galvanoplastia.
id ESCOLADEMINAS-1_728e80b46294ab0423c287c3c1218945
oai_identifier_str oai:scielo:S0370-44672010000200015
network_acronym_str ESCOLADEMINAS-1
network_name_str REM. Revista Escola de Minas (Online)
repository_id_str
spelling Estudo de camadas eletrodepositadas a partir de soluções livres de cianetoGalvanoplastiasoluções livres de cianetomeio ambienteAs indústrias galvânicas utilizam, durante o seu processo produtivo, vários tipos de soluções químicas, além de água, que, após o seu ciclo de vida, devem ser descartadas. Entre esses insumos, está o cianeto cúprico, que é tóxico ao ser humano e ao meio ambiente e que está presente em vários tipos de revestimentos nos quais uma camada de cobre é necessária. Esse estudo tem a finalidade de comparar revestimentos eletrodepositados a partir de soluções com cianetos e livres de cianetos, avaliando a qualidade do tratamento superficial de peças. Dessa forma, buscou-se produzir um revestimento com as mesmas qualidades de peças produzidas pelo processo tradicional. Nesse trabalho, foram utilizadas soluções tradicionais com 25 g.L-1 de cianeto e uma solução alternativa isenta de cianeto. As peças revestidas eram de zamak (liga de zinco com alumínio). Para avaliar a qualidade do revestimento obtido foram realizados ensaios acelerados de corrosão, dureza, comparação de espessura e morfologia da camada eletrodepositada. Os primeiros vestígios de corrosão foram verificados após 432 horas nos corpos de prova tradicionais e 1032 horas nos corpos-de-prova produzidos sem cianeto. Nos ensaios de dureza, obteve-se um pequeno ganho de dureza nas peças sem cianeto. A espessura da camada eletrodepositada, assim como a morfologia, foi similar para os dois tipos de processos. Os resultados obtidos demonstram a viabilidade técnica da utilização de soluções livres de cianeto na galvanoplastia.Escola de Minas2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672010000200015Rem: Revista Escola de Minas v.63 n.2 2010reponame:REM. Revista Escola de Minas (Online)instname:Escola de Minasinstacron:ESCOLA DE MINAS10.1590/S0370-44672010000200015info:eu-repo/semantics/openAccessCasagrande,Delci Fátima M.Oliveira,Cláudia TrindadeMalfatti,Célia F.Veit,Hugo M.por2010-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S0370-44672010000200015Revistahttp://www.scielo.br/remhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpeditor@rem.com.br1807-03530370-4467opendoar:2010-06-14T00:00REM. Revista Escola de Minas (Online) - Escola de Minasfalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de camadas eletrodepositadas a partir de soluções livres de cianeto
title Estudo de camadas eletrodepositadas a partir de soluções livres de cianeto
spellingShingle Estudo de camadas eletrodepositadas a partir de soluções livres de cianeto
Casagrande,Delci Fátima M.
Galvanoplastia
soluções livres de cianeto
meio ambiente
title_short Estudo de camadas eletrodepositadas a partir de soluções livres de cianeto
title_full Estudo de camadas eletrodepositadas a partir de soluções livres de cianeto
title_fullStr Estudo de camadas eletrodepositadas a partir de soluções livres de cianeto
title_full_unstemmed Estudo de camadas eletrodepositadas a partir de soluções livres de cianeto
title_sort Estudo de camadas eletrodepositadas a partir de soluções livres de cianeto
author Casagrande,Delci Fátima M.
author_facet Casagrande,Delci Fátima M.
Oliveira,Cláudia Trindade
Malfatti,Célia F.
Veit,Hugo M.
author_role author
author2 Oliveira,Cláudia Trindade
Malfatti,Célia F.
Veit,Hugo M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casagrande,Delci Fátima M.
Oliveira,Cláudia Trindade
Malfatti,Célia F.
Veit,Hugo M.
dc.subject.por.fl_str_mv Galvanoplastia
soluções livres de cianeto
meio ambiente
topic Galvanoplastia
soluções livres de cianeto
meio ambiente
description As indústrias galvânicas utilizam, durante o seu processo produtivo, vários tipos de soluções químicas, além de água, que, após o seu ciclo de vida, devem ser descartadas. Entre esses insumos, está o cianeto cúprico, que é tóxico ao ser humano e ao meio ambiente e que está presente em vários tipos de revestimentos nos quais uma camada de cobre é necessária. Esse estudo tem a finalidade de comparar revestimentos eletrodepositados a partir de soluções com cianetos e livres de cianetos, avaliando a qualidade do tratamento superficial de peças. Dessa forma, buscou-se produzir um revestimento com as mesmas qualidades de peças produzidas pelo processo tradicional. Nesse trabalho, foram utilizadas soluções tradicionais com 25 g.L-1 de cianeto e uma solução alternativa isenta de cianeto. As peças revestidas eram de zamak (liga de zinco com alumínio). Para avaliar a qualidade do revestimento obtido foram realizados ensaios acelerados de corrosão, dureza, comparação de espessura e morfologia da camada eletrodepositada. Os primeiros vestígios de corrosão foram verificados após 432 horas nos corpos de prova tradicionais e 1032 horas nos corpos-de-prova produzidos sem cianeto. Nos ensaios de dureza, obteve-se um pequeno ganho de dureza nas peças sem cianeto. A espessura da camada eletrodepositada, assim como a morfologia, foi similar para os dois tipos de processos. Os resultados obtidos demonstram a viabilidade técnica da utilização de soluções livres de cianeto na galvanoplastia.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672010000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672010000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0370-44672010000200015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Minas
publisher.none.fl_str_mv Escola de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Rem: Revista Escola de Minas v.63 n.2 2010
reponame:REM. Revista Escola de Minas (Online)
instname:Escola de Minas
instacron:ESCOLA DE MINAS
instname_str Escola de Minas
instacron_str ESCOLA DE MINAS
institution ESCOLA DE MINAS
reponame_str REM. Revista Escola de Minas (Online)
collection REM. Revista Escola de Minas (Online)
repository.name.fl_str_mv REM. Revista Escola de Minas (Online) - Escola de Minas
repository.mail.fl_str_mv editor@rem.com.br
_version_ 1754122197844099072