Impactos no Comportamento do Frete: Uma Aplicação de Equilíbrio Geral Computável para os Produtos Agropecuários do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Asai, Guilherme
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Piacenti, Carlos Alberto, Gurgel, Angelo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Internext
Texto Completo: https://internext.espm.br/internext/article/view/556
Resumo: Objetivo: este trabalho teve como objetivo investigar o impacto da oscilação do custo do frete para os produtos agropecuários brasileiros.Método: trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, focado na análise de cenário por meio da modelagem em equilíbrio geral computável para as cinco macrorregiões brasileiras.Principais resultados: como resultado da pesquisa indica-se: (i) a importação e a exportação sofreram impacto causado pela variação do preço do frete, aumentando em todas as macrorregiões brasileiras; (ii) o aumento das importações e exportações é um indicativo no movimento dos fluxos comerciais e traz benefícios para a economia do país, favorecendo a troca e a economia regional e (iii) as regiões com menor custo de frete, apresentam ganhos de competitividade para produtos agropecuários.Relevância/originalidade: trabalho contribui com uma agenda de pesquisa que envolve setores importantes da economia brasileira – agropecuária e transportes – e como estão relacionados entre si, fornecendo uma visão de como o custo de frete influência no comércio dos produtos agropecuários no Brasil.Contribuições teóricas/metodológicas: o trabalho apresenta uma abordagem diferente de métodos mais tradicionais, por ECG, criando uma alternativa para análise de como o custo de transporte impacta no comércio inter-regional.
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