Slow Profile: Estudo das Orientações ao Consumo de Slow Fashion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobreira, Érica Maria Calíope
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Clayton Robson Moreira da, Romero, Cláudia Buhamra Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Internext
Texto Completo: https://internext.espm.br/internext/article/view/589
Resumo: Objetivo: Identificar perfis de orientação ao consumo de slow fashion, verificando os fatores associados aos diferentes perfis.Método: Trata-se de uma pesquisa do tipo survey com 461 consumidores de vestuário do Estado do Ceará. Utilizou-se de um questionário com questões de perfil do respondente, além de uma seção dedicada à mensuração da orientação ao consumo de slow fashion, por meio da escala de Jin e Jung (2014). Foram utilizados métodos de análise descritiva, análise fatorial exploratória (AFE), análise de cluster por k-means e análise de correspondência (ANACOR).Principais Resultados: Os resultados indicam validade da escala no contexto desta pesquisa. Verificou-se a existência de três perfis de orientação: alta orientação, orientação parcial, e averso à exclusividade. Ainda, observou-se que existe associação entre os diferentes perfis e as variáveis demográficas relacionadas à localização, renda, faixa etária, orientação sexual, escolaridade, estado civil e ocupação.Relevância/originalidade: Estudos sobre slow fashion ainda carecem de informações sobre quem são os seus potenciais consumidores e quais são os seus perfis. Este estudo visa preencher esse gap da literatura. Esta pesquisa é relevante teoricamente por estudar o slow fashion e seus potenciais consumidores no Brasil e, do ponto de vista gerencial, pelo crescente número de marcas brasileiras seguindo o conceito de slow fashion.Contribuições teóricas/metodológicas: Como contribuição teórica, estende o corpo de conhecimento sobre perfis de potenciais consumidores de slow fashion.Contribuições sociais / para a gestão (opcional): As implicações gerenciais dizem respeito ao fornecimento de informações que possam contribuir para o planejamento de mercadológico e posicionamento de marca eficiente e direcionado a esses potenciais consumidores.
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