Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de Internacionalização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Internext |
Texto Completo: | https://internext.espm.br/internext/article/view/622 |
Resumo: | Objetivo: compreender o papel dos agentes institucionais no processo de internacionalização, na perspectiva do tripé da estratégia.Método: foi desenvolvido um estudo de caso único para investigar a internacionalização de cinco empresas que são associadas a um agente institucional, sob três categorias de análise – internacionalização sob a ótica econômica, comportamental e institucional.Principais resultados: enquanto agente institucional, a entidade é crucial no processo de internacionalização de seus associados, a depender do porte e experiência exportadora. Na perspectiva econômica, coordena a identificação de novos mercados. Na comportamental, dinamiza o gradualismo de inserção internacional e constrói redes de relacionamento. Na institucional, desenvolve um ambiente colaborativo, legitimando a conversão de instituições informais em formais.Relevância/originalidade: estudos empíricos sustentados pelo tripé da estratégia costumam limitar-se a categorizar os elementos recursos, indústria e instituições, separadamente. A perspectiva de análise a partir de agentes institucionais permite avaliar os efeitos das ações dos agentes institucionais de forma abrangente e inter-relacionada.Contribuições teóricas/metodológicas: evidencia-se a inter-relação entre os elementos do tripé da estratégia, dinamizada por agentes institucionais de países emergentes. Agentes institucionais atuam como consolidadores de ações coletivas, reforçando seu papel na construção de instituições informais e formais, mitigando atos oportunísticos que poderiam vilipendiar ações coletivas na construção de confiança e facilitando o acesso a recursos e conhecimento.Contribuições para a gestão: a pesquisa oferece uma oportunidade de reflexão sobre o posicionamento de entidades representativas setoriais que podem aprimorar suas ações em decorrência das contribuições percebidas pelos associados e os pontos de melhoria por eles identificados. |
id |
ESPM-2_8178b05288f457fb1cb2da4e03b75fe8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/622 |
network_acronym_str |
ESPM-2 |
network_name_str |
Internext |
repository_id_str |
|
spelling |
Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de InternacionalizaçãoEstratégiaProcesso de internacionalizaçãoVisão Baseada em InstituiçõesTripé da EstratégiaAgentes institucionaisSMEAgente InstitucionalObjetivo: compreender o papel dos agentes institucionais no processo de internacionalização, na perspectiva do tripé da estratégia.Método: foi desenvolvido um estudo de caso único para investigar a internacionalização de cinco empresas que são associadas a um agente institucional, sob três categorias de análise – internacionalização sob a ótica econômica, comportamental e institucional.Principais resultados: enquanto agente institucional, a entidade é crucial no processo de internacionalização de seus associados, a depender do porte e experiência exportadora. Na perspectiva econômica, coordena a identificação de novos mercados. Na comportamental, dinamiza o gradualismo de inserção internacional e constrói redes de relacionamento. Na institucional, desenvolve um ambiente colaborativo, legitimando a conversão de instituições informais em formais.Relevância/originalidade: estudos empíricos sustentados pelo tripé da estratégia costumam limitar-se a categorizar os elementos recursos, indústria e instituições, separadamente. A perspectiva de análise a partir de agentes institucionais permite avaliar os efeitos das ações dos agentes institucionais de forma abrangente e inter-relacionada.Contribuições teóricas/metodológicas: evidencia-se a inter-relação entre os elementos do tripé da estratégia, dinamizada por agentes institucionais de países emergentes. Agentes institucionais atuam como consolidadores de ações coletivas, reforçando seu papel na construção de instituições informais e formais, mitigando atos oportunísticos que poderiam vilipendiar ações coletivas na construção de confiança e facilitando o acesso a recursos e conhecimento.Contribuições para a gestão: a pesquisa oferece uma oportunidade de reflexão sobre o posicionamento de entidades representativas setoriais que podem aprimorar suas ações em decorrência das contribuições percebidas pelos associados e os pontos de melhoria por eles identificados.Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://internext.espm.br/internext/article/view/62210.18568/internext.v17i1.622Internext - International Business and Management Review ; Vol. 17 No. 1 (2022): Janeiro - Abril; 81-104Internext; v. 17 n. 1 (2022): Janeiro - Abril; 81-1041980-4865reponame:Internextinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://internext.espm.br/internext/article/view/622/451Copyright (c) 2021 Internexthttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Guilherme Zielinskide Vasconcellos, Silvio LuísNunes, Moema Pereira2023-03-21T18:41:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/622Revistahttps://internext.espm.br/internextPRIhttps://internext.espm.br/internext/oaiinternext@espm.br1980-48651980-4865opendoar:2023-03-21T18:41:42Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de Internacionalização |
title |
Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de Internacionalização |
spellingShingle |
Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de Internacionalização Rodrigues, Guilherme Zielinski Estratégia Processo de internacionalização Visão Baseada em Instituições Tripé da Estratégia Agentes institucionais SME Agente Institucional |
title_short |
Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de Internacionalização |
title_full |
Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de Internacionalização |
title_fullStr |
Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de Internacionalização |
title_full_unstemmed |
Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de Internacionalização |
title_sort |
Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de Internacionalização |
author |
Rodrigues, Guilherme Zielinski |
author_facet |
Rodrigues, Guilherme Zielinski de Vasconcellos, Silvio Luís Nunes, Moema Pereira |
author_role |
author |
author2 |
de Vasconcellos, Silvio Luís Nunes, Moema Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Guilherme Zielinski de Vasconcellos, Silvio Luís Nunes, Moema Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Processo de internacionalização Visão Baseada em Instituições Tripé da Estratégia Agentes institucionais SME Agente Institucional |
topic |
Estratégia Processo de internacionalização Visão Baseada em Instituições Tripé da Estratégia Agentes institucionais SME Agente Institucional |
description |
Objetivo: compreender o papel dos agentes institucionais no processo de internacionalização, na perspectiva do tripé da estratégia.Método: foi desenvolvido um estudo de caso único para investigar a internacionalização de cinco empresas que são associadas a um agente institucional, sob três categorias de análise – internacionalização sob a ótica econômica, comportamental e institucional.Principais resultados: enquanto agente institucional, a entidade é crucial no processo de internacionalização de seus associados, a depender do porte e experiência exportadora. Na perspectiva econômica, coordena a identificação de novos mercados. Na comportamental, dinamiza o gradualismo de inserção internacional e constrói redes de relacionamento. Na institucional, desenvolve um ambiente colaborativo, legitimando a conversão de instituições informais em formais.Relevância/originalidade: estudos empíricos sustentados pelo tripé da estratégia costumam limitar-se a categorizar os elementos recursos, indústria e instituições, separadamente. A perspectiva de análise a partir de agentes institucionais permite avaliar os efeitos das ações dos agentes institucionais de forma abrangente e inter-relacionada.Contribuições teóricas/metodológicas: evidencia-se a inter-relação entre os elementos do tripé da estratégia, dinamizada por agentes institucionais de países emergentes. Agentes institucionais atuam como consolidadores de ações coletivas, reforçando seu papel na construção de instituições informais e formais, mitigando atos oportunísticos que poderiam vilipendiar ações coletivas na construção de confiança e facilitando o acesso a recursos e conhecimento.Contribuições para a gestão: a pesquisa oferece uma oportunidade de reflexão sobre o posicionamento de entidades representativas setoriais que podem aprimorar suas ações em decorrência das contribuições percebidas pelos associados e os pontos de melhoria por eles identificados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://internext.espm.br/internext/article/view/622 10.18568/internext.v17i1.622 |
url |
https://internext.espm.br/internext/article/view/622 |
identifier_str_mv |
10.18568/internext.v17i1.622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://internext.espm.br/internext/article/view/622/451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Internext http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Internext http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Internext - International Business and Management Review ; Vol. 17 No. 1 (2022): Janeiro - Abril; 81-104 Internext; v. 17 n. 1 (2022): Janeiro - Abril; 81-104 1980-4865 reponame:Internext instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Internext |
collection |
Internext |
repository.name.fl_str_mv |
Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
internext@espm.br |
_version_ |
1793890310171918336 |