O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Rodrigo Marques de Almeida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Camargo, Maria Emília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Internext
Texto Completo: https://internext.espm.br/internext/article/view/324
Resumo: As constantes mudanças existentes no ambiente corporativo exigem que as organizações apresentem alta velocidade de adaptação aos cenários hipercompetitivos. A capacidade tecnológica pode favorecer a internacionalização da empresa, uma vez que possibilita a formação de parcerias estratégicas, investimento em P&D, compartilhamento de recursos, transferência de tecnologia e economia de escala. O objetivo deste artigo é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o papel da capacitação tecnológica para a internacionalização da empresa e sucesso de novos produtos. Para tanto, foi necessário analisar 87 artigos obtidos a partir de quatro bases de dados. Os resultados da pesquisa sugerem que a capacidade tecnológica pode ser utilizada como variável moderadora; capacidade tecnológica é considerada um importante elemento de crescimento econômico; facilita a internacionalização da empresa; pode proporcionar o sucesso de novos produtos; a transferência de tecnologia auxilia na formação de capacidade tecnológica, por meio do conhecimento tácito, habilidades e competências dos funcionários; em regra, empresas exportadoras apresentam maior capacidade tecnológica. Por fim, foi proposto um framework teórico, limitação do estudo e sugestões para pesquisas futuras.
id ESPM-2_7a428f54d1de365888a8d3a14ca22d43
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/324
network_acronym_str ESPM-2
network_name_str Internext
repository_id_str
spelling O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literaturaThe role of technological capability in the internationalization of the company and new product success: a systematic literature reviewCapacidade tecnológicaEfeito moderadorInternacionalização Sucesso de novos produtosTechnological capabilityModerating effectInternationalizationNew product successstrategyinternationalizationcapabilitiestechnological capacityAs constantes mudanças existentes no ambiente corporativo exigem que as organizações apresentem alta velocidade de adaptação aos cenários hipercompetitivos. A capacidade tecnológica pode favorecer a internacionalização da empresa, uma vez que possibilita a formação de parcerias estratégicas, investimento em P&D, compartilhamento de recursos, transferência de tecnologia e economia de escala. O objetivo deste artigo é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o papel da capacitação tecnológica para a internacionalização da empresa e sucesso de novos produtos. Para tanto, foi necessário analisar 87 artigos obtidos a partir de quatro bases de dados. Os resultados da pesquisa sugerem que a capacidade tecnológica pode ser utilizada como variável moderadora; capacidade tecnológica é considerada um importante elemento de crescimento econômico; facilita a internacionalização da empresa; pode proporcionar o sucesso de novos produtos; a transferência de tecnologia auxilia na formação de capacidade tecnológica, por meio do conhecimento tácito, habilidades e competências dos funcionários; em regra, empresas exportadoras apresentam maior capacidade tecnológica. Por fim, foi proposto um framework teórico, limitação do estudo e sugestões para pesquisas futuras.The constant changes in the existing corporate environment require organizations to submit high speed to adapt to hypercompetitive scenarios. Technological capability can promote company internationalization as it enables the formation of strategic partnerships, investment in R&D, resource sharing, technology transfer, and economies of scale. The aim of this article is to conduct a systematic review of the literature on the role of technological capability in company internationalization and new product success (NPS). It was therefore necessary to analyze 87 articles obtained from four databases. The survey results suggest that technological capability can be used as a moderating variable; technological capability is considered an important element of economic growth; it facilitates company internationalization; can provide NPS; technology transfer assists the formation of technological capability through the tacit knowledge, skills, and competencies of staff; as a rule, export companies have greater technological capabilities. Finally, a theoretical framework, study limitations, and suggestions for future research are proposed.Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM2016-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://internext.espm.br/internext/article/view/32410.18568/1980-4865.11149-62Internext - International Business and Management Review ; Vol. 11 No. 1 (2016): Janeiro/Abril; 49-62Internext; v. 11 n. 1 (2016): Janeiro/Abril; 49-621980-4865reponame:Internextinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMenghttps://internext.espm.br/internext/article/view/324/264Copyright (c) 2016 Internext - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPMinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, Rodrigo Marques de AlmeidaCamargo, Maria Emília2023-06-06T20:32:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/324Revistahttps://internext.espm.br/internextPRIhttps://internext.espm.br/internext/oaiinternext@espm.br1980-48651980-4865opendoar:2023-06-06T20:32:35Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literatura
The role of technological capability in the internationalization of the company and new product success: a systematic literature review
title O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literatura
spellingShingle O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literatura
Guerra, Rodrigo Marques de Almeida
Capacidade tecnológica
Efeito moderador
Internacionalização Sucesso de novos produtos
Technological capability
Moderating effect
Internationalization
New product success
strategy
internationalization
capabilities
technological capacity
title_short O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literatura
title_full O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literatura
title_fullStr O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literatura
title_sort O papel da capacidade tecnológica para a internacionalização da firma e sucesso de novos produtos: Uma revisão sistemática da literatura
author Guerra, Rodrigo Marques de Almeida
author_facet Guerra, Rodrigo Marques de Almeida
Camargo, Maria Emília
author_role author
author2 Camargo, Maria Emília
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Rodrigo Marques de Almeida
Camargo, Maria Emília
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidade tecnológica
Efeito moderador
Internacionalização Sucesso de novos produtos
Technological capability
Moderating effect
Internationalization
New product success
strategy
internationalization
capabilities
technological capacity
topic Capacidade tecnológica
Efeito moderador
Internacionalização Sucesso de novos produtos
Technological capability
Moderating effect
Internationalization
New product success
strategy
internationalization
capabilities
technological capacity
description As constantes mudanças existentes no ambiente corporativo exigem que as organizações apresentem alta velocidade de adaptação aos cenários hipercompetitivos. A capacidade tecnológica pode favorecer a internacionalização da empresa, uma vez que possibilita a formação de parcerias estratégicas, investimento em P&D, compartilhamento de recursos, transferência de tecnologia e economia de escala. O objetivo deste artigo é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o papel da capacitação tecnológica para a internacionalização da empresa e sucesso de novos produtos. Para tanto, foi necessário analisar 87 artigos obtidos a partir de quatro bases de dados. Os resultados da pesquisa sugerem que a capacidade tecnológica pode ser utilizada como variável moderadora; capacidade tecnológica é considerada um importante elemento de crescimento econômico; facilita a internacionalização da empresa; pode proporcionar o sucesso de novos produtos; a transferência de tecnologia auxilia na formação de capacidade tecnológica, por meio do conhecimento tácito, habilidades e competências dos funcionários; em regra, empresas exportadoras apresentam maior capacidade tecnológica. Por fim, foi proposto um framework teórico, limitação do estudo e sugestões para pesquisas futuras.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://internext.espm.br/internext/article/view/324
10.18568/1980-4865.11149-62
url https://internext.espm.br/internext/article/view/324
identifier_str_mv 10.18568/1980-4865.11149-62
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://internext.espm.br/internext/article/view/324/264
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Internext - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Internext - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
dc.source.none.fl_str_mv Internext - International Business and Management Review ; Vol. 11 No. 1 (2016): Janeiro/Abril; 49-62
Internext; v. 11 n. 1 (2016): Janeiro/Abril; 49-62
1980-4865
reponame:Internext
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Internext
collection Internext
repository.name.fl_str_mv Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv internext@espm.br
_version_ 1793890309630853120