Missão múltipla de reabastecimento e transporte aéreo: a dependência de uma aeronave estratégica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) |
Texto Completo: | https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1177 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar em que medida a ausência de uma aeronave estratégica de transporte aéreo e reabastecimento em voo, de longo alcance e grande capacidade de carga, pode impactar negativamente o emprego do Poder Aeroespacial Brasileiro. No que se refere à metodologia, o trabalho foi elaborado a partir de pesquisas bibliográfica, documental e de campo, buscando-se apresentar a normatização legal que orienta o emprego do Poder Aeroespacial em prol da Segurança e Defesa Nacional. Inicialmente, foi feito um histórico sobre a aeronave KC-137 e o Projeto Estratégico KC-X2, fazendo a apresentação da plataforma KC-767 MMTT. Na sequência, foi relatada a necessidade da existência de uma aeronave estratégica, reforçando o papel fundamental exercido pelo C-767 durante os três anos que esteve em operação na Força Aérea Brasileira. Posteriormente, foi realizada a apresentação das aeronaves C-130 e C-390, com a finalidade de se comparar suas características e capacidades como aeronaves de reabastecimento em voo. Após a realização da contextualização dos projetos e aeronaves envolvidas neste trabalho de pesquisa, foi iniciada a fase da apresentação e discussão dos resultados, estabelecendo-se os critérios a serem utilizados para a análise dos dados coletados. Dentre os resultados obtidos, por intermédio do questionário aplicado, verificou-se o elevado índice de concordância da necessidade de uma aeronave estratégica de longo alcance e grande autonomia, com vistas a alinhar-se ao conceito de Capacidade Militar, devido a imprescindibilidade da FAB dispor dos meios adequados para execução das missões sob sua responsabilidade, servindo como instrumento de poder dissuasório da Expressão Militar do Poder Nacional. Por fim, o estudo confirmou que a ausência de uma aeronave estratégica de transporte aéreo e reabastecimento em voo, de longo alcance e grande capacidade de carga, tem impactado negativamente o emprego do Poder Aeroespacial Brasileiro. |
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Missão múltipla de reabastecimento e transporte aéreo: a dependência de uma aeronave estratégicaPoder Aeroespacial - BrasilForça Aérea BrasileiraPoder Aéreo - BrasilDefesa Nacional - BrasilProjetos estratégicosEste estudo teve como objetivo identificar em que medida a ausência de uma aeronave estratégica de transporte aéreo e reabastecimento em voo, de longo alcance e grande capacidade de carga, pode impactar negativamente o emprego do Poder Aeroespacial Brasileiro. No que se refere à metodologia, o trabalho foi elaborado a partir de pesquisas bibliográfica, documental e de campo, buscando-se apresentar a normatização legal que orienta o emprego do Poder Aeroespacial em prol da Segurança e Defesa Nacional. Inicialmente, foi feito um histórico sobre a aeronave KC-137 e o Projeto Estratégico KC-X2, fazendo a apresentação da plataforma KC-767 MMTT. Na sequência, foi relatada a necessidade da existência de uma aeronave estratégica, reforçando o papel fundamental exercido pelo C-767 durante os três anos que esteve em operação na Força Aérea Brasileira. Posteriormente, foi realizada a apresentação das aeronaves C-130 e C-390, com a finalidade de se comparar suas características e capacidades como aeronaves de reabastecimento em voo. Após a realização da contextualização dos projetos e aeronaves envolvidas neste trabalho de pesquisa, foi iniciada a fase da apresentação e discussão dos resultados, estabelecendo-se os critérios a serem utilizados para a análise dos dados coletados. Dentre os resultados obtidos, por intermédio do questionário aplicado, verificou-se o elevado índice de concordância da necessidade de uma aeronave estratégica de longo alcance e grande autonomia, com vistas a alinhar-se ao conceito de Capacidade Militar, devido a imprescindibilidade da FAB dispor dos meios adequados para execução das missões sob sua responsabilidade, servindo como instrumento de poder dissuasório da Expressão Militar do Poder Nacional. Por fim, o estudo confirmou que a ausência de uma aeronave estratégica de transporte aéreo e reabastecimento em voo, de longo alcance e grande capacidade de carga, tem impactado negativamente o emprego do Poder Aeroespacial Brasileiro.This study aimed to identify the extent to which the absence of a strategic aircraft for air transport and refueling in flight, long-range and large cargo capacity, can negatively impact the use of Brazilian Aerospace Power. With regard to the methodology, the work was prepared based on bibliographic, documentary and field research, seeking to present the legal norms that guide the use of Aerospace Power in favor of National Security and Defense. Initially, a history was made about the KC-137 aircraft and the KC-X2 Strategic Project, presenting the KC-767 MMTT platform. Then, the need for a strategic aircraft was reported, reinforcing the fundamental role played by the C-767 during the three years in operation in the Brazilian Air Force. Subsequently, the presentation of the C-130 and C-390 aircraft was carried out, in order to compare their characteristics and capabilities as in-flight refueling aircraft. After performing the contextualization of the projects and aircraft involved in this research work, the phase of presentation and discussion of the results was initiated, establishing the criteria to be used for the analysis of the collected data. Among the results obtained, through the applied questionnaire, there was a high level of agreement on the need for a long-range and great autonomy strategic aircraft, in order to align with the concept of Military Capacity, due to the indispensability of the FAB to have the appropriate means to carry out the missions under their responsibility, serving as an instrument of deterrent power for the Military Expression of National Power. Finally, the study confirmed that the absence of a strategic aircraft for air transport and in-flight refueling, long-range and large cargo capacity, has negatively impacted the use of Brazilian Aerospace Power.Escola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro)Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)Souza, Edinaldo Célio de AraújoSilva, Luiz Eduardo Ferreira da2021-02-01T20:20:22Z2021-02-01T20:20:22Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/1177porreponame:Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)instname:Escola Superior de Guerra (ESG)instacron:ESGinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-02T09:25:18Zoai:repositorio.esg.br:123456789/1177Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.esg.brpatricia.ajus@esg.bropendoar:2021-02-02T09:25:18Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) - Escola Superior de Guerra (ESG)false |
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