Em direção a uma teoria da produção internacional de serviços de infraestrutura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Internext |
Texto Completo: | https://internext.espm.br/internext/article/view/148 |
Resumo: | Este artigo discute elementos de uma teoria da produção internacional de serviços de infraestrutura. Eu apresento uma visão microeconômica sobre as principais falhas de mercado dos serviços de infraestrutura, e argumento que as idiossincrasias destes setores podem exigir modificações nas atuais teorias de negócios internacionais para a explicação do contexto específico dos investimentos diretos estrangeiros em infraestrutura. O artigo discute as vantagens de propriedade relevantes, principalmente na definição de padrões e na capitalização; as vantagens de localização que são mais claras, mas que não operam da forma convencional. A entrada preventiva assegura vantagens de pioneiro à luz da natureza transitória das janelas de oportunidade. A internalização, embora aparentemente não seja relevante, pode se mostrar importante em transações específicas envolvendo a contratação de projetos e de financiamento. O processo de internacionalização das firmas de infraestrutura pode também merecer adaptações, mesmo considerando a versão mais recente do modelo de Uppsala que leva em conta o passivo de ser externo à rede. |
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Em direção a uma teoria da produção internacional de serviços de infraestruturaTowards a theory of international production of infrastructure servicesInvestimento direto estrangeiroInfraestruturaFalhas de mercadoRegulaçãoForeign direct investmentInfrastructureMarket failureRegulationEnterprises - public utilitiesEste artigo discute elementos de uma teoria da produção internacional de serviços de infraestrutura. Eu apresento uma visão microeconômica sobre as principais falhas de mercado dos serviços de infraestrutura, e argumento que as idiossincrasias destes setores podem exigir modificações nas atuais teorias de negócios internacionais para a explicação do contexto específico dos investimentos diretos estrangeiros em infraestrutura. O artigo discute as vantagens de propriedade relevantes, principalmente na definição de padrões e na capitalização; as vantagens de localização que são mais claras, mas que não operam da forma convencional. A entrada preventiva assegura vantagens de pioneiro à luz da natureza transitória das janelas de oportunidade. A internalização, embora aparentemente não seja relevante, pode se mostrar importante em transações específicas envolvendo a contratação de projetos e de financiamento. O processo de internacionalização das firmas de infraestrutura pode também merecer adaptações, mesmo considerando a versão mais recente do modelo de Uppsala que leva em conta o passivo de ser externo à rede.This paper discusses elements of a theory of international production of infrastructure services. I present a microeconomic view on the major market failures of the infrastructure sectors, and argue that the idiosyncrasies of these sectors may require modification of current dominant international business theories as applied in the explanation of the specific context of infrastructure foreign direct investments. The paper discusses the relevant ownership advantages, mostly in standard setting and capitalization; location advantages that are clearer, but do not play in the conventional fashion. Preemptive entry will secure first mover advantages in light of the transient nature of the windows of opportunity. Internalization, although apparently not relevant, may take place in specific transactions involving procurement of projects and financing. The process of internationalization of infrastructure firms may also merit adaptations, even considering the more recent version of the Uppsala model which considers liability of outsidership.Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM2013-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://internext.espm.br/internext/article/view/14810.18568/1980-4865.8117-30Internext - International Business and Management Review ; Vol. 8 No. 1 (2013): janeiro/abril; 17-30Internext; v. 8 n. 1 (2013): janeiro/abril; 17-301980-4865reponame:Internextinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://internext.espm.br/internext/article/view/148/144Copyright (c) 2015 Internextinfo:eu-repo/semantics/openAccessTurolla, Frederico Araujo2014-02-04T13:27:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/148Revistahttps://internext.espm.br/internextPRIhttps://internext.espm.br/internext/oaiinternext@espm.br1980-48651980-4865opendoar:2014-02-04T13:27:44Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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