Sistema Colégio Militar do Brasil: uma educação de qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) |
Texto Completo: | https://repositorio.esg.br/handle/123456789/787 |
Resumo: | O Brasil se destaca no cenário internacional por seu potencial econômico com reservas naturais importantes e a liderança na produção e exportação de diversas commodities. No entanto, a corrupção, a desigualdade social persistente e a falta de segurança explicitada pelos altos índices de violência urbana e rural são temas que ainda afligem o país, em pleno Século XXI. Parte da solução desses problemas passa por dedicar um foco maior ao sistema educacional. Nos últimos anos, recursos têm sido direcionados, mas sem resultados expressivos, particularmente na educação básica das escolas públicas. Em meio a esse quadro há o Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), rede de treze escolas de ensino fundamental e médio do Exército Brasileiro, estabelecidas de norte a sul do Brasil, com quase 130 anos de existência. Esta monografia detalha a experiência de sucesso desse Sistema e de que forma alcança educação de qualidade, com base no seu Projeto Pedagógico e a partir dos parâmetros estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Com vistas a buscar o referencial teórico, tomou-se como metodologia a pesquisa documental e bibliográfica (consulta à proposta pedagógica, livros e outras publicações). Foi feita uma investigação explicativa e uma pesquisa de campo por meio de questionários semiestruturados, tendo como entrevistados agentes de ensino e antigos alunos. A conclusão aborda as principais razões do sucesso do Sistema: a importância dada aos valores e à ética militar, a qualidade do corpo docente e a existência de um ambiente propício para o estudo, com atividades curriculares e extracurriculares e um sentimento de pertencimento originado no espírito de corpo. |
id |
ESG_9ada8a3f7c062f6accd9e0baaeec8333 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esg.br:123456789/787 |
network_acronym_str |
ESG |
network_name_str |
Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sistema Colégio Militar do Brasil: uma educação de qualidadeColégio MilitarEducação - BrasilEnsino militarPlano Nacional de Educação (PNE)O Brasil se destaca no cenário internacional por seu potencial econômico com reservas naturais importantes e a liderança na produção e exportação de diversas commodities. No entanto, a corrupção, a desigualdade social persistente e a falta de segurança explicitada pelos altos índices de violência urbana e rural são temas que ainda afligem o país, em pleno Século XXI. Parte da solução desses problemas passa por dedicar um foco maior ao sistema educacional. Nos últimos anos, recursos têm sido direcionados, mas sem resultados expressivos, particularmente na educação básica das escolas públicas. Em meio a esse quadro há o Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), rede de treze escolas de ensino fundamental e médio do Exército Brasileiro, estabelecidas de norte a sul do Brasil, com quase 130 anos de existência. Esta monografia detalha a experiência de sucesso desse Sistema e de que forma alcança educação de qualidade, com base no seu Projeto Pedagógico e a partir dos parâmetros estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Com vistas a buscar o referencial teórico, tomou-se como metodologia a pesquisa documental e bibliográfica (consulta à proposta pedagógica, livros e outras publicações). Foi feita uma investigação explicativa e uma pesquisa de campo por meio de questionários semiestruturados, tendo como entrevistados agentes de ensino e antigos alunos. A conclusão aborda as principais razões do sucesso do Sistema: a importância dada aos valores e à ética militar, a qualidade do corpo docente e a existência de um ambiente propício para o estudo, com atividades curriculares e extracurriculares e um sentimento de pertencimento originado no espírito de corpo.Brazil stands out at the international scenario because of its economic potential with important natural reserves and leadership in production and exportation of several commodities. However, corruption, persistent social inequality and lack of security that is explained by high rates of urban and rural violence are issues that still afflict the country in the middle of 21st century. Part of the solution for these problems is to devote a greater focus to the educational system. In recent years, resources have been directed, but without significant results, particularly in basic education at public schools. In the midst of this picture there is the Brazilian Military School System (SCMB), a network of thirteen middle and high schools managed by Brazilian Army, established from north to south of Brazil, with almost 130 years of existence. This monography details successful experience from this System and how it achieves quality education, based on its Pedagogical Project and parameters established by Guidelines and Bases for Education (LDB) and National Education Plan (PNE). Searching for theoretical reference, documentary and bibliographic research (pedagogical proposal check, books and other publications) were taken as a methodology. An explanatory investigation and a field research were done through semi-structured questionnaires, applied to teaching agents and former students. The conclusion indicate main reasons for the System success: importance given to values and military ethics, quality of teaching staff and favorable environment for study, with curricular and extracurricular activities and belonging feeling originated from a strong cohesion.Escola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro)Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)Costa, Alex Vander LimaSilva, Francisco Carlos Machado2020-11-21T03:18:57Z2020-11-21T03:18:57Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/787porreponame:Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)instname:Escola Superior de Guerra (ESG)instacron:ESGinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-21T09:25:11Zoai:repositorio.esg.br:123456789/787Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.esg.brpatricia.ajus@esg.bropendoar:2020-11-21T09:25:11Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) - Escola Superior de Guerra (ESG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistema Colégio Militar do Brasil: uma educação de qualidade |
title |
Sistema Colégio Militar do Brasil: uma educação de qualidade |
spellingShingle |
Sistema Colégio Militar do Brasil: uma educação de qualidade Silva, Francisco Carlos Machado Colégio Militar Educação - Brasil Ensino militar Plano Nacional de Educação (PNE) |
title_short |
Sistema Colégio Militar do Brasil: uma educação de qualidade |
title_full |
Sistema Colégio Militar do Brasil: uma educação de qualidade |
title_fullStr |
Sistema Colégio Militar do Brasil: uma educação de qualidade |
title_full_unstemmed |
Sistema Colégio Militar do Brasil: uma educação de qualidade |
title_sort |
Sistema Colégio Militar do Brasil: uma educação de qualidade |
author |
Silva, Francisco Carlos Machado |
author_facet |
Silva, Francisco Carlos Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Alex Vander Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisco Carlos Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colégio Militar Educação - Brasil Ensino militar Plano Nacional de Educação (PNE) |
topic |
Colégio Militar Educação - Brasil Ensino militar Plano Nacional de Educação (PNE) |
description |
O Brasil se destaca no cenário internacional por seu potencial econômico com reservas naturais importantes e a liderança na produção e exportação de diversas commodities. No entanto, a corrupção, a desigualdade social persistente e a falta de segurança explicitada pelos altos índices de violência urbana e rural são temas que ainda afligem o país, em pleno Século XXI. Parte da solução desses problemas passa por dedicar um foco maior ao sistema educacional. Nos últimos anos, recursos têm sido direcionados, mas sem resultados expressivos, particularmente na educação básica das escolas públicas. Em meio a esse quadro há o Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), rede de treze escolas de ensino fundamental e médio do Exército Brasileiro, estabelecidas de norte a sul do Brasil, com quase 130 anos de existência. Esta monografia detalha a experiência de sucesso desse Sistema e de que forma alcança educação de qualidade, com base no seu Projeto Pedagógico e a partir dos parâmetros estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Com vistas a buscar o referencial teórico, tomou-se como metodologia a pesquisa documental e bibliográfica (consulta à proposta pedagógica, livros e outras publicações). Foi feita uma investigação explicativa e uma pesquisa de campo por meio de questionários semiestruturados, tendo como entrevistados agentes de ensino e antigos alunos. A conclusão aborda as principais razões do sucesso do Sistema: a importância dada aos valores e à ética militar, a qualidade do corpo docente e a existência de um ambiente propício para o estudo, com atividades curriculares e extracurriculares e um sentimento de pertencimento originado no espírito de corpo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-11-21T03:18:57Z 2020-11-21T03:18:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.esg.br/handle/123456789/787 |
url |
https://repositorio.esg.br/handle/123456789/787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro) Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro) Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) instname:Escola Superior de Guerra (ESG) instacron:ESG |
instname_str |
Escola Superior de Guerra (ESG) |
instacron_str |
ESG |
institution |
ESG |
reponame_str |
Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) |
collection |
Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) - Escola Superior de Guerra (ESG) |
repository.mail.fl_str_mv |
patricia.ajus@esg.br |
_version_ |
1814817833073246208 |