Mediações e letramento midiático: uma aproximação necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Matheus Cestari
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: dos Santos, Marli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2529
Resumo: Neste texto procuramos lançar um olhar sobre a Educação Midiática inspirado na Teoria das Mediações, na perspectiva de Jesús Martín-Barbero (1987, 1997, 2018), considerando a comunicação como aspecto essencial para se pensar a Educação Midiática. Trata-se de estudo que propõe a viabilidade de aproximações entre as duas propostas teóricas, partindo do conceito de letramento midiático e das competências midiáticas apresentadas por Celot e Pérez-Tornero (2009), tendo em vista que as mediações são um aspecto essencial para compreendê-las, e que extrapolam os fatores de entorno.
id ESPM-3_0e5b2075f1bb48f911a310ea0c45a9b4
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/2529
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Mediações e letramento midiático: uma aproximação necessáriaNeste texto procuramos lançar um olhar sobre a Educação Midiática inspirado na Teoria das Mediações, na perspectiva de Jesús Martín-Barbero (1987, 1997, 2018), considerando a comunicação como aspecto essencial para se pensar a Educação Midiática. Trata-se de estudo que propõe a viabilidade de aproximações entre as duas propostas teóricas, partindo do conceito de letramento midiático e das competências midiáticas apresentadas por Celot e Pérez-Tornero (2009), tendo em vista que as mediações são um aspecto essencial para compreendê-las, e que extrapolam os fatores de entorno.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/252910.18568/cmc.v18i52.2529Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 No. 52 (2021): MAIO/AGOSTOComunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 Núm. 52 (2021): MAIO/AGOSTOComunicação Mídia e Consumo; v. 18 n. 52 (2021): MAIO/AGOSTO1983-707010.18568/cmc.v18i52reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporenghttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2529/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2529/pdf_1Copyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Matheus Cestaridos Santos, Marli2022-06-22T13:42:19Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/2529Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2022-06-22T13:42:19Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediações e letramento midiático: uma aproximação necessária
title Mediações e letramento midiático: uma aproximação necessária
spellingShingle Mediações e letramento midiático: uma aproximação necessária
Cunha, Matheus Cestari
title_short Mediações e letramento midiático: uma aproximação necessária
title_full Mediações e letramento midiático: uma aproximação necessária
title_fullStr Mediações e letramento midiático: uma aproximação necessária
title_full_unstemmed Mediações e letramento midiático: uma aproximação necessária
title_sort Mediações e letramento midiático: uma aproximação necessária
author Cunha, Matheus Cestari
author_facet Cunha, Matheus Cestari
dos Santos, Marli
author_role author
author2 dos Santos, Marli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Matheus Cestari
dos Santos, Marli
description Neste texto procuramos lançar um olhar sobre a Educação Midiática inspirado na Teoria das Mediações, na perspectiva de Jesús Martín-Barbero (1987, 1997, 2018), considerando a comunicação como aspecto essencial para se pensar a Educação Midiática. Trata-se de estudo que propõe a viabilidade de aproximações entre as duas propostas teóricas, partindo do conceito de letramento midiático e das competências midiáticas apresentadas por Celot e Pérez-Tornero (2009), tendo em vista que as mediações são um aspecto essencial para compreendê-las, e que extrapolam os fatores de entorno.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2529
10.18568/cmc.v18i52.2529
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2529
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v18i52.2529
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2529/pdf
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2529/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 No. 52 (2021): MAIO/AGOSTO
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 Núm. 52 (2021): MAIO/AGOSTO
Comunicação Mídia e Consumo; v. 18 n. 52 (2021): MAIO/AGOSTO
1983-7070
10.18568/cmc.v18i52
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890300953886720