Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidad
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/135 |
Resumo: | Resumo O presente artigo traz uma reflexão sobre as estratégias de comunicação que a mídia e os atores juvenis desenvolvem com o objetivo de produzir significados sobre a realidade e a própria apresentação desses últimos perante o conjunto da sociedade. Esses processos são fundamentais se, com base em uma dimensão cultural, buscamos ampliar os significados da democracia e da cidadania. Para isso, apresentamos o tratamento informativo conferido às mobilizações estudantis ocorridas no ano de 2006, e, partindo da noção de políticas de visibilidade, propomos um marco de compreensão para a relação entre comunicação e cidadania. Palavras-chave: Meios de comunicação; movimentos juvenis; políticas da visibilidade. Resumen En el presente artículo se desarrolla una reflexión sobre las modalidades en que los medios de comunicación y los actores juveniles despliegan estrategias de comunicación con el objetivo de producir significados sobre la realidad y su propia presentación ante el conjunto de la sociedad. Estos procesos son fundamentales si lo que buscamos es ampliar, desde una dimensión cultural, los significados de la democracia y la ciudadanía. Para ello, exponemos el tratamiento informativo otorgado a las movilizaciones estudiantiles del año 2006, y proponemos un marco de comprensión para la relación entre comunicación y ciudadanía desde la noción de políticas de visibilidad. Palabras-clave: Medios de comunicación; movimientos juveniles; políticas dela visibilidad. Abstract This article proposes a reflection on the modalities by means of which the means of communication and the juvenile actors develop communication strategies in order to produce significations about reality and the way it presents itself to society as a whole. These processes are fundamental if we seek to amplify the significations of democracy and citizenship on the basis of a cultural dimension. In order to achieve this objective, we point out the way in which mass media information dealt with the students’ mobilizations that occurred in the year 2006 and, on the basis of the notion of a policy of visibility, we propose a token of comprehension for the relationship between communication and citizenship. Keywords: Means of communication; youths’ movements; policy of visibility. |
id |
ESPM-3_29daf167a5f0e7e3f1d5a0b7cebe5798 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/135 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidadResumo O presente artigo traz uma reflexão sobre as estratégias de comunicação que a mídia e os atores juvenis desenvolvem com o objetivo de produzir significados sobre a realidade e a própria apresentação desses últimos perante o conjunto da sociedade. Esses processos são fundamentais se, com base em uma dimensão cultural, buscamos ampliar os significados da democracia e da cidadania. Para isso, apresentamos o tratamento informativo conferido às mobilizações estudantis ocorridas no ano de 2006, e, partindo da noção de políticas de visibilidade, propomos um marco de compreensão para a relação entre comunicação e cidadania. Palavras-chave: Meios de comunicação; movimentos juvenis; políticas da visibilidade. Resumen En el presente artículo se desarrolla una reflexión sobre las modalidades en que los medios de comunicación y los actores juveniles despliegan estrategias de comunicación con el objetivo de producir significados sobre la realidad y su propia presentación ante el conjunto de la sociedad. Estos procesos son fundamentales si lo que buscamos es ampliar, desde una dimensión cultural, los significados de la democracia y la ciudadanía. Para ello, exponemos el tratamiento informativo otorgado a las movilizaciones estudiantiles del año 2006, y proponemos un marco de comprensión para la relación entre comunicación y ciudadanía desde la noción de políticas de visibilidad. Palabras-clave: Medios de comunicación; movimientos juveniles; políticas dela visibilidad. Abstract This article proposes a reflection on the modalities by means of which the means of communication and the juvenile actors develop communication strategies in order to produce significations about reality and the way it presents itself to society as a whole. These processes are fundamental if we seek to amplify the significations of democracy and citizenship on the basis of a cultural dimension. In order to achieve this objective, we point out the way in which mass media information dealt with the students’ mobilizations that occurred in the year 2006 and, on the basis of the notion of a policy of visibility, we propose a token of comprehension for the relationship between communication and citizenship. Keywords: Means of communication; youths’ movements; policy of visibility.Escola Superior de Propaganda e Marketing2009-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/13510.18568/cmc.v5i14.135Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 55-68Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 55-68Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 55-681983-707010.18568/cmc.v5i14reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/135/136Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRuiz, Oscar Aguilera2013-04-02T14:37:38Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/135Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-04-02T14:37:38Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidad |
title |
Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidad |
spellingShingle |
Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidad Ruiz, Oscar Aguilera |
title_short |
Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidad |
title_full |
Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidad |
title_fullStr |
Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidad |
title_full_unstemmed |
Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidad |
title_sort |
Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidad |
author |
Ruiz, Oscar Aguilera |
author_facet |
Ruiz, Oscar Aguilera |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruiz, Oscar Aguilera |
description |
Resumo O presente artigo traz uma reflexão sobre as estratégias de comunicação que a mídia e os atores juvenis desenvolvem com o objetivo de produzir significados sobre a realidade e a própria apresentação desses últimos perante o conjunto da sociedade. Esses processos são fundamentais se, com base em uma dimensão cultural, buscamos ampliar os significados da democracia e da cidadania. Para isso, apresentamos o tratamento informativo conferido às mobilizações estudantis ocorridas no ano de 2006, e, partindo da noção de políticas de visibilidade, propomos um marco de compreensão para a relação entre comunicação e cidadania. Palavras-chave: Meios de comunicação; movimentos juvenis; políticas da visibilidade. Resumen En el presente artículo se desarrolla una reflexión sobre las modalidades en que los medios de comunicación y los actores juveniles despliegan estrategias de comunicación con el objetivo de producir significados sobre la realidad y su propia presentación ante el conjunto de la sociedad. Estos procesos son fundamentales si lo que buscamos es ampliar, desde una dimensión cultural, los significados de la democracia y la ciudadanía. Para ello, exponemos el tratamiento informativo otorgado a las movilizaciones estudiantiles del año 2006, y proponemos un marco de comprensión para la relación entre comunicación y ciudadanía desde la noción de políticas de visibilidad. Palabras-clave: Medios de comunicación; movimientos juveniles; políticas dela visibilidad. Abstract This article proposes a reflection on the modalities by means of which the means of communication and the juvenile actors develop communication strategies in order to produce significations about reality and the way it presents itself to society as a whole. These processes are fundamental if we seek to amplify the significations of democracy and citizenship on the basis of a cultural dimension. In order to achieve this objective, we point out the way in which mass media information dealt with the students’ mobilizations that occurred in the year 2006 and, on the basis of the notion of a policy of visibility, we propose a token of comprehension for the relationship between communication and citizenship. Keywords: Means of communication; youths’ movements; policy of visibility. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/135 10.18568/cmc.v5i14.135 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/135 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v5i14.135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/135/136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 55-68 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 55-68 Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 55-68 1983-7070 10.18568/cmc.v5i14 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890299026604032 |