Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de Internacionalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Guilherme Zielinski
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Vasconcellos, Silvio Luís, Nunes, Moema Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Internext
Texto Completo: https://internext.espm.br/internext/article/view/622
Resumo: Objetivo: compreender o papel dos agentes institucionais no processo de internacionalização, na perspectiva do tripé da estratégia.Método: foi desenvolvido um estudo de caso único para investigar a internacionalização de cinco empresas que são associadas a um agente institucional, sob três categorias de análise – internacionalização sob a ótica econômica, comportamental e institucional.Principais resultados:  enquanto agente institucional, a entidade é crucial no processo de internacionalização de seus associados, a depender do porte e experiência exportadora. Na perspectiva econômica, coordena a identificação de novos mercados. Na comportamental, dinamiza o gradualismo de inserção internacional e constrói redes de relacionamento. Na institucional, desenvolve um ambiente colaborativo, legitimando a conversão de instituições informais em formais.Relevância/originalidade: estudos empíricos sustentados pelo tripé da estratégia costumam limitar-se a categorizar os elementos recursos, indústria e instituições, separadamente. A perspectiva de análise a partir de agentes institucionais permite avaliar os efeitos das ações dos agentes institucionais de forma abrangente e inter-relacionada.Contribuições teóricas/metodológicas: evidencia-se a inter-relação entre os elementos do tripé da estratégia, dinamizada por agentes institucionais de países emergentes. Agentes institucionais atuam como consolidadores de ações coletivas, reforçando seu papel na construção de instituições informais e formais, mitigando atos oportunísticos que poderiam vilipendiar ações coletivas na construção de confiança e facilitando o acesso a recursos e conhecimento.Contribuições para a gestão: a pesquisa oferece uma oportunidade de reflexão sobre o posicionamento de entidades representativas setoriais que podem aprimorar suas ações em decorrência das contribuições percebidas pelos associados e os pontos de melhoria por eles identificados.
id ESPM-2_8178b05288f457fb1cb2da4e03b75fe8
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/622
network_acronym_str ESPM-2
network_name_str Internext
repository_id_str
spelling Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de InternacionalizaçãoEstratégiaProcesso de internacionalizaçãoVisão Baseada em InstituiçõesTripé da EstratégiaAgentes institucionaisSMEAgente InstitucionalObjetivo: compreender o papel dos agentes institucionais no processo de internacionalização, na perspectiva do tripé da estratégia.Método: foi desenvolvido um estudo de caso único para investigar a internacionalização de cinco empresas que são associadas a um agente institucional, sob três categorias de análise – internacionalização sob a ótica econômica, comportamental e institucional.Principais resultados:  enquanto agente institucional, a entidade é crucial no processo de internacionalização de seus associados, a depender do porte e experiência exportadora. Na perspectiva econômica, coordena a identificação de novos mercados. Na comportamental, dinamiza o gradualismo de inserção internacional e constrói redes de relacionamento. Na institucional, desenvolve um ambiente colaborativo, legitimando a conversão de instituições informais em formais.Relevância/originalidade: estudos empíricos sustentados pelo tripé da estratégia costumam limitar-se a categorizar os elementos recursos, indústria e instituições, separadamente. A perspectiva de análise a partir de agentes institucionais permite avaliar os efeitos das ações dos agentes institucionais de forma abrangente e inter-relacionada.Contribuições teóricas/metodológicas: evidencia-se a inter-relação entre os elementos do tripé da estratégia, dinamizada por agentes institucionais de países emergentes. Agentes institucionais atuam como consolidadores de ações coletivas, reforçando seu papel na construção de instituições informais e formais, mitigando atos oportunísticos que poderiam vilipendiar ações coletivas na construção de confiança e facilitando o acesso a recursos e conhecimento.Contribuições para a gestão: a pesquisa oferece uma oportunidade de reflexão sobre o posicionamento de entidades representativas setoriais que podem aprimorar suas ações em decorrência das contribuições percebidas pelos associados e os pontos de melhoria por eles identificados.Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://internext.espm.br/internext/article/view/62210.18568/internext.v17i1.622Internext - International Business and Management Review ; Vol. 17 No. 1 (2022): Janeiro - Abril; 81-104Internext; v. 17 n. 1 (2022): Janeiro - Abril; 81-1041980-4865reponame:Internextinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://internext.espm.br/internext/article/view/622/451Copyright (c) 2021 Internexthttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Guilherme Zielinskide Vasconcellos, Silvio LuísNunes, Moema Pereira2023-03-21T18:41:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/622Revistahttps://internext.espm.br/internextPRIhttps://internext.espm.br/internext/oaiinternext@espm.br1980-48651980-4865opendoar:2023-03-21T18:41:42Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de Internacionalização
title Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de Internacionalização
spellingShingle Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de Internacionalização
Rodrigues, Guilherme Zielinski
Estratégia
Processo de internacionalização
Visão Baseada em Instituições
Tripé da Estratégia
Agentes institucionais
SME
Agente Institucional
title_short Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de Internacionalização
title_full Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de Internacionalização
title_fullStr Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de Internacionalização
title_full_unstemmed Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de Internacionalização
title_sort Tripé da Estratégia: O Papel dos Agentes Institucionais no Processo de Internacionalização
author Rodrigues, Guilherme Zielinski
author_facet Rodrigues, Guilherme Zielinski
de Vasconcellos, Silvio Luís
Nunes, Moema Pereira
author_role author
author2 de Vasconcellos, Silvio Luís
Nunes, Moema Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Guilherme Zielinski
de Vasconcellos, Silvio Luís
Nunes, Moema Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Processo de internacionalização
Visão Baseada em Instituições
Tripé da Estratégia
Agentes institucionais
SME
Agente Institucional
topic Estratégia
Processo de internacionalização
Visão Baseada em Instituições
Tripé da Estratégia
Agentes institucionais
SME
Agente Institucional
description Objetivo: compreender o papel dos agentes institucionais no processo de internacionalização, na perspectiva do tripé da estratégia.Método: foi desenvolvido um estudo de caso único para investigar a internacionalização de cinco empresas que são associadas a um agente institucional, sob três categorias de análise – internacionalização sob a ótica econômica, comportamental e institucional.Principais resultados:  enquanto agente institucional, a entidade é crucial no processo de internacionalização de seus associados, a depender do porte e experiência exportadora. Na perspectiva econômica, coordena a identificação de novos mercados. Na comportamental, dinamiza o gradualismo de inserção internacional e constrói redes de relacionamento. Na institucional, desenvolve um ambiente colaborativo, legitimando a conversão de instituições informais em formais.Relevância/originalidade: estudos empíricos sustentados pelo tripé da estratégia costumam limitar-se a categorizar os elementos recursos, indústria e instituições, separadamente. A perspectiva de análise a partir de agentes institucionais permite avaliar os efeitos das ações dos agentes institucionais de forma abrangente e inter-relacionada.Contribuições teóricas/metodológicas: evidencia-se a inter-relação entre os elementos do tripé da estratégia, dinamizada por agentes institucionais de países emergentes. Agentes institucionais atuam como consolidadores de ações coletivas, reforçando seu papel na construção de instituições informais e formais, mitigando atos oportunísticos que poderiam vilipendiar ações coletivas na construção de confiança e facilitando o acesso a recursos e conhecimento.Contribuições para a gestão: a pesquisa oferece uma oportunidade de reflexão sobre o posicionamento de entidades representativas setoriais que podem aprimorar suas ações em decorrência das contribuições percebidas pelos associados e os pontos de melhoria por eles identificados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://internext.espm.br/internext/article/view/622
10.18568/internext.v17i1.622
url https://internext.espm.br/internext/article/view/622
identifier_str_mv 10.18568/internext.v17i1.622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://internext.espm.br/internext/article/view/622/451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Internext
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Internext
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
dc.source.none.fl_str_mv Internext - International Business and Management Review ; Vol. 17 No. 1 (2022): Janeiro - Abril; 81-104
Internext; v. 17 n. 1 (2022): Janeiro - Abril; 81-104
1980-4865
reponame:Internext
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Internext
collection Internext
repository.name.fl_str_mv Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv internext@espm.br
_version_ 1793890310171918336