Impactos no Comportamento do Frete: Uma Aplicação de Equilíbrio Geral Computável para os Produtos Agropecuários do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Asai, Guilherme
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Piacenti, Carlos Alberto, Gurgel, Angelo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Internext
DOI: 10.18568/internext.v15i3.556
Texto Completo: https://internext.espm.br/internext/article/view/556
Resumo: Objetivo: este trabalho teve como objetivo investigar o impacto da oscilação do custo do frete para os produtos agropecuários brasileiros.Método: trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, focado na análise de cenário por meio da modelagem em equilíbrio geral computável para as cinco macrorregiões brasileiras.Principais resultados: como resultado da pesquisa indica-se: (i) a importação e a exportação sofreram impacto causado pela variação do preço do frete, aumentando em todas as macrorregiões brasileiras; (ii) o aumento das importações e exportações é um indicativo no movimento dos fluxos comerciais e traz benefícios para a economia do país, favorecendo a troca e a economia regional e (iii) as regiões com menor custo de frete, apresentam ganhos de competitividade para produtos agropecuários.Relevância/originalidade: trabalho contribui com uma agenda de pesquisa que envolve setores importantes da economia brasileira – agropecuária e transportes – e como estão relacionados entre si, fornecendo uma visão de como o custo de frete influência no comércio dos produtos agropecuários no Brasil.Contribuições teóricas/metodológicas: o trabalho apresenta uma abordagem diferente de métodos mais tradicionais, por ECG, criando uma alternativa para análise de como o custo de transporte impacta no comércio inter-regional.
id ESPM-2_cf01228b8ec2d48b63a825f0d60921dc
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/556
network_acronym_str ESPM-2
network_name_str Internext
spelling Impactos no Comportamento do Frete: Uma Aplicação de Equilíbrio Geral Computável para os Produtos Agropecuários do BrasilImpactos no Comportamento do Frete: Uma Aplicação de Equilíbrio Geral Computável para os Produtos Agropecuários do BrasilEquilíbrio Geral ComputávelLogísticaFreteAgropecuáriaEquilíbrio Geral ComputávelLogísticaFreteAgropecuáriaObjetivo: este trabalho teve como objetivo investigar o impacto da oscilação do custo do frete para os produtos agropecuários brasileiros.Método: trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, focado na análise de cenário por meio da modelagem em equilíbrio geral computável para as cinco macrorregiões brasileiras.Principais resultados: como resultado da pesquisa indica-se: (i) a importação e a exportação sofreram impacto causado pela variação do preço do frete, aumentando em todas as macrorregiões brasileiras; (ii) o aumento das importações e exportações é um indicativo no movimento dos fluxos comerciais e traz benefícios para a economia do país, favorecendo a troca e a economia regional e (iii) as regiões com menor custo de frete, apresentam ganhos de competitividade para produtos agropecuários.Relevância/originalidade: trabalho contribui com uma agenda de pesquisa que envolve setores importantes da economia brasileira – agropecuária e transportes – e como estão relacionados entre si, fornecendo uma visão de como o custo de frete influência no comércio dos produtos agropecuários no Brasil.Contribuições teóricas/metodológicas: o trabalho apresenta uma abordagem diferente de métodos mais tradicionais, por ECG, criando uma alternativa para análise de como o custo de transporte impacta no comércio inter-regional.Objetivo: este trabalho teve como objetivo investigar o impacto da oscilação do custo do frete para os produtos agropecuários brasileiros.Método: trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, focado na análise de cenário por meio da modelagem em equilíbrio geral computável para as cinco macrorregiões brasileiras.Principais resultados: como resultado da pesquisa indica-se: (i) a importação e a exportação sofreram impacto causado pela variação do preço do frete, aumentando em todas as macrorregiões brasileiras; (ii) o aumento das importações e exportações é um indicativo no movimento dos fluxos comerciais e traz benefícios para a economia do país, favorecendo a troca e a economia regional e (iii) as regiões com menor custo de frete, apresentam ganhos de competitividade para produtos agropecuários.Relevância/originalidade: trabalho contribui com uma agenda de pesquisa que envolve setores importantes da economia brasileira – agropecuária e transportes – e como estão relacionados entre si, fornecendo uma visão de como o custo de frete influência no comércio dos produtos agropecuários no Brasil.Contribuições teóricas/metodológicas: o trabalho apresenta uma abordagem diferente de métodos mais tradicionais, por ECG, criando uma alternativa para análise de como o custo de transporte impacta no comércio inter-regional.Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM2020-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://internext.espm.br/internext/article/view/55610.18568/internext.v15i3.556Internext - International Business and Management Review ; Vol. 15 No. 3 (2020): Setembro - Dezembro; 17-33Internext; v. 15 n. 3 (2020): Setembro - Dezembro; 17-331980-4865reponame:Internextinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporenghttps://internext.espm.br/internext/article/view/556/pdfhttps://internext.espm.br/internext/article/view/556/pdf_1Copyright (c) 2020 Internextinfo:eu-repo/semantics/openAccessAsai, GuilhermePiacenti, Carlos AlbertoGurgel, Angelo Costa2023-06-06T20:51:20Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/556Revistahttps://internext.espm.br/internextPRIhttps://internext.espm.br/internext/oaiinternext@espm.br1980-48651980-4865opendoar:2023-06-06T20:51:20Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos no Comportamento do Frete: Uma Aplicação de Equilíbrio Geral Computável para os Produtos Agropecuários do Brasil
Impactos no Comportamento do Frete: Uma Aplicação de Equilíbrio Geral Computável para os Produtos Agropecuários do Brasil
title Impactos no Comportamento do Frete: Uma Aplicação de Equilíbrio Geral Computável para os Produtos Agropecuários do Brasil
spellingShingle Impactos no Comportamento do Frete: Uma Aplicação de Equilíbrio Geral Computável para os Produtos Agropecuários do Brasil
Impactos no Comportamento do Frete: Uma Aplicação de Equilíbrio Geral Computável para os Produtos Agropecuários do Brasil
Asai, Guilherme
Equilíbrio Geral Computável
Logística
Frete
Agropecuária
Equilíbrio Geral Computável
Logística
Frete
Agropecuária
Asai, Guilherme
Equilíbrio Geral Computável
Logística
Frete
Agropecuária
Equilíbrio Geral Computável
Logística
Frete
Agropecuária
title_short Impactos no Comportamento do Frete: Uma Aplicação de Equilíbrio Geral Computável para os Produtos Agropecuários do Brasil
title_full Impactos no Comportamento do Frete: Uma Aplicação de Equilíbrio Geral Computável para os Produtos Agropecuários do Brasil
title_fullStr Impactos no Comportamento do Frete: Uma Aplicação de Equilíbrio Geral Computável para os Produtos Agropecuários do Brasil
Impactos no Comportamento do Frete: Uma Aplicação de Equilíbrio Geral Computável para os Produtos Agropecuários do Brasil
title_full_unstemmed Impactos no Comportamento do Frete: Uma Aplicação de Equilíbrio Geral Computável para os Produtos Agropecuários do Brasil
Impactos no Comportamento do Frete: Uma Aplicação de Equilíbrio Geral Computável para os Produtos Agropecuários do Brasil
title_sort Impactos no Comportamento do Frete: Uma Aplicação de Equilíbrio Geral Computável para os Produtos Agropecuários do Brasil
author Asai, Guilherme
author_facet Asai, Guilherme
Asai, Guilherme
Piacenti, Carlos Alberto
Gurgel, Angelo Costa
Piacenti, Carlos Alberto
Gurgel, Angelo Costa
author_role author
author2 Piacenti, Carlos Alberto
Gurgel, Angelo Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Asai, Guilherme
Piacenti, Carlos Alberto
Gurgel, Angelo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Equilíbrio Geral Computável
Logística
Frete
Agropecuária
Equilíbrio Geral Computável
Logística
Frete
Agropecuária
topic Equilíbrio Geral Computável
Logística
Frete
Agropecuária
Equilíbrio Geral Computável
Logística
Frete
Agropecuária
description Objetivo: este trabalho teve como objetivo investigar o impacto da oscilação do custo do frete para os produtos agropecuários brasileiros.Método: trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, focado na análise de cenário por meio da modelagem em equilíbrio geral computável para as cinco macrorregiões brasileiras.Principais resultados: como resultado da pesquisa indica-se: (i) a importação e a exportação sofreram impacto causado pela variação do preço do frete, aumentando em todas as macrorregiões brasileiras; (ii) o aumento das importações e exportações é um indicativo no movimento dos fluxos comerciais e traz benefícios para a economia do país, favorecendo a troca e a economia regional e (iii) as regiões com menor custo de frete, apresentam ganhos de competitividade para produtos agropecuários.Relevância/originalidade: trabalho contribui com uma agenda de pesquisa que envolve setores importantes da economia brasileira – agropecuária e transportes – e como estão relacionados entre si, fornecendo uma visão de como o custo de frete influência no comércio dos produtos agropecuários no Brasil.Contribuições teóricas/metodológicas: o trabalho apresenta uma abordagem diferente de métodos mais tradicionais, por ECG, criando uma alternativa para análise de como o custo de transporte impacta no comércio inter-regional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://internext.espm.br/internext/article/view/556
10.18568/internext.v15i3.556
url https://internext.espm.br/internext/article/view/556
identifier_str_mv 10.18568/internext.v15i3.556
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://internext.espm.br/internext/article/view/556/pdf
https://internext.espm.br/internext/article/view/556/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Internext
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Internext
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
dc.source.none.fl_str_mv Internext - International Business and Management Review ; Vol. 15 No. 3 (2020): Setembro - Dezembro; 17-33
Internext; v. 15 n. 3 (2020): Setembro - Dezembro; 17-33
1980-4865
reponame:Internext
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Internext
collection Internext
repository.name.fl_str_mv Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv internext@espm.br
_version_ 1822179474224971777
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18568/internext.v15i3.556