Comunicação/educação: apontamentos para discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baccega, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/16
Resumo: O texto aborda o campo da comunicação/educação como resultado do campo da comunicação, lugar de disputa entre as agências de formação do cidadão. Ressalta as mediações dos meios de comunicação, os quais selecionam, editam e interpretam os fatos do cotidiano, dando um determinado sentido às coisas do mundo. Adverte para o fato de que vivemos todos num mundo editado e que é a partir da crítica a ele que construímos a cidadania, o que torna indispensável distinguir informação de conhecimento e dar destaque à questão da recepção enquanto práticas culturais. Lembra o papel da publicidade, lugar privilegiado do encontro entre o já visto e o por ver. A reflexão sobre a pluralidade de sentidos passa pela escola que, se ressignificada, pode ser o espaço da transformação da informação fragmentada em conhecimento, o que implica reelaboração e capacidade de seleção. Abstract: The text approaches the communication/education field as a result of the communication field, a place of dispute between the agencies that form the citizen. It highlights the mediation of means of communication that select, edit and interpret the everyday facts, giving a certain sense to the worldly thing. Adverts to the act that we all live in an edited world and that it is from the criticism of it that we build the citizenship, what akes it indispensable to distinguish information from knowledge and to highlight the issue of reception as ultural practice. It reminds the role of publicity, privileged meeting place between the already seen and hat is yet to be seen. The reflection about the plurality of the senses passes by the school that, if re-signified, an be the space of transformation of fragmented information in knowledge, which implies re-elaboration and selection capacity. Palavras-chave: comunicação; educação; recepção; campo comunicação/ educação. Key-words: communication; education; reception; communication/education field.
id ESPM-3_09539beb4c781049dc86f656a18710b6
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/16
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação/educação: apontamentos para discussãoO texto aborda o campo da comunicação/educação como resultado do campo da comunicação, lugar de disputa entre as agências de formação do cidadão. Ressalta as mediações dos meios de comunicação, os quais selecionam, editam e interpretam os fatos do cotidiano, dando um determinado sentido às coisas do mundo. Adverte para o fato de que vivemos todos num mundo editado e que é a partir da crítica a ele que construímos a cidadania, o que torna indispensável distinguir informação de conhecimento e dar destaque à questão da recepção enquanto práticas culturais. Lembra o papel da publicidade, lugar privilegiado do encontro entre o já visto e o por ver. A reflexão sobre a pluralidade de sentidos passa pela escola que, se ressignificada, pode ser o espaço da transformação da informação fragmentada em conhecimento, o que implica reelaboração e capacidade de seleção. Abstract: The text approaches the communication/education field as a result of the communication field, a place of dispute between the agencies that form the citizen. It highlights the mediation of means of communication that select, edit and interpret the everyday facts, giving a certain sense to the worldly thing. Adverts to the act that we all live in an edited world and that it is from the criticism of it that we build the citizenship, what akes it indispensable to distinguish information from knowledge and to highlight the issue of reception as ultural practice. It reminds the role of publicity, privileged meeting place between the already seen and hat is yet to be seen. The reflection about the plurality of the senses passes by the school that, if re-signified, an be the space of transformation of fragmented information in knowledge, which implies re-elaboration and selection capacity. Palavras-chave: comunicação; educação; recepção; campo comunicação/ educação. Key-words: communication; education; reception; communication/education field.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/1610.18568/cmc.v1i2.16Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 No. 2 (2004): Cultura de consumo; 119-138Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 Núm. 2 (2004): Cultura de consumo; 119-138Comunicação Mídia e Consumo; v. 1 n. 2 (2004): Cultura de consumo; 119-1381983-707010.18568/cmc.v1i2reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/16/16Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaccega, Maria Aparecida2013-04-02T20:13:18Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/16Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-04-02T20:13:18Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação/educação: apontamentos para discussão
title Comunicação/educação: apontamentos para discussão
spellingShingle Comunicação/educação: apontamentos para discussão
Baccega, Maria Aparecida
title_short Comunicação/educação: apontamentos para discussão
title_full Comunicação/educação: apontamentos para discussão
title_fullStr Comunicação/educação: apontamentos para discussão
title_full_unstemmed Comunicação/educação: apontamentos para discussão
title_sort Comunicação/educação: apontamentos para discussão
author Baccega, Maria Aparecida
author_facet Baccega, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baccega, Maria Aparecida
description O texto aborda o campo da comunicação/educação como resultado do campo da comunicação, lugar de disputa entre as agências de formação do cidadão. Ressalta as mediações dos meios de comunicação, os quais selecionam, editam e interpretam os fatos do cotidiano, dando um determinado sentido às coisas do mundo. Adverte para o fato de que vivemos todos num mundo editado e que é a partir da crítica a ele que construímos a cidadania, o que torna indispensável distinguir informação de conhecimento e dar destaque à questão da recepção enquanto práticas culturais. Lembra o papel da publicidade, lugar privilegiado do encontro entre o já visto e o por ver. A reflexão sobre a pluralidade de sentidos passa pela escola que, se ressignificada, pode ser o espaço da transformação da informação fragmentada em conhecimento, o que implica reelaboração e capacidade de seleção. Abstract: The text approaches the communication/education field as a result of the communication field, a place of dispute between the agencies that form the citizen. It highlights the mediation of means of communication that select, edit and interpret the everyday facts, giving a certain sense to the worldly thing. Adverts to the act that we all live in an edited world and that it is from the criticism of it that we build the citizenship, what akes it indispensable to distinguish information from knowledge and to highlight the issue of reception as ultural practice. It reminds the role of publicity, privileged meeting place between the already seen and hat is yet to be seen. The reflection about the plurality of the senses passes by the school that, if re-signified, an be the space of transformation of fragmented information in knowledge, which implies re-elaboration and selection capacity. Palavras-chave: comunicação; educação; recepção; campo comunicação/ educação. Key-words: communication; education; reception; communication/education field.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/16
10.18568/cmc.v1i2.16
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/16
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v1i2.16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/16/16
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 No. 2 (2004): Cultura de consumo; 119-138
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 Núm. 2 (2004): Cultura de consumo; 119-138
Comunicação Mídia e Consumo; v. 1 n. 2 (2004): Cultura de consumo; 119-138
1983-7070
10.18568/cmc.v1i2
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298589347840