ARRECADAÇÃO DE FUNDOS PÚBLICOS ESPECIAIS: análise de prestação de contas de serventias extrajudiciais em interinidade ou intervenção, por meio de fiscalização criteriosa e padronizada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Nóvoa, Rita de Cássia Alhadef
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira Lago, Gilson Benedito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Esmam
Texto Completo: https://revistaesmam.tjma.jus.br/index.php/esmam/article/view/7
Resumo: No âmbito do Poder Judiciário, além dos recursos provenientes dos repasses de verbas do Governo do Estado, existem os fundos especiais de arrecadação. O Direito Administrativo alcança a atividade jurídica da Administração Pública, relacionada a seus órgãos, agentes e pessoas jurídicas, suas próprias atividades, a utilização de seus bens, tudo buscando a satisfação do interesse público. Considerandoa necessidade de estabelecer rotinas padronizadas e determinar um período único e mensal para apuração da Prestação de Contas das serventias extrajudiciais, foi assinada em 23/08/2017, a Resolução GP33.2017 publicando o modelo de planilha/excel de prestações de contas que deverá ser enviada pelas serventias extrajudiciais em interinidade/intervenção até a data limite do 10º (décimo) dia do mês subsequente para o Órgão fiscalizador. O objeto de estudo é a análise de como a padronização da prestação de contas de serventias extrajudiciais em interinidade e/ou intervenção, em cumprimento aos princípios da legalidade e publicidade, pode contribuir para o aumento da arrecadação para os fundos especiais públicos. Este artigo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica e exploratória no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, no setor de fiscalização de serventias extrajudiciais em interinidade e/ou intervenção sob responsabilidade da Corregedoria Geral da Justiça do Estado, bem como fiscalização in loco em serventias extrajudiciais. Como resultado desta conduta de padronização de análise criteriosa constatou-se um aumento da arrecadação de recursos aos cofres públicos.
id ESMAM-1_302ca1f021934a54a824aa491697419c
oai_identifier_str oai:ojs2.revistaesmam.tjma.jus.br:article/7
network_acronym_str ESMAM-1
network_name_str Revista da Esmam
repository_id_str
spelling ARRECADAÇÃO DE FUNDOS PÚBLICOS ESPECIAIS: análise de prestação de contas de serventias extrajudiciais em interinidade ou intervenção, por meio de fiscalização criteriosa e padronizada.No âmbito do Poder Judiciário, além dos recursos provenientes dos repasses de verbas do Governo do Estado, existem os fundos especiais de arrecadação. O Direito Administrativo alcança a atividade jurídica da Administração Pública, relacionada a seus órgãos, agentes e pessoas jurídicas, suas próprias atividades, a utilização de seus bens, tudo buscando a satisfação do interesse público. Considerandoa necessidade de estabelecer rotinas padronizadas e determinar um período único e mensal para apuração da Prestação de Contas das serventias extrajudiciais, foi assinada em 23/08/2017, a Resolução GP33.2017 publicando o modelo de planilha/excel de prestações de contas que deverá ser enviada pelas serventias extrajudiciais em interinidade/intervenção até a data limite do 10º (décimo) dia do mês subsequente para o Órgão fiscalizador. O objeto de estudo é a análise de como a padronização da prestação de contas de serventias extrajudiciais em interinidade e/ou intervenção, em cumprimento aos princípios da legalidade e publicidade, pode contribuir para o aumento da arrecadação para os fundos especiais públicos. Este artigo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica e exploratória no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, no setor de fiscalização de serventias extrajudiciais em interinidade e/ou intervenção sob responsabilidade da Corregedoria Geral da Justiça do Estado, bem como fiscalização in loco em serventias extrajudiciais. Como resultado desta conduta de padronização de análise criteriosa constatou-se um aumento da arrecadação de recursos aos cofres públicos.Escola Superior da Magistratura do Maranhão2019-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistaesmam.tjma.jus.br/index.php/esmam/article/view/7Revista da Esmam; v. 12 n. 14 (2018): Revista da Esmam; 51 - 711809-73752526-0812reponame:Revista da Esmaminstname:Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM)instacron:ESMAMporhttps://revistaesmam.tjma.jus.br/index.php/esmam/article/view/7/3Copyright (c) 2019 Revista da Esmaminfo:eu-repo/semantics/openAccessde Nóvoa, Rita de Cássia AlhadefFerreira Lago, Gilson Benedito2019-03-28T12:45:26Zoai:ojs2.revistaesmam.tjma.jus.br:article/7Revistahttps://www.tjam.jus.br/index.php/343-esmam/2182-esmam-revistaPUBhttps://revistaesmam.tjma.jus.br/index.php/esmam/oaibiblioteca.esmam@tjam.jus.br2526-08121809-7375opendoar:2019-03-28T12:45:26Revista da Esmam - Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM)false
dc.title.none.fl_str_mv ARRECADAÇÃO DE FUNDOS PÚBLICOS ESPECIAIS: análise de prestação de contas de serventias extrajudiciais em interinidade ou intervenção, por meio de fiscalização criteriosa e padronizada.
title ARRECADAÇÃO DE FUNDOS PÚBLICOS ESPECIAIS: análise de prestação de contas de serventias extrajudiciais em interinidade ou intervenção, por meio de fiscalização criteriosa e padronizada.
spellingShingle ARRECADAÇÃO DE FUNDOS PÚBLICOS ESPECIAIS: análise de prestação de contas de serventias extrajudiciais em interinidade ou intervenção, por meio de fiscalização criteriosa e padronizada.
de Nóvoa, Rita de Cássia Alhadef
title_short ARRECADAÇÃO DE FUNDOS PÚBLICOS ESPECIAIS: análise de prestação de contas de serventias extrajudiciais em interinidade ou intervenção, por meio de fiscalização criteriosa e padronizada.
title_full ARRECADAÇÃO DE FUNDOS PÚBLICOS ESPECIAIS: análise de prestação de contas de serventias extrajudiciais em interinidade ou intervenção, por meio de fiscalização criteriosa e padronizada.
title_fullStr ARRECADAÇÃO DE FUNDOS PÚBLICOS ESPECIAIS: análise de prestação de contas de serventias extrajudiciais em interinidade ou intervenção, por meio de fiscalização criteriosa e padronizada.
title_full_unstemmed ARRECADAÇÃO DE FUNDOS PÚBLICOS ESPECIAIS: análise de prestação de contas de serventias extrajudiciais em interinidade ou intervenção, por meio de fiscalização criteriosa e padronizada.
title_sort ARRECADAÇÃO DE FUNDOS PÚBLICOS ESPECIAIS: análise de prestação de contas de serventias extrajudiciais em interinidade ou intervenção, por meio de fiscalização criteriosa e padronizada.
author de Nóvoa, Rita de Cássia Alhadef
author_facet de Nóvoa, Rita de Cássia Alhadef
Ferreira Lago, Gilson Benedito
author_role author
author2 Ferreira Lago, Gilson Benedito
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Nóvoa, Rita de Cássia Alhadef
Ferreira Lago, Gilson Benedito
description No âmbito do Poder Judiciário, além dos recursos provenientes dos repasses de verbas do Governo do Estado, existem os fundos especiais de arrecadação. O Direito Administrativo alcança a atividade jurídica da Administração Pública, relacionada a seus órgãos, agentes e pessoas jurídicas, suas próprias atividades, a utilização de seus bens, tudo buscando a satisfação do interesse público. Considerandoa necessidade de estabelecer rotinas padronizadas e determinar um período único e mensal para apuração da Prestação de Contas das serventias extrajudiciais, foi assinada em 23/08/2017, a Resolução GP33.2017 publicando o modelo de planilha/excel de prestações de contas que deverá ser enviada pelas serventias extrajudiciais em interinidade/intervenção até a data limite do 10º (décimo) dia do mês subsequente para o Órgão fiscalizador. O objeto de estudo é a análise de como a padronização da prestação de contas de serventias extrajudiciais em interinidade e/ou intervenção, em cumprimento aos princípios da legalidade e publicidade, pode contribuir para o aumento da arrecadação para os fundos especiais públicos. Este artigo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica e exploratória no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, no setor de fiscalização de serventias extrajudiciais em interinidade e/ou intervenção sob responsabilidade da Corregedoria Geral da Justiça do Estado, bem como fiscalização in loco em serventias extrajudiciais. Como resultado desta conduta de padronização de análise criteriosa constatou-se um aumento da arrecadação de recursos aos cofres públicos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaesmam.tjma.jus.br/index.php/esmam/article/view/7
url https://revistaesmam.tjma.jus.br/index.php/esmam/article/view/7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaesmam.tjma.jus.br/index.php/esmam/article/view/7/3
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista da Esmam
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista da Esmam
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior da Magistratura do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior da Magistratura do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Esmam; v. 12 n. 14 (2018): Revista da Esmam; 51 - 71
1809-7375
2526-0812
reponame:Revista da Esmam
instname:Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM)
instacron:ESMAM
instname_str Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM)
instacron_str ESMAM
institution ESMAM
reponame_str Revista da Esmam
collection Revista da Esmam
repository.name.fl_str_mv Revista da Esmam - Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.esmam@tjam.jus.br
_version_ 1808847524027432960