Atividades Profissionais do Especialista (APEs) para o Programa de Residência Médica em Oftalmologia: construindo pontes no processo avaliativo
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Health Residencies Journal (HRJ) |
Texto Completo: | https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/860 |
Resumo: | Atividades Profissionais do Especialista (APEs) são uma excelente ferramenta avaliativadentro dos diferentes cenários e atividades no ensino acadêmico. Por serem unidades de prática profissional que constituem o fazer diário dos clínicos, as APEs representam metas claras a serem alcançadas durante a residência médica. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar uma proposta de elaboração e validação de APEs clínico/cirúrgicas no contexto da residência médica em Oftalmologia da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A partir da Matriz de Competências para o Programa de Residência Médica em Oftalmologia foram elaboradas seis APEs, sendo duas relacionadas a competências básicas (que envolvem o domínio de anamnese e exame físico oftalmológico) e quatro competências e habilidades a nível cirúrgico básico: tratamento de pequenas lesões córneo-conjuntivais, tratamento do estrabismo horizontal, tratamento da dermatocálase, trabeculectomia e facectomia. Dez preceptores de residência médica de Oftalmologia externos a SES-DF participaram do teste-piloto e 12 preceptores de residência médica de Oftalmologia da SES-DF integraram o grupo amostral no processo de validação e construção participativa e democrática das APEs. As opiniões foram coletadas por meio de questionário on-line. Após a etapa de validação os preceptores foram convidados a participar de um workshoppara atualização e aprofundamento quantoa Matriz de Competências em Oftalmologia, os princípios de desenvolvimento e finalidades das APEs além de outros instrumentos avaliativos no contexto da residência médica. As APEs desenvolvidas podem colaborar para o aprimoramento do projeto pedagógico da residência médica em Oftalmologia sendo uma ferramenta objetiva de mensuração da aprendizagem e feedback aos alunos. |
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Atividades Profissionais do Especialista (APEs) para o Programa de Residência Médica em Oftalmologia: construindo pontes no processo avaliativoAtividades de capacitação. Aprendizagem prática. Currículo. Residência médica. OftalmologiaAtividades Profissionais do Especialista (APEs) são uma excelente ferramenta avaliativadentro dos diferentes cenários e atividades no ensino acadêmico. Por serem unidades de prática profissional que constituem o fazer diário dos clínicos, as APEs representam metas claras a serem alcançadas durante a residência médica. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar uma proposta de elaboração e validação de APEs clínico/cirúrgicas no contexto da residência médica em Oftalmologia da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A partir da Matriz de Competências para o Programa de Residência Médica em Oftalmologia foram elaboradas seis APEs, sendo duas relacionadas a competências básicas (que envolvem o domínio de anamnese e exame físico oftalmológico) e quatro competências e habilidades a nível cirúrgico básico: tratamento de pequenas lesões córneo-conjuntivais, tratamento do estrabismo horizontal, tratamento da dermatocálase, trabeculectomia e facectomia. Dez preceptores de residência médica de Oftalmologia externos a SES-DF participaram do teste-piloto e 12 preceptores de residência médica de Oftalmologia da SES-DF integraram o grupo amostral no processo de validação e construção participativa e democrática das APEs. As opiniões foram coletadas por meio de questionário on-line. Após a etapa de validação os preceptores foram convidados a participar de um workshoppara atualização e aprofundamento quantoa Matriz de Competências em Oftalmologia, os princípios de desenvolvimento e finalidades das APEs além de outros instrumentos avaliativos no contexto da residência médica. As APEs desenvolvidas podem colaborar para o aprimoramento do projeto pedagógico da residência médica em Oftalmologia sendo uma ferramenta objetiva de mensuração da aprendizagem e feedback aos alunos.Escola Superior de Ciências da Saúde2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/86010.51723/hrj.v4i20.860Health Residencies Journal - HRJ; v. 4 n. 20 (2023): Atividades Profissionais Confiáveis: educação baseada em competências2675-2913reponame:Health Residencies Journal (HRJ)instname:Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)instacron:ESCSporhttps://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/860/522Copyright (c) 2023 Juliana Tessari Dias Rohr, Fabrício Tadeu Borges, Vanessa Dalva Guimarães Camposhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTessari Dias Rohr, JulianaBorges, Fabrício Tadeu Guimarães Campos, Vanessa Dalva 2023-12-19T19:00:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/860Revistahttps://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrjPUBhttps://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/oaihrj@escs.edu.br || vanessacampos@escs.edu.br2675-29132675-2913opendoar:2023-12-19T19:00:53Health Residencies Journal (HRJ) - Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)false |
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