Publicidade: a procura amorosa do consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Maria
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/85
Resumo: Partindo da definição do termo alemão para publicidade, que significa “a procura amorosa”, este artigo objetiva refletir como essa mídia representa as formas de amar de um sujeito, como veicula o erótico e os valores da sociedade de consumo ali encontrados. Para tal, parto dos resultados de uma pesquisa de iniciação científica realizada na ESPMRJ que analisou a comunicação amoroso-sexual em revistas na década de 1960 a 1980 e no final de década de 1990, além de apresentar outra pesquisa dessa comunicação no ano de 2005. Palavras-chave: Publicidade; erotismo; amor eros; amor philia; narcisismo. ABSTRACT Based on the translation of advertising to the german language, which means “looking for love”, this article discusses how this media represents different ways of loving, its erotic messages and the values of the consumption society. Therefore, I present the results of an initiation scientific research that happened at ESPM-RJ, which analyzed sexual-loving communication in magazines during the period of the sixties to the eighties and the ending of the nineties. I present too another advertising research that took place in the year 2005. Keywords: Advertising; eroticism; eros love; philia love; narcissism.
id ESPM-3_2039af5a83902aa85a016bfd1e2cf686
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/85
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Publicidade: a procura amorosa do consumoPartindo da definição do termo alemão para publicidade, que significa “a procura amorosa”, este artigo objetiva refletir como essa mídia representa as formas de amar de um sujeito, como veicula o erótico e os valores da sociedade de consumo ali encontrados. Para tal, parto dos resultados de uma pesquisa de iniciação científica realizada na ESPMRJ que analisou a comunicação amoroso-sexual em revistas na década de 1960 a 1980 e no final de década de 1990, além de apresentar outra pesquisa dessa comunicação no ano de 2005. Palavras-chave: Publicidade; erotismo; amor eros; amor philia; narcisismo. ABSTRACT Based on the translation of advertising to the german language, which means “looking for love”, this article discusses how this media represents different ways of loving, its erotic messages and the values of the consumption society. Therefore, I present the results of an initiation scientific research that happened at ESPM-RJ, which analyzed sexual-loving communication in magazines during the period of the sixties to the eighties and the ending of the nineties. I present too another advertising research that took place in the year 2005. Keywords: Advertising; eroticism; eros love; philia love; narcissism.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/8510.18568/cmc.v3i8.85Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 8 (2006): Epistemologia da comunicação; 169-187Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 8 (2006): Epistemologia da comunicação; 169-187Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 8 (2006): Epistemologia da comunicação; 169-1871983-707010.18568/cmc.v3i8reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/85/86Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Maria2012-04-11T19:51:04Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/85Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:51:04Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Publicidade: a procura amorosa do consumo
title Publicidade: a procura amorosa do consumo
spellingShingle Publicidade: a procura amorosa do consumo
Pinheiro, Maria
title_short Publicidade: a procura amorosa do consumo
title_full Publicidade: a procura amorosa do consumo
title_fullStr Publicidade: a procura amorosa do consumo
title_full_unstemmed Publicidade: a procura amorosa do consumo
title_sort Publicidade: a procura amorosa do consumo
author Pinheiro, Maria
author_facet Pinheiro, Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Maria
description Partindo da definição do termo alemão para publicidade, que significa “a procura amorosa”, este artigo objetiva refletir como essa mídia representa as formas de amar de um sujeito, como veicula o erótico e os valores da sociedade de consumo ali encontrados. Para tal, parto dos resultados de uma pesquisa de iniciação científica realizada na ESPMRJ que analisou a comunicação amoroso-sexual em revistas na década de 1960 a 1980 e no final de década de 1990, além de apresentar outra pesquisa dessa comunicação no ano de 2005. Palavras-chave: Publicidade; erotismo; amor eros; amor philia; narcisismo. ABSTRACT Based on the translation of advertising to the german language, which means “looking for love”, this article discusses how this media represents different ways of loving, its erotic messages and the values of the consumption society. Therefore, I present the results of an initiation scientific research that happened at ESPM-RJ, which analyzed sexual-loving communication in magazines during the period of the sixties to the eighties and the ending of the nineties. I present too another advertising research that took place in the year 2005. Keywords: Advertising; eroticism; eros love; philia love; narcissism.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/85
10.18568/cmc.v3i8.85
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/85
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v3i8.85
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/85/86
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 8 (2006): Epistemologia da comunicação; 169-187
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 8 (2006): Epistemologia da comunicação; 169-187
Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 8 (2006): Epistemologia da comunicação; 169-187
1983-7070
10.18568/cmc.v3i8
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298686865408