Avaliação do ruído através do SPBI (Statistical Pass-By Index) em diferentes pavimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Specht,Luciano Pivoto
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Callai,Sérgio C., Khatchatourian,Oleg A., Kohler,Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REM. Revista Escola de Minas (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672009000400005
Resumo: O transporte rodoviário causa grande impacto no meio ambiente, tanto pelo grande consumo de energia quanto pela infra-estrutura física necessária a sua operação. A emissão de gases e os ruídos causados pelo tráfego causam danos irreversíveis ao meio ambiente e têm sido alvo de inúmeros estudos e pesquisas. Sabe-se que o atrito pneu/pavimento e as propriedades acústicas dos revestimentos influenciam de sobremaneira a geração e a propagação do ruído. Essa pesquisa tem como objetivo avaliar o ruído causado pelo tráfego de veículos em quatro diferentes pavimentos implantados em diferentes rodovias através do SPBI (Statistical Pass-By Index). A metodologia adotada seguiu as prescrições da norma ISO 11819-1, a qual determina que um decibelímetro seja instalado na lateral da via para medir o ruído máximo causado pela passagem de um veículo. O revestimento em CBUQ foi o pavimento cujas maiores medidas foram observadas (86,84dBA) seguido do CCP (83,28dBA), do TSD (83,26dBA) do MICRO (81,14dBA) e da CPA (81,03dBA). Os resultados indicam que a escolha adequada do revestimento pode atenuar de maneira expressiva o ruído causado pelo tráfego rodoviário.
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