Avaliação das condições ambientais na mineração em subsolo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto,Paul Cézanne
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REM. Revista Escola de Minas (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672006000300010
Resumo: A avaliação das condições ambientais, na mineração, é um fator de extrema importância para a higiene e segurança dos trabalhadores. Dentro desse contexto, a disponibilidade de ar fresco em subsolo se destaca como o principal parâmetro de controle, tendo influência direta nos demais parâmetros ambientais. Atualmente, as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego impõem limites cada vez mais rígidos de controle, sendo necessária a adequação das empresas a essas novas condições. Esse trabalho tem por finalidade abordar os principais parâmetros de controle no ambiente de mina: vazão volumétrica, temperatura, umidade, gases e poeira. Foram coletados dados de vazão, temperatura e gases nas frentes de lavra, seguindo-se os procedimentos estabelecidos pelas respectivas normas regulamentadoras. Constatou-se que a vazão volumétrica tem influência direta nos demais parâmetros de controle. As galerias com ventilação insuficiente apresentaram altos índices de temperatura e contaminantes. O equipamento sugerido pela NR-15 em conjunto com a Fundacentro (árvore de termômetros) é indicado apenas para medidas onde o posicionamento do equipamento não interfira no ciclo de trabalho. Outra constatação é que os intervalos sugeridos pela NR-15, para as medidas de concentração de gases, em muitas situações, são inadequados para caracterizar, de maneira efetiva, o ambiente de trabalho. Os aspectos ambientais devem ser tratados e analisados sempre de forma conjunta, pois um parâmetro influencia os demais. O controle das condições do ambiente de trabalho proporciona melhores condições de higiene e segurança aos trabalhadores, contribuindo, de forma significativa, na produtividade e, conseqüentemente, nos custos operacionais da lavra.
id ESCOLADEMINAS-1_85da162472fbb57569528f7c520eff3f
oai_identifier_str oai:scielo:S0370-44672006000300010
network_acronym_str ESCOLADEMINAS-1
network_name_str REM. Revista Escola de Minas (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação das condições ambientais na mineração em subsoloventilaçãogasestemperatura e lavra subterrâneaA avaliação das condições ambientais, na mineração, é um fator de extrema importância para a higiene e segurança dos trabalhadores. Dentro desse contexto, a disponibilidade de ar fresco em subsolo se destaca como o principal parâmetro de controle, tendo influência direta nos demais parâmetros ambientais. Atualmente, as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego impõem limites cada vez mais rígidos de controle, sendo necessária a adequação das empresas a essas novas condições. Esse trabalho tem por finalidade abordar os principais parâmetros de controle no ambiente de mina: vazão volumétrica, temperatura, umidade, gases e poeira. Foram coletados dados de vazão, temperatura e gases nas frentes de lavra, seguindo-se os procedimentos estabelecidos pelas respectivas normas regulamentadoras. Constatou-se que a vazão volumétrica tem influência direta nos demais parâmetros de controle. As galerias com ventilação insuficiente apresentaram altos índices de temperatura e contaminantes. O equipamento sugerido pela NR-15 em conjunto com a Fundacentro (árvore de termômetros) é indicado apenas para medidas onde o posicionamento do equipamento não interfira no ciclo de trabalho. Outra constatação é que os intervalos sugeridos pela NR-15, para as medidas de concentração de gases, em muitas situações, são inadequados para caracterizar, de maneira efetiva, o ambiente de trabalho. Os aspectos ambientais devem ser tratados e analisados sempre de forma conjunta, pois um parâmetro influencia os demais. O controle das condições do ambiente de trabalho proporciona melhores condições de higiene e segurança aos trabalhadores, contribuindo, de forma significativa, na produtividade e, conseqüentemente, nos custos operacionais da lavra.Escola de Minas2006-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672006000300010Rem: Revista Escola de Minas v.59 n.3 2006reponame:REM. Revista Escola de Minas (Online)instname:Escola de Minasinstacron:ESCOLA DE MINAS10.1590/S0370-44672006000300010info:eu-repo/semantics/openAccessPinto,Paul Cézannepor2006-11-13T00:00:00Zoai:scielo:S0370-44672006000300010Revistahttp://www.scielo.br/remhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpeditor@rem.com.br1807-03530370-4467opendoar:2006-11-13T00:00REM. Revista Escola de Minas (Online) - Escola de Minasfalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das condições ambientais na mineração em subsolo
title Avaliação das condições ambientais na mineração em subsolo
spellingShingle Avaliação das condições ambientais na mineração em subsolo
Pinto,Paul Cézanne
ventilação
gases
temperatura e lavra subterrânea
title_short Avaliação das condições ambientais na mineração em subsolo
title_full Avaliação das condições ambientais na mineração em subsolo
title_fullStr Avaliação das condições ambientais na mineração em subsolo
title_full_unstemmed Avaliação das condições ambientais na mineração em subsolo
title_sort Avaliação das condições ambientais na mineração em subsolo
author Pinto,Paul Cézanne
author_facet Pinto,Paul Cézanne
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto,Paul Cézanne
dc.subject.por.fl_str_mv ventilação
gases
temperatura e lavra subterrânea
topic ventilação
gases
temperatura e lavra subterrânea
description A avaliação das condições ambientais, na mineração, é um fator de extrema importância para a higiene e segurança dos trabalhadores. Dentro desse contexto, a disponibilidade de ar fresco em subsolo se destaca como o principal parâmetro de controle, tendo influência direta nos demais parâmetros ambientais. Atualmente, as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego impõem limites cada vez mais rígidos de controle, sendo necessária a adequação das empresas a essas novas condições. Esse trabalho tem por finalidade abordar os principais parâmetros de controle no ambiente de mina: vazão volumétrica, temperatura, umidade, gases e poeira. Foram coletados dados de vazão, temperatura e gases nas frentes de lavra, seguindo-se os procedimentos estabelecidos pelas respectivas normas regulamentadoras. Constatou-se que a vazão volumétrica tem influência direta nos demais parâmetros de controle. As galerias com ventilação insuficiente apresentaram altos índices de temperatura e contaminantes. O equipamento sugerido pela NR-15 em conjunto com a Fundacentro (árvore de termômetros) é indicado apenas para medidas onde o posicionamento do equipamento não interfira no ciclo de trabalho. Outra constatação é que os intervalos sugeridos pela NR-15, para as medidas de concentração de gases, em muitas situações, são inadequados para caracterizar, de maneira efetiva, o ambiente de trabalho. Os aspectos ambientais devem ser tratados e analisados sempre de forma conjunta, pois um parâmetro influencia os demais. O controle das condições do ambiente de trabalho proporciona melhores condições de higiene e segurança aos trabalhadores, contribuindo, de forma significativa, na produtividade e, conseqüentemente, nos custos operacionais da lavra.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672006000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672006000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0370-44672006000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Minas
publisher.none.fl_str_mv Escola de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Rem: Revista Escola de Minas v.59 n.3 2006
reponame:REM. Revista Escola de Minas (Online)
instname:Escola de Minas
instacron:ESCOLA DE MINAS
instname_str Escola de Minas
instacron_str ESCOLA DE MINAS
institution ESCOLA DE MINAS
reponame_str REM. Revista Escola de Minas (Online)
collection REM. Revista Escola de Minas (Online)
repository.name.fl_str_mv REM. Revista Escola de Minas (Online) - Escola de Minas
repository.mail.fl_str_mv editor@rem.com.br
_version_ 1754122196700102656