Comunicação/educação: apontamentos para discussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/16 |
Resumo: | O texto aborda o campo da comunicação/educação como resultado do campo da comunicação, lugar de disputa entre as agências de formação do cidadão. Ressalta as mediações dos meios de comunicação, os quais selecionam, editam e interpretam os fatos do cotidiano, dando um determinado sentido às coisas do mundo. Adverte para o fato de que vivemos todos num mundo editado e que é a partir da crítica a ele que construímos a cidadania, o que torna indispensável distinguir informação de conhecimento e dar destaque à questão da recepção enquanto práticas culturais. Lembra o papel da publicidade, lugar privilegiado do encontro entre o já visto e o por ver. A reflexão sobre a pluralidade de sentidos passa pela escola que, se ressignificada, pode ser o espaço da transformação da informação fragmentada em conhecimento, o que implica reelaboração e capacidade de seleção. Abstract: The text approaches the communication/education field as a result of the communication field, a place of dispute between the agencies that form the citizen. It highlights the mediation of means of communication that select, edit and interpret the everyday facts, giving a certain sense to the worldly thing. Adverts to the act that we all live in an edited world and that it is from the criticism of it that we build the citizenship, what akes it indispensable to distinguish information from knowledge and to highlight the issue of reception as ultural practice. It reminds the role of publicity, privileged meeting place between the already seen and hat is yet to be seen. The reflection about the plurality of the senses passes by the school that, if re-signified, an be the space of transformation of fragmented information in knowledge, which implies re-elaboration and selection capacity. Palavras-chave: comunicação; educação; recepção; campo comunicação/ educação. Key-words: communication; education; reception; communication/education field. |
id |
ESPM-3_09539beb4c781049dc86f656a18710b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/16 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação/educação: apontamentos para discussãoO texto aborda o campo da comunicação/educação como resultado do campo da comunicação, lugar de disputa entre as agências de formação do cidadão. Ressalta as mediações dos meios de comunicação, os quais selecionam, editam e interpretam os fatos do cotidiano, dando um determinado sentido às coisas do mundo. Adverte para o fato de que vivemos todos num mundo editado e que é a partir da crítica a ele que construímos a cidadania, o que torna indispensável distinguir informação de conhecimento e dar destaque à questão da recepção enquanto práticas culturais. Lembra o papel da publicidade, lugar privilegiado do encontro entre o já visto e o por ver. A reflexão sobre a pluralidade de sentidos passa pela escola que, se ressignificada, pode ser o espaço da transformação da informação fragmentada em conhecimento, o que implica reelaboração e capacidade de seleção. Abstract: The text approaches the communication/education field as a result of the communication field, a place of dispute between the agencies that form the citizen. It highlights the mediation of means of communication that select, edit and interpret the everyday facts, giving a certain sense to the worldly thing. Adverts to the act that we all live in an edited world and that it is from the criticism of it that we build the citizenship, what akes it indispensable to distinguish information from knowledge and to highlight the issue of reception as ultural practice. It reminds the role of publicity, privileged meeting place between the already seen and hat is yet to be seen. The reflection about the plurality of the senses passes by the school that, if re-signified, an be the space of transformation of fragmented information in knowledge, which implies re-elaboration and selection capacity. Palavras-chave: comunicação; educação; recepção; campo comunicação/ educação. Key-words: communication; education; reception; communication/education field.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/1610.18568/cmc.v1i2.16Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 No. 2 (2004): Cultura de consumo; 119-138Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 Núm. 2 (2004): Cultura de consumo; 119-138Comunicação Mídia e Consumo; v. 1 n. 2 (2004): Cultura de consumo; 119-1381983-707010.18568/cmc.v1i2reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/16/16Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaccega, Maria Aparecida2013-04-02T20:13:18Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/16Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-04-02T20:13:18Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação/educação: apontamentos para discussão |
title |
Comunicação/educação: apontamentos para discussão |
spellingShingle |
Comunicação/educação: apontamentos para discussão Baccega, Maria Aparecida |
title_short |
Comunicação/educação: apontamentos para discussão |
title_full |
Comunicação/educação: apontamentos para discussão |
title_fullStr |
Comunicação/educação: apontamentos para discussão |
title_full_unstemmed |
Comunicação/educação: apontamentos para discussão |
title_sort |
Comunicação/educação: apontamentos para discussão |
author |
Baccega, Maria Aparecida |
author_facet |
Baccega, Maria Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baccega, Maria Aparecida |
description |
O texto aborda o campo da comunicação/educação como resultado do campo da comunicação, lugar de disputa entre as agências de formação do cidadão. Ressalta as mediações dos meios de comunicação, os quais selecionam, editam e interpretam os fatos do cotidiano, dando um determinado sentido às coisas do mundo. Adverte para o fato de que vivemos todos num mundo editado e que é a partir da crítica a ele que construímos a cidadania, o que torna indispensável distinguir informação de conhecimento e dar destaque à questão da recepção enquanto práticas culturais. Lembra o papel da publicidade, lugar privilegiado do encontro entre o já visto e o por ver. A reflexão sobre a pluralidade de sentidos passa pela escola que, se ressignificada, pode ser o espaço da transformação da informação fragmentada em conhecimento, o que implica reelaboração e capacidade de seleção. Abstract: The text approaches the communication/education field as a result of the communication field, a place of dispute between the agencies that form the citizen. It highlights the mediation of means of communication that select, edit and interpret the everyday facts, giving a certain sense to the worldly thing. Adverts to the act that we all live in an edited world and that it is from the criticism of it that we build the citizenship, what akes it indispensable to distinguish information from knowledge and to highlight the issue of reception as ultural practice. It reminds the role of publicity, privileged meeting place between the already seen and hat is yet to be seen. The reflection about the plurality of the senses passes by the school that, if re-signified, an be the space of transformation of fragmented information in knowledge, which implies re-elaboration and selection capacity. Palavras-chave: comunicação; educação; recepção; campo comunicação/ educação. Key-words: communication; education; reception; communication/education field. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/16 10.18568/cmc.v1i2.16 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/16 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v1i2.16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/16/16 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 No. 2 (2004): Cultura de consumo; 119-138 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 Núm. 2 (2004): Cultura de consumo; 119-138 Comunicação Mídia e Consumo; v. 1 n. 2 (2004): Cultura de consumo; 119-138 1983-7070 10.18568/cmc.v1i2 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890298589347840 |