Reflexão sobre a missão desafiadora do constructo marca-país na área de negócios internacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariutti, Fabiana Gondim
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Internext
Texto Completo: https://internext.espm.br/internext/article/view/257
Resumo: A importância de uma marca-país promovida estrategicamente é um dos propósitos fundamentais em negócios internacionais. Cada nação tenta transmitir seus atributos internacionalmente - não apenas seus produtos e serviços, mas também a sua imagem geral. Além disso, pesquisas sobre o construto de marca-país estão sendo realizadas continuamente em institutos governamentais e ambientes acadêmicos e corporativos. As nações precisam se promover estrategicamente se desejam serem percebidas. Baseada nesta premissa, o objetivo desta reflexão teórica é abordar este constructo para delinear o desenvolvimento desta linha de pesquisa e propor um arcabouço teórica para pesquisas futuras. Este artigo também colabora para a compreensão da missão desafiadora do constructo marca-país, cujas estratégias podem ser aplicadas na prática e na teoria da disciplina. Este estudo conceptual complementa o estado-da-arte sobre as complexidades do construto de marca-país através da compreensão das filosofias-chave sobre o tema depois de traçar a sua evolução. A combinação de resultados ofereceu suporte para a elaboração de um quadro conceptual relacionado com as principais complexidades do construto de marca-país, os quais são os seguintes: natureza multifacetada; variedade de muitos grupos de stakeholders; envolvimento do governo; oportunidades interdisciplinares e multidisciplinares e potenciais modelos para marca-país. Assim, o artigo considera que as estratégias dinâmicas e funcionais de branding para uma marca-país proporcionam autenticidade às nações no cenário internacional de negócios e ao fazê-lo - esta missão desafiadora da marca-país beneficia a economia e o comércio internacional; desenvolve as relações diplomáticas e os avanços de pesquisa sobre marketing internacional; fomenta programas de intercâmbios acadêmicos e de ensino; por fim, avança na sustentabilidade nacional e global.
id ESPM-2_e75dc147d414199c1e484add7e386787
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/257
network_acronym_str ESPM-2
network_name_str Internext
repository_id_str
spelling Reflexão sobre a missão desafiadora do constructo marca-país na área de negócios internacionaisMarca-paísEstratégias de marca-paísNegócios InternacionaisCountry BrandA importância de uma marca-país promovida estrategicamente é um dos propósitos fundamentais em negócios internacionais. Cada nação tenta transmitir seus atributos internacionalmente - não apenas seus produtos e serviços, mas também a sua imagem geral. Além disso, pesquisas sobre o construto de marca-país estão sendo realizadas continuamente em institutos governamentais e ambientes acadêmicos e corporativos. As nações precisam se promover estrategicamente se desejam serem percebidas. Baseada nesta premissa, o objetivo desta reflexão teórica é abordar este constructo para delinear o desenvolvimento desta linha de pesquisa e propor um arcabouço teórica para pesquisas futuras. Este artigo também colabora para a compreensão da missão desafiadora do constructo marca-país, cujas estratégias podem ser aplicadas na prática e na teoria da disciplina. Este estudo conceptual complementa o estado-da-arte sobre as complexidades do construto de marca-país através da compreensão das filosofias-chave sobre o tema depois de traçar a sua evolução. A combinação de resultados ofereceu suporte para a elaboração de um quadro conceptual relacionado com as principais complexidades do construto de marca-país, os quais são os seguintes: natureza multifacetada; variedade de muitos grupos de stakeholders; envolvimento do governo; oportunidades interdisciplinares e multidisciplinares e potenciais modelos para marca-país. Assim, o artigo considera que as estratégias dinâmicas e funcionais de branding para uma marca-país proporcionam autenticidade às nações no cenário internacional de negócios e ao fazê-lo - esta missão desafiadora da marca-país beneficia a economia e o comércio internacional; desenvolve as relações diplomáticas e os avanços de pesquisa sobre marketing internacional; fomenta programas de intercâmbios acadêmicos e de ensino; por fim, avança na sustentabilidade nacional e global.Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://internext.espm.br/internext/article/view/25710.18568/1980-4865.10358-70Internext - International Business and Management Review ; Vol. 10 No. 3 (2015): September/December 2015; 58-70Internext; v. 10 n. 3 (2015): SETEMBRO/DEZEMBRO; 58-701980-4865reponame:Internextinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMenghttps://internext.espm.br/internext/article/view/257/251Copyright (c) 2015 Internext - Revista Eletrônica de Negócios Internacionaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMariutti, Fabiana Gondim2023-06-06T20:32:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/257Revistahttps://internext.espm.br/internextPRIhttps://internext.espm.br/internext/oaiinternext@espm.br1980-48651980-4865opendoar:2023-06-06T20:32:58Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão sobre a missão desafiadora do constructo marca-país na área de negócios internacionais
title Reflexão sobre a missão desafiadora do constructo marca-país na área de negócios internacionais
spellingShingle Reflexão sobre a missão desafiadora do constructo marca-país na área de negócios internacionais
Mariutti, Fabiana Gondim
Marca-país
Estratégias de marca-país
Negócios Internacionais
Country Brand
title_short Reflexão sobre a missão desafiadora do constructo marca-país na área de negócios internacionais
title_full Reflexão sobre a missão desafiadora do constructo marca-país na área de negócios internacionais
title_fullStr Reflexão sobre a missão desafiadora do constructo marca-país na área de negócios internacionais
title_full_unstemmed Reflexão sobre a missão desafiadora do constructo marca-país na área de negócios internacionais
title_sort Reflexão sobre a missão desafiadora do constructo marca-país na área de negócios internacionais
author Mariutti, Fabiana Gondim
author_facet Mariutti, Fabiana Gondim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariutti, Fabiana Gondim
dc.subject.por.fl_str_mv Marca-país
Estratégias de marca-país
Negócios Internacionais
Country Brand
topic Marca-país
Estratégias de marca-país
Negócios Internacionais
Country Brand
description A importância de uma marca-país promovida estrategicamente é um dos propósitos fundamentais em negócios internacionais. Cada nação tenta transmitir seus atributos internacionalmente - não apenas seus produtos e serviços, mas também a sua imagem geral. Além disso, pesquisas sobre o construto de marca-país estão sendo realizadas continuamente em institutos governamentais e ambientes acadêmicos e corporativos. As nações precisam se promover estrategicamente se desejam serem percebidas. Baseada nesta premissa, o objetivo desta reflexão teórica é abordar este constructo para delinear o desenvolvimento desta linha de pesquisa e propor um arcabouço teórica para pesquisas futuras. Este artigo também colabora para a compreensão da missão desafiadora do constructo marca-país, cujas estratégias podem ser aplicadas na prática e na teoria da disciplina. Este estudo conceptual complementa o estado-da-arte sobre as complexidades do construto de marca-país através da compreensão das filosofias-chave sobre o tema depois de traçar a sua evolução. A combinação de resultados ofereceu suporte para a elaboração de um quadro conceptual relacionado com as principais complexidades do construto de marca-país, os quais são os seguintes: natureza multifacetada; variedade de muitos grupos de stakeholders; envolvimento do governo; oportunidades interdisciplinares e multidisciplinares e potenciais modelos para marca-país. Assim, o artigo considera que as estratégias dinâmicas e funcionais de branding para uma marca-país proporcionam autenticidade às nações no cenário internacional de negócios e ao fazê-lo - esta missão desafiadora da marca-país beneficia a economia e o comércio internacional; desenvolve as relações diplomáticas e os avanços de pesquisa sobre marketing internacional; fomenta programas de intercâmbios acadêmicos e de ensino; por fim, avança na sustentabilidade nacional e global.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://internext.espm.br/internext/article/view/257
10.18568/1980-4865.10358-70
url https://internext.espm.br/internext/article/view/257
identifier_str_mv 10.18568/1980-4865.10358-70
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://internext.espm.br/internext/article/view/257/251
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Internext - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Internext - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
dc.source.none.fl_str_mv Internext - International Business and Management Review ; Vol. 10 No. 3 (2015): September/December 2015; 58-70
Internext; v. 10 n. 3 (2015): SETEMBRO/DEZEMBRO; 58-70
1980-4865
reponame:Internext
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Internext
collection Internext
repository.name.fl_str_mv Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv internext@espm.br
_version_ 1793890309588910080