Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performance
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/42 |
Resumo: | O presente artigo discute a relação entre a arte, como processo criador, e a produção social de subjetividade no campo da experimentação estética e da comunicação. Com base em uma breve análise da produção da arte-performance da artista americana Laurie Anderson, tenta-se evidenciar as possibilidades propiciadas pelo encontro entre arte e tecnologia para a formação de processos de singularização dos modos de vida e de percepção da realidade, no contexto dos distintos elementos que formam a cultura e a comunicação contemporâneas. Palavras-chave: Comunicação; arte; tecnologia. ABSTRACT This paper discusses the relationship between art as a creative process and the collective production of subjectivity in the realm of aesthetic experimentation and communication. From a brief analysis of performance artist Laurie Anderson productions, we seek to show the possibilities offered by the articulation between art and technology to the formation of processes of singularization of modes of life and perception of reality, within the context of distinct elements which form contemporary culture and communication. Keywords: Communication; art; technology |
id |
ESPM-3_1ac16fd74722f5533aa0805b0bc11513 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/42 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performanceO presente artigo discute a relação entre a arte, como processo criador, e a produção social de subjetividade no campo da experimentação estética e da comunicação. Com base em uma breve análise da produção da arte-performance da artista americana Laurie Anderson, tenta-se evidenciar as possibilidades propiciadas pelo encontro entre arte e tecnologia para a formação de processos de singularização dos modos de vida e de percepção da realidade, no contexto dos distintos elementos que formam a cultura e a comunicação contemporâneas. Palavras-chave: Comunicação; arte; tecnologia. ABSTRACT This paper discusses the relationship between art as a creative process and the collective production of subjectivity in the realm of aesthetic experimentation and communication. From a brief analysis of performance artist Laurie Anderson productions, we seek to show the possibilities offered by the articulation between art and technology to the formation of processes of singularization of modes of life and perception of reality, within the context of distinct elements which form contemporary culture and communication. Keywords: Communication; art; technologyEscola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/4210.18568/cmc.v2i4.42Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 183-197Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 183-197Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 183-1971983-707010.18568/cmc.v2i4reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/42/43Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Fernando2012-04-11T19:49:51Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/42Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:49:51Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performance |
title |
Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performance |
spellingShingle |
Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performance Gonçalves, Fernando |
title_short |
Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performance |
title_full |
Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performance |
title_fullStr |
Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performance |
title_full_unstemmed |
Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performance |
title_sort |
Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performance |
author |
Gonçalves, Fernando |
author_facet |
Gonçalves, Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Fernando |
description |
O presente artigo discute a relação entre a arte, como processo criador, e a produção social de subjetividade no campo da experimentação estética e da comunicação. Com base em uma breve análise da produção da arte-performance da artista americana Laurie Anderson, tenta-se evidenciar as possibilidades propiciadas pelo encontro entre arte e tecnologia para a formação de processos de singularização dos modos de vida e de percepção da realidade, no contexto dos distintos elementos que formam a cultura e a comunicação contemporâneas. Palavras-chave: Comunicação; arte; tecnologia. ABSTRACT This paper discusses the relationship between art as a creative process and the collective production of subjectivity in the realm of aesthetic experimentation and communication. From a brief analysis of performance artist Laurie Anderson productions, we seek to show the possibilities offered by the articulation between art and technology to the formation of processes of singularization of modes of life and perception of reality, within the context of distinct elements which form contemporary culture and communication. Keywords: Communication; art; technology |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/42 10.18568/cmc.v2i4.42 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/42 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v2i4.42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/42/43 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 183-197 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 183-197 Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 183-197 1983-7070 10.18568/cmc.v2i4 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890298626048000 |