Um Programa de Segurança de Submarinos: oportunidade para o PROSUB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira Junior, Humberto Caldas da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)
Texto Completo: https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1269
Resumo: O objetivo desta monografia, que aborda o tema da segurança de submarinos, é sugerir a melhor estrutura para um programa brasileiro nesta área. Foram estudados dois países que possuem programas de segurança de submarinos conhecidos e documentados, no caso os EUA e a Austrália. Focalizamos os motivos históricos que levaram estes países a adotar os programas SUBSAFE (EUA) e RAN/SUBSAFE (Austrália). Pesquisamos, também, as causas que induziram estas nações a adotarem estruturas diferentes em seus programas de segurança de submarinos. Estudamos, do mesmo modo, a estrutura de segurança de submarinos existente no Brasil, por meio das normas sobre este assunto da Marinha do Brasil. Por fim, a partir da análise destes dois programas de segurança de submarinos, estabelecemos uma comparação entre eles e sugerirmos a melhor estrutura para o caso brasileiro, visando a implementação de um programa semelhante na Marinha do Brasil, no âmbito do PROSUB.
id ESG_fd051efb87b32d7b57daf35f1e73572c
oai_identifier_str oai:repositorio.esg.br:123456789/1269
network_acronym_str ESG
network_name_str Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)
repository_id_str
spelling Um Programa de Segurança de Submarinos: oportunidade para o PROSUBPrograma de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)SubmarinosSubmarino nuclearMarinha do BrasilSegurançaO objetivo desta monografia, que aborda o tema da segurança de submarinos, é sugerir a melhor estrutura para um programa brasileiro nesta área. Foram estudados dois países que possuem programas de segurança de submarinos conhecidos e documentados, no caso os EUA e a Austrália. Focalizamos os motivos históricos que levaram estes países a adotar os programas SUBSAFE (EUA) e RAN/SUBSAFE (Austrália). Pesquisamos, também, as causas que induziram estas nações a adotarem estruturas diferentes em seus programas de segurança de submarinos. Estudamos, do mesmo modo, a estrutura de segurança de submarinos existente no Brasil, por meio das normas sobre este assunto da Marinha do Brasil. Por fim, a partir da análise destes dois programas de segurança de submarinos, estabelecemos uma comparação entre eles e sugerirmos a melhor estrutura para o caso brasileiro, visando a implementação de um programa semelhante na Marinha do Brasil, no âmbito do PROSUB.The purpose of this work, which addresses the issue of submarines safety, is to suggest the best structure for a Brazilian program in this area. Two countries have been studied which have submarines safety programs which are known and documented, in this case US and Australia. We focuses on the historical reasons that led these countries to adopt SUBSAFE (USA) and RAN/SUBSAFE (Australia) programs. We have researched also the causes which induced these nations to adopt different structures in their submarine safety programs. We have studied in the same way, the existing submarines safety framework in Brazil, through the regulations on the subject in the Brazilian Navy. Finally, from the analysis of these two submarines safety programs, we have established a comparison between them and we suggest the best structure for the Brazilian case, aimed at implementing a similar program in the Brazilian Navy, in the scope of PROSUB.Escola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro)Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)Silva, Antonio Ruy de AlmeidaSilveira Junior, Humberto Caldas da2021-03-15T21:51:53Z2021-03-15T21:51:53Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/1269porreponame:Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)instname:Escola Superior de Guerra (ESG)instacron:ESGinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-16T09:25:12Zoai:repositorio.esg.br:123456789/1269Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.esg.brpatricia.ajus@esg.bropendoar:2021-03-16T09:25:12Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) - Escola Superior de Guerra (ESG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Programa de Segurança de Submarinos: oportunidade para o PROSUB
title Um Programa de Segurança de Submarinos: oportunidade para o PROSUB
spellingShingle Um Programa de Segurança de Submarinos: oportunidade para o PROSUB
Silveira Junior, Humberto Caldas da
Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)
Submarinos
Submarino nuclear
Marinha do Brasil
Segurança
title_short Um Programa de Segurança de Submarinos: oportunidade para o PROSUB
title_full Um Programa de Segurança de Submarinos: oportunidade para o PROSUB
title_fullStr Um Programa de Segurança de Submarinos: oportunidade para o PROSUB
title_full_unstemmed Um Programa de Segurança de Submarinos: oportunidade para o PROSUB
title_sort Um Programa de Segurança de Submarinos: oportunidade para o PROSUB
author Silveira Junior, Humberto Caldas da
author_facet Silveira Junior, Humberto Caldas da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Antonio Ruy de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira Junior, Humberto Caldas da
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)
Submarinos
Submarino nuclear
Marinha do Brasil
Segurança
topic Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)
Submarinos
Submarino nuclear
Marinha do Brasil
Segurança
description O objetivo desta monografia, que aborda o tema da segurança de submarinos, é sugerir a melhor estrutura para um programa brasileiro nesta área. Foram estudados dois países que possuem programas de segurança de submarinos conhecidos e documentados, no caso os EUA e a Austrália. Focalizamos os motivos históricos que levaram estes países a adotar os programas SUBSAFE (EUA) e RAN/SUBSAFE (Austrália). Pesquisamos, também, as causas que induziram estas nações a adotarem estruturas diferentes em seus programas de segurança de submarinos. Estudamos, do mesmo modo, a estrutura de segurança de submarinos existente no Brasil, por meio das normas sobre este assunto da Marinha do Brasil. Por fim, a partir da análise destes dois programas de segurança de submarinos, estabelecemos uma comparação entre eles e sugerirmos a melhor estrutura para o caso brasileiro, visando a implementação de um programa semelhante na Marinha do Brasil, no âmbito do PROSUB.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2021-03-15T21:51:53Z
2021-03-15T21:51:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1269
url https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro)
Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro)
Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)
instname:Escola Superior de Guerra (ESG)
instacron:ESG
instname_str Escola Superior de Guerra (ESG)
instacron_str ESG
institution ESG
reponame_str Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)
collection Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) - Escola Superior de Guerra (ESG)
repository.mail.fl_str_mv patricia.ajus@esg.br
_version_ 1814817832996700160