Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Fernando
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/42
Resumo: O presente artigo discute a relação entre a arte, como processo criador, e a produção social de subjetividade no campo da experimentação estética e da comunicação. Com base em uma breve análise da produção da arte-performance da artista americana Laurie Anderson, tenta-se evidenciar as possibilidades propiciadas pelo encontro entre arte e tecnologia para a formação de processos de singularização dos modos de vida e de percepção da realidade, no contexto dos distintos elementos que formam a cultura e a comunicação contemporâneas. Palavras-chave: Comunicação; arte; tecnologia. ABSTRACT This paper discusses the relationship between art as a creative process – and the collective production of subjectivity in the realm of aesthetic experimentation and communication. From a brief analysis of performance artist Laurie Anderson productions, we seek to show the possibilities offered by the articulation between art and technology to the formation of processes of singularization of modes of life and perception of reality, within the context of distinct elements which form contemporary culture and communication. Keywords: Communication; art; technology
id ESPM-3_1ac16fd74722f5533aa0805b0bc11513
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/42
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performanceO presente artigo discute a relação entre a arte, como processo criador, e a produção social de subjetividade no campo da experimentação estética e da comunicação. Com base em uma breve análise da produção da arte-performance da artista americana Laurie Anderson, tenta-se evidenciar as possibilidades propiciadas pelo encontro entre arte e tecnologia para a formação de processos de singularização dos modos de vida e de percepção da realidade, no contexto dos distintos elementos que formam a cultura e a comunicação contemporâneas. Palavras-chave: Comunicação; arte; tecnologia. ABSTRACT This paper discusses the relationship between art as a creative process – and the collective production of subjectivity in the realm of aesthetic experimentation and communication. From a brief analysis of performance artist Laurie Anderson productions, we seek to show the possibilities offered by the articulation between art and technology to the formation of processes of singularization of modes of life and perception of reality, within the context of distinct elements which form contemporary culture and communication. Keywords: Communication; art; technologyEscola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/4210.18568/cmc.v2i4.42Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 183-197Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 183-197Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 183-1971983-707010.18568/cmc.v2i4reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/42/43Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Fernando2012-04-11T19:49:51Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/42Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:49:51Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performance
title Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performance
spellingShingle Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performance
Gonçalves, Fernando
title_short Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performance
title_full Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performance
title_fullStr Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performance
title_full_unstemmed Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performance
title_sort Laurie Anderson e as apropriações estéticas da mídia e da tecnologia na arte da performance
author Gonçalves, Fernando
author_facet Gonçalves, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Fernando
description O presente artigo discute a relação entre a arte, como processo criador, e a produção social de subjetividade no campo da experimentação estética e da comunicação. Com base em uma breve análise da produção da arte-performance da artista americana Laurie Anderson, tenta-se evidenciar as possibilidades propiciadas pelo encontro entre arte e tecnologia para a formação de processos de singularização dos modos de vida e de percepção da realidade, no contexto dos distintos elementos que formam a cultura e a comunicação contemporâneas. Palavras-chave: Comunicação; arte; tecnologia. ABSTRACT This paper discusses the relationship between art as a creative process – and the collective production of subjectivity in the realm of aesthetic experimentation and communication. From a brief analysis of performance artist Laurie Anderson productions, we seek to show the possibilities offered by the articulation between art and technology to the formation of processes of singularization of modes of life and perception of reality, within the context of distinct elements which form contemporary culture and communication. Keywords: Communication; art; technology
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/42
10.18568/cmc.v2i4.42
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/42
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v2i4.42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/42/43
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 183-197
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 183-197
Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 183-197
1983-7070
10.18568/cmc.v2i4
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298626048000