The use of digital social networks in child and adolescent psychosocial care, in the face of the Covid-19 pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Lorena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mauch, Ana, Costa, Jéssica, Silva, Kelly, Almeida, Lucas, Araújo, Sarah, Souza, Silvana, Nunes, Tâmara, Souza, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Health Residencies Journal (HRJ)
Texto Completo: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/12
Resumo: RESUMO   Objetivo: Analisar como as redes sociais digitais podem ser ferramentas essenciais para profissionais dentro dos serviços de saúde, mediante as alterações que ocorreram com a pandemia. As rotinas de prática assistencial para o público infantojuvenil na clínica psicossocial foram diretamente afetadas. Metodologia: Em uma abordagem qualitativa descritiva prospectiva, esse artigo apresenta o planejamento, a execução e os desafios enfrentados pela equipe de um Centro de Atenção Psicossocial Infantil no Distrito Federal na utilização das redes sociais como fontes de comunicação e atendimento. Trata-se de um grupo terapêutico para adolescentes, no qual o meio de comunicação e mediação das discussões foi um chat online. Na condução do grupo a equipe é composta por três profissionais da unidade, e a duração do chat é de uma hora e meia. Conclusão: O uso das mídias sociais é um meio de orientação, acolhimento e esclarecimento de dúvidas é facilmente articulado pela equipe, seja por meio de teleatendimento, chats online, vídeo chamadas. Aliás, tais recursos digitais devem ser utilizados com responsabilidade por profissionais de saúde. As informações e abordagens devem priorizar a privacidade dos relatos dos pacientes e a veracidade das informações compartilhadas acerca das precauções em frente a pandemia do COVID-19.    Palavras-chave: Adolescente, saúde mental, coronavírus, TIC em saúde.   ABSTRACT Objective: Analyse how social media is capable to become an essential and effective tool for health professionals. Since the emergence of Covid-19, the routines inside de psychosocial clinic were directly affected. Methods: This article possesses a qualitative approach, which description is about the schedule, execution, effectiveness, and challenges will be presented for a Mental Health Unit from a Psychosocial Clinic at Distrito Federal, Brasilia - Brazil. Social media was selected to be a major tool for communication and assistance for kids, adolescents, and families. The initiative is a therapeutic online group for adolescents. The discussions and interactions were held by online chat. All the conduction is executed by mental health professionals from a reference local unit. Conclusion: Social media has great potential to establish a good and healthy connection with their patients during the quarantine. It can be used as a means of orientation, welcoming, and further explanations. The Health Team can use alternatives of home-office, live web chats, video calls, and smart posts on open or private social media. That said, it must be used by health professionals with accurate responsibility to avoid fake news and to preserve all patient information.   Key-words: Adolescents, mental health, Coronavirus, HIT.
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