Operações de Ship to Ship, Ship to Barge e Transshipment: uma contribuição para a logística portuária nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rickmann, Niemer Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)
Texto Completo: https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1842
Resumo: Hoje o Brasil ocupa a terceira posição de maior produtor de alimentos agrícolas do mundo, ficando atrás apenas da China e da Índia. A distribuição desses alimentos, tanto para o mercado interno quanto para o mercado externo, requer uma operação logística de distribuição organizada. Vários fatores influenciam quanto ao local ideal para sua distribuição, fatores esses que vão desde o tempo de deslocamento do produto, tempo de espera, burocracias impostas por leis, estrutura portuária, entre outros. Em relação a estrutura portuária o trabalho irá apresentar uma opção que, com certeza, irá otimizar o tempo para distribuição ao consumidor final, reduzir os gargalos que hoje se concentram nos portos do sul e sudeste e apresentar uma opção barata e eficiente para a exportação de alimentos, principalmente para a Ásia, principal mercado consumidor, que é o carregamento/descarregamento de produtos utilizando o transbordo entre navios, conhecido como transshipment, que é o transbordo de granéis sólidos ou líquidos entre embarcações. Apesar da ideia do transbordo servir para todos os portos nacionais, o foco desse estudo será nos portos da região norte do Brasil, realizando o transshipment.
id ESG_d6aa4b0142a7d6bc6ac621fce59e8047
oai_identifier_str oai:repositorio.esg.br:123456789/1842
network_acronym_str ESG
network_name_str Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)
repository_id_str
spelling Operações de Ship to Ship, Ship to Barge e Transshipment: uma contribuição para a logística portuária nacionalNavios mercantes - Transferência de óleoEmbarcação de interiorLogística portuáriaTransferência de carga – Brasil, NorteHoje o Brasil ocupa a terceira posição de maior produtor de alimentos agrícolas do mundo, ficando atrás apenas da China e da Índia. A distribuição desses alimentos, tanto para o mercado interno quanto para o mercado externo, requer uma operação logística de distribuição organizada. Vários fatores influenciam quanto ao local ideal para sua distribuição, fatores esses que vão desde o tempo de deslocamento do produto, tempo de espera, burocracias impostas por leis, estrutura portuária, entre outros. Em relação a estrutura portuária o trabalho irá apresentar uma opção que, com certeza, irá otimizar o tempo para distribuição ao consumidor final, reduzir os gargalos que hoje se concentram nos portos do sul e sudeste e apresentar uma opção barata e eficiente para a exportação de alimentos, principalmente para a Ásia, principal mercado consumidor, que é o carregamento/descarregamento de produtos utilizando o transbordo entre navios, conhecido como transshipment, que é o transbordo de granéis sólidos ou líquidos entre embarcações. Apesar da ideia do transbordo servir para todos os portos nacionais, o foco desse estudo será nos portos da região norte do Brasil, realizando o transshipment.Today Brazil occupies the third position of the largest producer of agricultural foods in the world, behind only China and India. The distribution of these foods, both for the domestic market and for the foreign market, requires an organized distribution logistics operation. Several factors influence the ideal place for its distribution, factors ranging from product displacement time, waiting time, bureaucracy imposed by law, port structure, among others. Regarding the port structure, the work will present an option that will certainly optimize the time for distribution to the final consumer, reduce the bottlenecks that today are concentrated in the ports of the south and southeast and present a cheap and efficient option for the export of food, mainly to Asia, the main consumer market, which is the loading/unloading of products using transhipment between ships, known as transshipment, which is the transhipment of solid or liquid bulk between vessels. Despite the idea of transshipment serving all national ports, the focus of this study will be on ports in the northern region of Brazil, performing transshipment.Escola Superior de GuerraCurso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)Machry, Telmo RobertoRickmann, Niemer Gomes2024-01-15T00:05:00Z2024-01-15T00:05:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/1842porreponame:Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)instname:Escola Superior de Guerra (ESG)instacron:ESGinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-15T09:25:23Zoai:repositorio.esg.br:123456789/1842Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.esg.brpatricia.ajus@esg.bropendoar:2024-01-15T09:25:23Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) - Escola Superior de Guerra (ESG)false
dc.title.none.fl_str_mv Operações de Ship to Ship, Ship to Barge e Transshipment: uma contribuição para a logística portuária nacional
title Operações de Ship to Ship, Ship to Barge e Transshipment: uma contribuição para a logística portuária nacional
spellingShingle Operações de Ship to Ship, Ship to Barge e Transshipment: uma contribuição para a logística portuária nacional
Rickmann, Niemer Gomes
Navios mercantes - Transferência de óleo
Embarcação de interior
Logística portuária
Transferência de carga – Brasil, Norte
title_short Operações de Ship to Ship, Ship to Barge e Transshipment: uma contribuição para a logística portuária nacional
title_full Operações de Ship to Ship, Ship to Barge e Transshipment: uma contribuição para a logística portuária nacional
title_fullStr Operações de Ship to Ship, Ship to Barge e Transshipment: uma contribuição para a logística portuária nacional
title_full_unstemmed Operações de Ship to Ship, Ship to Barge e Transshipment: uma contribuição para a logística portuária nacional
title_sort Operações de Ship to Ship, Ship to Barge e Transshipment: uma contribuição para a logística portuária nacional
author Rickmann, Niemer Gomes
author_facet Rickmann, Niemer Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machry, Telmo Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rickmann, Niemer Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Navios mercantes - Transferência de óleo
Embarcação de interior
Logística portuária
Transferência de carga – Brasil, Norte
topic Navios mercantes - Transferência de óleo
Embarcação de interior
Logística portuária
Transferência de carga – Brasil, Norte
description Hoje o Brasil ocupa a terceira posição de maior produtor de alimentos agrícolas do mundo, ficando atrás apenas da China e da Índia. A distribuição desses alimentos, tanto para o mercado interno quanto para o mercado externo, requer uma operação logística de distribuição organizada. Vários fatores influenciam quanto ao local ideal para sua distribuição, fatores esses que vão desde o tempo de deslocamento do produto, tempo de espera, burocracias impostas por leis, estrutura portuária, entre outros. Em relação a estrutura portuária o trabalho irá apresentar uma opção que, com certeza, irá otimizar o tempo para distribuição ao consumidor final, reduzir os gargalos que hoje se concentram nos portos do sul e sudeste e apresentar uma opção barata e eficiente para a exportação de alimentos, principalmente para a Ásia, principal mercado consumidor, que é o carregamento/descarregamento de produtos utilizando o transbordo entre navios, conhecido como transshipment, que é o transbordo de granéis sólidos ou líquidos entre embarcações. Apesar da ideia do transbordo servir para todos os portos nacionais, o foco desse estudo será nos portos da região norte do Brasil, realizando o transshipment.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-01-15T00:05:00Z
2024-01-15T00:05:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1842
url https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Guerra
Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Guerra
Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)
instname:Escola Superior de Guerra (ESG)
instacron:ESG
instname_str Escola Superior de Guerra (ESG)
instacron_str ESG
institution ESG
reponame_str Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)
collection Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) - Escola Superior de Guerra (ESG)
repository.mail.fl_str_mv patricia.ajus@esg.br
_version_ 1814817833005088768