O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Internext |
Texto Completo: | https://internext.espm.br/internext/article/view/324 |
Resumo: | As constantes mudanças existentes no ambiente corporativo exigem que as organizações apresentem alta velocidade de adaptação aos cenários hipercompetitivos. A capacidade tecnológica pode favorecer a internacionalização da empresa, uma vez que possibilita a formação de parcerias estratégicas, investimento em P&D, compartilhamento de recursos, transferência de tecnologia e economia de escala. O objetivo deste artigo é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o papel da capacitação tecnológica para a internacionalização da empresa e sucesso de novos produtos. Para tanto, foi necessário analisar 87 artigos obtidos a partir de quatro bases de dados. Os resultados da pesquisa sugerem que a capacidade tecnológica pode ser utilizada como variável moderadora; capacidade tecnológica é considerada um importante elemento de crescimento econômico; facilita a internacionalização da empresa; pode proporcionar o sucesso de novos produtos; a transferência de tecnologia auxilia na formação de capacidade tecnológica, por meio do conhecimento tácito, habilidades e competências dos funcionários; em regra, empresas exportadoras apresentam maior capacidade tecnológica. Por fim, foi proposto um framework teórico, limitação do estudo e sugestões para pesquisas futuras. |
id |
ESPM-2_7a428f54d1de365888a8d3a14ca22d43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/324 |
network_acronym_str |
ESPM-2 |
network_name_str |
Internext |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literaturaThe role of technological capability in the internationalization of the company and new product success: a systematic literature reviewCapacidade tecnológicaEfeito moderadorInternacionalização Sucesso de novos produtosTechnological capabilityModerating effectInternationalizationNew product successstrategyinternationalizationcapabilitiestechnological capacityAs constantes mudanças existentes no ambiente corporativo exigem que as organizações apresentem alta velocidade de adaptação aos cenários hipercompetitivos. A capacidade tecnológica pode favorecer a internacionalização da empresa, uma vez que possibilita a formação de parcerias estratégicas, investimento em P&D, compartilhamento de recursos, transferência de tecnologia e economia de escala. O objetivo deste artigo é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o papel da capacitação tecnológica para a internacionalização da empresa e sucesso de novos produtos. Para tanto, foi necessário analisar 87 artigos obtidos a partir de quatro bases de dados. Os resultados da pesquisa sugerem que a capacidade tecnológica pode ser utilizada como variável moderadora; capacidade tecnológica é considerada um importante elemento de crescimento econômico; facilita a internacionalização da empresa; pode proporcionar o sucesso de novos produtos; a transferência de tecnologia auxilia na formação de capacidade tecnológica, por meio do conhecimento tácito, habilidades e competências dos funcionários; em regra, empresas exportadoras apresentam maior capacidade tecnológica. Por fim, foi proposto um framework teórico, limitação do estudo e sugestões para pesquisas futuras.The constant changes in the existing corporate environment require organizations to submit high speed to adapt to hypercompetitive scenarios. Technological capability can promote company internationalization as it enables the formation of strategic partnerships, investment in R&D, resource sharing, technology transfer, and economies of scale. The aim of this article is to conduct a systematic review of the literature on the role of technological capability in company internationalization and new product success (NPS). It was therefore necessary to analyze 87 articles obtained from four databases. The survey results suggest that technological capability can be used as a moderating variable; technological capability is considered an important element of economic growth; it facilitates company internationalization; can provide NPS; technology transfer assists the formation of technological capability through the tacit knowledge, skills, and competencies of staff; as a rule, export companies have greater technological capabilities. Finally, a theoretical framework, study limitations, and suggestions for future research are proposed.Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM2016-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://internext.espm.br/internext/article/view/32410.18568/1980-4865.11149-62Internext - International Business and Management Review ; Vol. 11 No. 1 (2016): Janeiro/Abril; 49-62Internext; v. 11 n. 1 (2016): Janeiro/Abril; 49-621980-4865reponame:Internextinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMenghttps://internext.espm.br/internext/article/view/324/264Copyright (c) 2016 Internext - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPMinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, Rodrigo Marques de AlmeidaCamargo, Maria Emília2023-06-06T20:32:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/324Revistahttps://internext.espm.br/internextPRIhttps://internext.espm.br/internext/oaiinternext@espm.br1980-48651980-4865opendoar:2023-06-06T20:32:35Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literatura The role of technological capability in the internationalization of the company and new product success: a systematic literature review |
title |
O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literatura |
spellingShingle |
O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literatura Guerra, Rodrigo Marques de Almeida Capacidade tecnológica Efeito moderador Internacionalização Sucesso de novos produtos Technological capability Moderating effect Internationalization New product success strategy internationalization capabilities technological capacity |
title_short |
O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literatura |
title_full |
O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literatura |
title_fullStr |
O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literatura |
title_full_unstemmed |
O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literatura |
title_sort |
O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literatura |
author |
Guerra, Rodrigo Marques de Almeida |
author_facet |
Guerra, Rodrigo Marques de Almeida Camargo, Maria Emília |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Maria Emília |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Rodrigo Marques de Almeida Camargo, Maria Emília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capacidade tecnológica Efeito moderador Internacionalização Sucesso de novos produtos Technological capability Moderating effect Internationalization New product success strategy internationalization capabilities technological capacity |
topic |
Capacidade tecnológica Efeito moderador Internacionalização Sucesso de novos produtos Technological capability Moderating effect Internationalization New product success strategy internationalization capabilities technological capacity |
description |
As constantes mudanças existentes no ambiente corporativo exigem que as organizações apresentem alta velocidade de adaptação aos cenários hipercompetitivos. A capacidade tecnológica pode favorecer a internacionalização da empresa, uma vez que possibilita a formação de parcerias estratégicas, investimento em P&D, compartilhamento de recursos, transferência de tecnologia e economia de escala. O objetivo deste artigo é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o papel da capacitação tecnológica para a internacionalização da empresa e sucesso de novos produtos. Para tanto, foi necessário analisar 87 artigos obtidos a partir de quatro bases de dados. Os resultados da pesquisa sugerem que a capacidade tecnológica pode ser utilizada como variável moderadora; capacidade tecnológica é considerada um importante elemento de crescimento econômico; facilita a internacionalização da empresa; pode proporcionar o sucesso de novos produtos; a transferência de tecnologia auxilia na formação de capacidade tecnológica, por meio do conhecimento tácito, habilidades e competências dos funcionários; em regra, empresas exportadoras apresentam maior capacidade tecnológica. Por fim, foi proposto um framework teórico, limitação do estudo e sugestões para pesquisas futuras. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://internext.espm.br/internext/article/view/324 10.18568/1980-4865.11149-62 |
url |
https://internext.espm.br/internext/article/view/324 |
identifier_str_mv |
10.18568/1980-4865.11149-62 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://internext.espm.br/internext/article/view/324/264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Internext - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Internext - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Internext - International Business and Management Review ; Vol. 11 No. 1 (2016): Janeiro/Abril; 49-62 Internext; v. 11 n. 1 (2016): Janeiro/Abril; 49-62 1980-4865 reponame:Internext instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Internext |
collection |
Internext |
repository.name.fl_str_mv |
Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
internext@espm.br |
_version_ |
1793890309630853120 |