Dialogismo: emergência do pensamento latino-americano em comunicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/81 |
Resumo: | Neste artigo estuda-se a emergência do pensamento latino-americano em comunicação, tendo como foco a proposta dialógica que, na história das teorias da comunicação, se caracteriza como crítica à mass communication research da sociologia americana. Situa a emergência desse pensamento comunicacional na América Latina em meio a condições de subdesenvolvimento econômico e social, analisando-o também como crítica aos difusionismos culturais e comunicacionais do processo de globalização. Historicamente, o dialogismo atualiza os processos de inovação teórica que reavaliaram a recepção como mediadora e produtora de sentidos nos estudos em comunicação. Palavras-chave: Comunicação; dialogismo; América Latina. ABSTRACT In this article, latin-american thought emergence in communication is studied focusing on the dialogue proposal which, in the history of communication theories, is characterised as a critique of mass communication research in American sociology. Latin-american thought emergence in communication is situated within conditions of economic and socialunderdevelopment being analysed also as a critique of the idea of cultural and communication dispersion of the globalisation process. Historically, dialogism updates the processes of theory innovation which reassesses reception as a mediator and producer of meaning in the studies of communication. Keywords: Communication; dialogism; Latin America. |
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Dialogismo: emergência do pensamento latino-americano em comunicaçãoNeste artigo estuda-se a emergência do pensamento latino-americano em comunicação, tendo como foco a proposta dialógica que, na história das teorias da comunicação, se caracteriza como crítica à mass communication research da sociologia americana. Situa a emergência desse pensamento comunicacional na América Latina em meio a condições de subdesenvolvimento econômico e social, analisando-o também como crítica aos difusionismos culturais e comunicacionais do processo de globalização. Historicamente, o dialogismo atualiza os processos de inovação teórica que reavaliaram a recepção como mediadora e produtora de sentidos nos estudos em comunicação. Palavras-chave: Comunicação; dialogismo; América Latina. ABSTRACT In this article, latin-american thought emergence in communication is studied focusing on the dialogue proposal which, in the history of communication theories, is characterised as a critique of mass communication research in American sociology. Latin-american thought emergence in communication is situated within conditions of economic and socialunderdevelopment being analysed also as a critique of the idea of cultural and communication dispersion of the globalisation process. Historically, dialogism updates the processes of theory innovation which reassesses reception as a mediator and producer of meaning in the studies of communication. Keywords: Communication; dialogism; Latin America.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/8110.18568/cmc.v3i8.81Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 8 (2006): Epistemologia da comunicação; 73-91Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 8 (2006): Epistemologia da comunicação; 73-91Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 8 (2006): Epistemologia da comunicação; 73-911983-707010.18568/cmc.v3i8reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/81/82Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGushiken, Yuji2012-04-11T19:51:02Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/81Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:51:02Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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