RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO ACADÊMICA DE SABERES E COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO TECNOLÓGICO: PREMISSAS DA (I)LEGALIDADE DE SUA EXTENSÃO AOS SERVIDORES APOSENTADOS ANTERIORMENTE À VIGÊNCIA DA LEI N.12.772/2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Lucyléa Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moreira Viana, Pedro Nilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Esmam
Texto Completo: https://revistaesmam.tjma.jus.br/index.php/esmam/article/view/45
Resumo: Com efeito, a Lei n.12.772/2012 reformou o Plano de Cargos e Carreiras dos Professores Federais do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico a ponto de instituir um sistema remuneratório pautado no Reconhecimento de Saberes e Competências acadêmicas adquiridas pelo professor, como forma de incentivar a qualificação técnico-laboral do pessoal de magistério. Contudo, apesar de refletir uma pauta histórica de valorização do professor, o novo sistema remuneratório vem causando inúmeras controvérsias jurídicas acerca da possibilidade de extensão da gratificação por titulação (RT/RSC) para inativados anteriormente ao seu advento, refletindo certamente nas estatísticas de demandas oferecidas perante a Justiça Federal. Neste contexto, o presente estudo, com o escopo de contribuir para a prestação de uma tutela jurisdicional racional e eficaz, através de uma análise qualitativa sob o prisma descritivo/exploratório, pretende investigar os argumentos suscitados para a extensão da retribuição por titulação “RSC” a professores EBTT, e ainda, as teses contramajoritárias que pretendem, pelo contrário, refrear a extensão da “RSC”. Frente aos aspectos analisados, é possível concluir, em breve síntese, que a solução mais adequada ao ponto controvertido incide no reconhecimento da possibilidade parcial de extensão da referida gratificação. Isto é, até que o Conselho Avaliador previsto na Lei n.12.772/2012 desenvolvesse o referido procedimento de concessão, a gratificação ostentou, de fato, natureza geral e indistinta. Desta forma, os professores que se encontravam nas hipóteses restantes de paridade constitucional, durante referido período, integralizaram os requisitos para a extensão.
id ESMAM-1_23dcbce88bc3a6ceaae479d2ffcc20e3
oai_identifier_str oai:ojs2.revistaesmam.tjma.jus.br:article/45
network_acronym_str ESMAM-1
network_name_str Revista da Esmam
repository_id_str
spelling RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO ACADÊMICA DE SABERES E COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO TECNOLÓGICO: PREMISSAS DA (I)LEGALIDADE DE SUA EXTENSÃO AOS SERVIDORES APOSENTADOS ANTERIORMENTE À VIGÊNCIA DA LEI N.12.772/2012Com efeito, a Lei n.12.772/2012 reformou o Plano de Cargos e Carreiras dos Professores Federais do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico a ponto de instituir um sistema remuneratório pautado no Reconhecimento de Saberes e Competências acadêmicas adquiridas pelo professor, como forma de incentivar a qualificação técnico-laboral do pessoal de magistério. Contudo, apesar de refletir uma pauta histórica de valorização do professor, o novo sistema remuneratório vem causando inúmeras controvérsias jurídicas acerca da possibilidade de extensão da gratificação por titulação (RT/RSC) para inativados anteriormente ao seu advento, refletindo certamente nas estatísticas de demandas oferecidas perante a Justiça Federal. Neste contexto, o presente estudo, com o escopo de contribuir para a prestação de uma tutela jurisdicional racional e eficaz, através de uma análise qualitativa sob o prisma descritivo/exploratório, pretende investigar os argumentos suscitados para a extensão da retribuição por titulação “RSC” a professores EBTT, e ainda, as teses contramajoritárias que pretendem, pelo contrário, refrear a extensão da “RSC”. Frente aos aspectos analisados, é possível concluir, em breve síntese, que a solução mais adequada ao ponto controvertido incide no reconhecimento da possibilidade parcial de extensão da referida gratificação. Isto é, até que o Conselho Avaliador previsto na Lei n.12.772/2012 desenvolvesse o referido procedimento de concessão, a gratificação ostentou, de fato, natureza geral e indistinta. Desta forma, os professores que se encontravam nas hipóteses restantes de paridade constitucional, durante referido período, integralizaram os requisitos para a extensão.Escola Superior da Magistratura do Maranhão2019-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistaesmam.tjma.jus.br/index.php/esmam/article/view/45Revista da Esmam; v. 12 n. 13 (2018): Revista da Esmam; 185 - 2041809-73752526-0812reponame:Revista da Esmaminstname:Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM)instacron:ESMAMporhttps://revistaesmam.tjma.jus.br/index.php/esmam/article/view/45/34Copyright (c) 2019 Revista da Esmaminfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Lucyléa GonçalvesMoreira Viana, Pedro Nilson2019-05-06T12:19:28Zoai:ojs2.revistaesmam.tjma.jus.br:article/45Revistahttps://www.tjam.jus.br/index.php/343-esmam/2182-esmam-revistaPUBhttps://revistaesmam.tjma.jus.br/index.php/esmam/oaibiblioteca.esmam@tjam.jus.br2526-08121809-7375opendoar:2019-05-06T12:19:28Revista da Esmam - Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM)false
dc.title.none.fl_str_mv RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO ACADÊMICA DE SABERES E COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO TECNOLÓGICO: PREMISSAS DA (I)LEGALIDADE DE SUA EXTENSÃO AOS SERVIDORES APOSENTADOS ANTERIORMENTE À VIGÊNCIA DA LEI N.12.772/2012
title RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO ACADÊMICA DE SABERES E COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO TECNOLÓGICO: PREMISSAS DA (I)LEGALIDADE DE SUA EXTENSÃO AOS SERVIDORES APOSENTADOS ANTERIORMENTE À VIGÊNCIA DA LEI N.12.772/2012
spellingShingle RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO ACADÊMICA DE SABERES E COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO TECNOLÓGICO: PREMISSAS DA (I)LEGALIDADE DE SUA EXTENSÃO AOS SERVIDORES APOSENTADOS ANTERIORMENTE À VIGÊNCIA DA LEI N.12.772/2012
França, Lucyléa Gonçalves
title_short RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO ACADÊMICA DE SABERES E COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO TECNOLÓGICO: PREMISSAS DA (I)LEGALIDADE DE SUA EXTENSÃO AOS SERVIDORES APOSENTADOS ANTERIORMENTE À VIGÊNCIA DA LEI N.12.772/2012
title_full RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO ACADÊMICA DE SABERES E COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO TECNOLÓGICO: PREMISSAS DA (I)LEGALIDADE DE SUA EXTENSÃO AOS SERVIDORES APOSENTADOS ANTERIORMENTE À VIGÊNCIA DA LEI N.12.772/2012
title_fullStr RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO ACADÊMICA DE SABERES E COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO TECNOLÓGICO: PREMISSAS DA (I)LEGALIDADE DE SUA EXTENSÃO AOS SERVIDORES APOSENTADOS ANTERIORMENTE À VIGÊNCIA DA LEI N.12.772/2012
title_full_unstemmed RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO ACADÊMICA DE SABERES E COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO TECNOLÓGICO: PREMISSAS DA (I)LEGALIDADE DE SUA EXTENSÃO AOS SERVIDORES APOSENTADOS ANTERIORMENTE À VIGÊNCIA DA LEI N.12.772/2012
title_sort RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO ACADÊMICA DE SABERES E COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO TECNOLÓGICO: PREMISSAS DA (I)LEGALIDADE DE SUA EXTENSÃO AOS SERVIDORES APOSENTADOS ANTERIORMENTE À VIGÊNCIA DA LEI N.12.772/2012
author França, Lucyléa Gonçalves
author_facet França, Lucyléa Gonçalves
Moreira Viana, Pedro Nilson
author_role author
author2 Moreira Viana, Pedro Nilson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Lucyléa Gonçalves
Moreira Viana, Pedro Nilson
description Com efeito, a Lei n.12.772/2012 reformou o Plano de Cargos e Carreiras dos Professores Federais do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico a ponto de instituir um sistema remuneratório pautado no Reconhecimento de Saberes e Competências acadêmicas adquiridas pelo professor, como forma de incentivar a qualificação técnico-laboral do pessoal de magistério. Contudo, apesar de refletir uma pauta histórica de valorização do professor, o novo sistema remuneratório vem causando inúmeras controvérsias jurídicas acerca da possibilidade de extensão da gratificação por titulação (RT/RSC) para inativados anteriormente ao seu advento, refletindo certamente nas estatísticas de demandas oferecidas perante a Justiça Federal. Neste contexto, o presente estudo, com o escopo de contribuir para a prestação de uma tutela jurisdicional racional e eficaz, através de uma análise qualitativa sob o prisma descritivo/exploratório, pretende investigar os argumentos suscitados para a extensão da retribuição por titulação “RSC” a professores EBTT, e ainda, as teses contramajoritárias que pretendem, pelo contrário, refrear a extensão da “RSC”. Frente aos aspectos analisados, é possível concluir, em breve síntese, que a solução mais adequada ao ponto controvertido incide no reconhecimento da possibilidade parcial de extensão da referida gratificação. Isto é, até que o Conselho Avaliador previsto na Lei n.12.772/2012 desenvolvesse o referido procedimento de concessão, a gratificação ostentou, de fato, natureza geral e indistinta. Desta forma, os professores que se encontravam nas hipóteses restantes de paridade constitucional, durante referido período, integralizaram os requisitos para a extensão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaesmam.tjma.jus.br/index.php/esmam/article/view/45
url https://revistaesmam.tjma.jus.br/index.php/esmam/article/view/45
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaesmam.tjma.jus.br/index.php/esmam/article/view/45/34
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista da Esmam
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista da Esmam
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior da Magistratura do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior da Magistratura do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Esmam; v. 12 n. 13 (2018): Revista da Esmam; 185 - 204
1809-7375
2526-0812
reponame:Revista da Esmam
instname:Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM)
instacron:ESMAM
instname_str Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM)
instacron_str ESMAM
institution ESMAM
reponame_str Revista da Esmam
collection Revista da Esmam
repository.name.fl_str_mv Revista da Esmam - Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.esmam@tjam.jus.br
_version_ 1808847524067278848