Fundamentos e concepções básicas de direitos humanos e fundamentais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Fabricio Agnelli
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo
Texto Completo: https://es.mpsp.mp.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/article/view/169
Resumo: Os direitos humanos possuem importância internacional e nacional. Quanto ao seu alicerce filosófico, sustenta-se que podem ser relativos, históricos, absolutos ou sociais, com certas variações. Porém, é necessário uma garantia de um padrão ético mínimo para esses direitos, que são influenciados pelo progresso científico e tecnológico, que produz novos direitos fundamentais que necessitam ser entendidos, com respaldo conceitual. A Constituição da República de 1988 consagra a proteção e o reconhecimento de direitos humanos e fundamentais, e se influencia pelos tratados internacionais aderidos pelo Brasil. Dentro dessas questões, elucidaremos explicações para o surgimento, fundamento, concepção e origem dos direitos humanos e fundamentais, a partir de diferentes pontos de vista doutrinário-jurídicos. Pela contraposição de tais ideias, espera-se obter um texto que ofereça os princípios básicos para o entendimento dessa temática de suma relevância, tanto para o Direito em si quanto para o cotidiano das pessoas, que, sem sua dignidade humana, não possuem condições mínimas de sobrevivência ou atuação em seu grupo. Entende-se que o registro deve ser básico porque os direitos humanos são, a princípio, inesgotáveis.
id ESMP-4_01eac80353a2409eee445250e8d83828
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/169
network_acronym_str ESMP-4
network_name_str Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo
repository_id_str
spelling Fundamentos e concepções básicas de direitos humanos e fundamentais.Direitos humanosConstituiçãoConcepçãoFundamentosJustificativas.Os direitos humanos possuem importância internacional e nacional. Quanto ao seu alicerce filosófico, sustenta-se que podem ser relativos, históricos, absolutos ou sociais, com certas variações. Porém, é necessário uma garantia de um padrão ético mínimo para esses direitos, que são influenciados pelo progresso científico e tecnológico, que produz novos direitos fundamentais que necessitam ser entendidos, com respaldo conceitual. A Constituição da República de 1988 consagra a proteção e o reconhecimento de direitos humanos e fundamentais, e se influencia pelos tratados internacionais aderidos pelo Brasil. Dentro dessas questões, elucidaremos explicações para o surgimento, fundamento, concepção e origem dos direitos humanos e fundamentais, a partir de diferentes pontos de vista doutrinário-jurídicos. Pela contraposição de tais ideias, espera-se obter um texto que ofereça os princípios básicos para o entendimento dessa temática de suma relevância, tanto para o Direito em si quanto para o cotidiano das pessoas, que, sem sua dignidade humana, não possuem condições mínimas de sobrevivência ou atuação em seu grupo. Entende-se que o registro deve ser básico porque os direitos humanos são, a princípio, inesgotáveis.Setor de Pesquisa - Escola Superior do Ministério Público2014-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://es.mpsp.mp.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/article/view/169Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo; v. 5 (2014); 165 - 1862316-69592238-4847reponame:Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Pauloinstname:Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP)instacron:ESMPporhttps://es.mpsp.mp.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/article/view/169/70Barbosa, Fabricio Agnelliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:54:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/169Revistahttps://es.mpsp.mp.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/indexPUBhttps://es.mpsp.mp.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/oaiesmp_revista@mpsp.mp.br2316-69592238-4847opendoar:2024-03-06T15:54:09Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo - Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos e concepções básicas de direitos humanos e fundamentais.
title Fundamentos e concepções básicas de direitos humanos e fundamentais.
spellingShingle Fundamentos e concepções básicas de direitos humanos e fundamentais.
Barbosa, Fabricio Agnelli
Direitos humanos
Constituição
Concepção
Fundamentos
Justificativas.
title_short Fundamentos e concepções básicas de direitos humanos e fundamentais.
title_full Fundamentos e concepções básicas de direitos humanos e fundamentais.
title_fullStr Fundamentos e concepções básicas de direitos humanos e fundamentais.
title_full_unstemmed Fundamentos e concepções básicas de direitos humanos e fundamentais.
title_sort Fundamentos e concepções básicas de direitos humanos e fundamentais.
author Barbosa, Fabricio Agnelli
author_facet Barbosa, Fabricio Agnelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Fabricio Agnelli
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos humanos
Constituição
Concepção
Fundamentos
Justificativas.
topic Direitos humanos
Constituição
Concepção
Fundamentos
Justificativas.
description Os direitos humanos possuem importância internacional e nacional. Quanto ao seu alicerce filosófico, sustenta-se que podem ser relativos, históricos, absolutos ou sociais, com certas variações. Porém, é necessário uma garantia de um padrão ético mínimo para esses direitos, que são influenciados pelo progresso científico e tecnológico, que produz novos direitos fundamentais que necessitam ser entendidos, com respaldo conceitual. A Constituição da República de 1988 consagra a proteção e o reconhecimento de direitos humanos e fundamentais, e se influencia pelos tratados internacionais aderidos pelo Brasil. Dentro dessas questões, elucidaremos explicações para o surgimento, fundamento, concepção e origem dos direitos humanos e fundamentais, a partir de diferentes pontos de vista doutrinário-jurídicos. Pela contraposição de tais ideias, espera-se obter um texto que ofereça os princípios básicos para o entendimento dessa temática de suma relevância, tanto para o Direito em si quanto para o cotidiano das pessoas, que, sem sua dignidade humana, não possuem condições mínimas de sobrevivência ou atuação em seu grupo. Entende-se que o registro deve ser básico porque os direitos humanos são, a princípio, inesgotáveis.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://es.mpsp.mp.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/article/view/169
url https://es.mpsp.mp.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/article/view/169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://es.mpsp.mp.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/article/view/169/70
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Setor de Pesquisa - Escola Superior do Ministério Público
publisher.none.fl_str_mv Setor de Pesquisa - Escola Superior do Ministério Público
dc.source.none.fl_str_mv Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo; v. 5 (2014); 165 - 186
2316-6959
2238-4847
reponame:Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo
instname:Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP)
instacron:ESMP
instname_str Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP)
instacron_str ESMP
institution ESMP
reponame_str Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo
collection Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo - Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP)
repository.mail.fl_str_mv esmp_revista@mpsp.mp.br
_version_ 1793890288154968064