De Manet a Yves Saint-Laurent: uma análise semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santarelli, Christiane Paula Godinho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/65
Resumo: A proposta deste artigo é fazer uma análise semiótica, com base na teoria greimasiana, da pintura original de Manet Le déjeuner sur l’herbe e de sua recriação para o anúncio da marca Yves Saint-Laurent. Os aspectos analisados nos dois “textos” são: os sistemas de valores, a estrutura narrativa, a estrutura de poder, os objetos de valor e a semântica profunda. A comparação dos dois discursos tem como objetivo atentar para as contradições no suposto discurso libertador da publicidade de Yves Saint-Laurent, que pode estar presente na publicidade de outras marcas. Palavras-chave: Publicidade; semiótica; arte; moda. ABSTRACT The purpose of this article is to offer a semiotical analysis of the original painting of Manet Le déjeuner sur l’herbe and of its recreation in an advertisement for the brand Yves Saint-Laurent. The aspects analyzed in the two “texts” are: the systems of enclosed values, the narrative structure, the power structure, the objects of value and deep semantics. The comparison between the two forms of speech aims to highlight the contradictions in the alleged liberating speech of the Yves Saint-Laurent advertisement, which may be present in advertising pieces from other brands. Keywords: Advertising; semiotics; art; fashion.
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