Do cidadão ao Policial Rodoviário Federal: o curso de formação profissional como fator transformador do discente em policial consciente de seus deveres como servidor público
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) |
Texto Completo: | https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1162 |
Resumo: | A Polícia Rodoviária Federal, órgão integrante do Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem aprimorado seu ensino na busca de um melhor Curso de Formação Profissional, que possibilite a seu servidor exercer com excelência a atividade-fim da instituição: o policiamento e fiscalização das rodovias federais e áreas de interesse da União. O objetivo desta monografia é aprimorar o método teórico-pedagógico a ser aplicado na formação do Policial Rodoviário Federal consciente de seus deveres como servidor, que contribui no eixo da Segurança Pública, importante espectro do Desenvolvimento Nacional. A metodologia utilizada compreendeu a pesquisa documental, tendo sido baseada, fundamentalmente, nos últimos Projetos Pedagógicos executados dos Cursos de Formação Profissionais da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar de Minas Gerais, da Polícia Militar de Alagoas e da Polícia Militar de Santa Catarina. O estudo aborda os referenciais teóricos da Matriz Curricular Nacional para ações formativas dos profissionais de área de segurança pública. |
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Do cidadão ao Policial Rodoviário Federal: o curso de formação profissional como fator transformador do discente em policial consciente de seus deveres como servidor públicoServiço públicoSegurança Pública - BrasilPolícia Rodoviária Federal - FormaçãoPolícia Militar - FormaçãoEnsino militarA Polícia Rodoviária Federal, órgão integrante do Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem aprimorado seu ensino na busca de um melhor Curso de Formação Profissional, que possibilite a seu servidor exercer com excelência a atividade-fim da instituição: o policiamento e fiscalização das rodovias federais e áreas de interesse da União. O objetivo desta monografia é aprimorar o método teórico-pedagógico a ser aplicado na formação do Policial Rodoviário Federal consciente de seus deveres como servidor, que contribui no eixo da Segurança Pública, importante espectro do Desenvolvimento Nacional. A metodologia utilizada compreendeu a pesquisa documental, tendo sido baseada, fundamentalmente, nos últimos Projetos Pedagógicos executados dos Cursos de Formação Profissionais da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar de Minas Gerais, da Polícia Militar de Alagoas e da Polícia Militar de Santa Catarina. O estudo aborda os referenciais teóricos da Matriz Curricular Nacional para ações formativas dos profissionais de área de segurança pública.The Federal Highway Police, an organ part of the Ministry of Justice and Public Security has improved its teaching in order to aim a better Professional Training Course, which allows its employees to exercise with excellence the end activity of the institution: policing and inspection of Federal Highways and areas of interest to the Union. The objective of this paper is to improve the theoretical-pedagogical method to be applied in the Federal Highway Policeman’s education and training aware of his duties as a civil servant, who contributes to the Public Security axis, and to reinforce to raise awareness of your duties as a servant who contributes to the Public Security axis, an important spectrum of National Development. The methodology used comprised the documentary research, having been based, fundamentally, in the last Pedagogical Projects executed carried out by the Professional Training Courses of the Federal Highway Police, the Polícia Militar de Minas Gerais, the Polícia Militar de Alagoas and the Polícia Militar de Santa Catarina. The study is based on the theoretical frameworks of the National Curriculum for training actions to professionals in the area of public security.Escola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro)Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)Peres, Sérgio Luis de AraújoMayol, Guido Marcelo2021-01-29T20:20:12Z2021-01-29T20:20:12Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/1162porreponame:Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)instname:Escola Superior de Guerra (ESG)instacron:ESGinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-30T09:25:19Zoai:repositorio.esg.br:123456789/1162Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.esg.brpatricia.ajus@esg.bropendoar:2021-01-30T09:25:19Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) - Escola Superior de Guerra (ESG)false |
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