Ensino e interoperabilidade: um caminho para o fortalecimento da defesa nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Roberto Barros de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)
Texto Completo: https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1068
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a influência dos aspectos culturais e de ensino nas instituições militares, de forma a possibilitar uma articulação entre as Forças Singulares e um consequente aprimoramento da interoperabilidade. O estudo evidenciou que a aplicação de uma doutrina conjunta é um dos requisitos que favorecem ao desenvolvimento de um alto grau de interoperabilidade. Assim, buscou-se identificar a relação da cultura organizacional na interoperabilidade e como uma integração do ensino militar pode contribuir para o estabelecimento de uma doutrina conjunta. Por meio de pesquisas bibliográficas, realizou-se uma análise para constatar a influência da cultura organizacional nas Forças Singulares, o que possibilitou levantar fatores que dificultam a integração do ensino militar nas Forças Armadas Brasileiras. A partir dessa averiguação, realizou-se uma análise comparativa pela verificação de práticas utilizadas em outros países que contribuíram para alavancar a interoperabilidade. Nessa perspectiva, verificou-se que a aplicação de um modelo de ensino integrado contribuiu de maneira positiva para o fortalecimento da interação das Forças, bem como seu aprimoramento nas operações militares.
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