Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidad

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Oscar Aguilera
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/135
Resumo: Resumo O presente artigo traz uma reflexão sobre as estratégias de comunicação que a mídia e os atores juvenis desenvolvem com o objetivo de produzir significados sobre a realidade e a própria apresentação desses últimos perante o conjunto da sociedade. Esses processos são fundamentais se, com base em uma dimensão cultural, buscamos ampliar os significados da democracia e da cidadania. Para isso, apresentamos o tratamento informativo conferido às mobilizações estudantis ocorridas no ano de 2006, e, partindo da noção de políticas de visibilidade, propomos um marco de compreensão para a relação entre comunicação e cidadania. Palavras-chave: Meios de comunicação; movimentos juvenis; políticas da visibilidade. Resumen En el presente artículo se desarrolla una reflexión sobre las modalidades en que los medios de comunicación y los actores juveniles despliegan estrategias de comunicación con el objetivo de producir significados sobre la realidad y su propia presentación ante el conjunto de la sociedad. Estos procesos son fundamentales si lo que buscamos es ampliar, desde una dimensión cultural, los significados de la democracia y la ciudadanía. Para ello, exponemos el tratamiento informativo otorgado a las movilizaciones estudiantiles del año 2006, y proponemos un marco de comprensión para la relación entre comunicación y ciudadanía desde la noción de políticas de visibilidad. Palabras-clave: Medios de comunicación; movimientos juveniles; políticas dela visibilidad. Abstract This article proposes a reflection on the modalities by means of which the means of communication and the juvenile actors develop communication strategies in order to produce significations about reality and the way it presents itself to society as a whole. These processes are fundamental if we seek to amplify the significations of democracy and citizenship on the basis of a cultural dimension. In order to achieve this objective, we point out the way in which mass media information dealt with the students’ mobilizations that occurred in the year 2006 and, on the basis of the notion of a policy of visibility, we propose a token of comprehension for the relationship between communication and citizenship. Keywords: Means of communication; youths’ movements; policy of visibility.
id ESPM-3_29daf167a5f0e7e3f1d5a0b7cebe5798
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/135
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidadResumo O presente artigo traz uma reflexão sobre as estratégias de comunicação que a mídia e os atores juvenis desenvolvem com o objetivo de produzir significados sobre a realidade e a própria apresentação desses últimos perante o conjunto da sociedade. Esses processos são fundamentais se, com base em uma dimensão cultural, buscamos ampliar os significados da democracia e da cidadania. Para isso, apresentamos o tratamento informativo conferido às mobilizações estudantis ocorridas no ano de 2006, e, partindo da noção de políticas de visibilidade, propomos um marco de compreensão para a relação entre comunicação e cidadania. Palavras-chave: Meios de comunicação; movimentos juvenis; políticas da visibilidade. Resumen En el presente artículo se desarrolla una reflexión sobre las modalidades en que los medios de comunicación y los actores juveniles despliegan estrategias de comunicación con el objetivo de producir significados sobre la realidad y su propia presentación ante el conjunto de la sociedad. Estos procesos son fundamentales si lo que buscamos es ampliar, desde una dimensión cultural, los significados de la democracia y la ciudadanía. Para ello, exponemos el tratamiento informativo otorgado a las movilizaciones estudiantiles del año 2006, y proponemos un marco de comprensión para la relación entre comunicación y ciudadanía desde la noción de políticas de visibilidad. Palabras-clave: Medios de comunicación; movimientos juveniles; políticas dela visibilidad. Abstract This article proposes a reflection on the modalities by means of which the means of communication and the juvenile actors develop communication strategies in order to produce significations about reality and the way it presents itself to society as a whole. These processes are fundamental if we seek to amplify the significations of democracy and citizenship on the basis of a cultural dimension. In order to achieve this objective, we point out the way in which mass media information dealt with the students’ mobilizations that occurred in the year 2006 and, on the basis of the notion of a policy of visibility, we propose a token of comprehension for the relationship between communication and citizenship. Keywords: Means of communication; youths’ movements; policy of visibility.Escola Superior de Propaganda e Marketing2009-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/13510.18568/cmc.v5i14.135Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 55-68Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 55-68Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 55-681983-707010.18568/cmc.v5i14reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/135/136Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRuiz, Oscar Aguilera2013-04-02T14:37:38Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/135Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-04-02T14:37:38Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidad
title Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidad
spellingShingle Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidad
Ruiz, Oscar Aguilera
title_short Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidad
title_full Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidad
title_fullStr Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidad
title_full_unstemmed Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidad
title_sort Medios de comunicación en Chile, movimientos juveniles y políticas de la visibilidad
author Ruiz, Oscar Aguilera
author_facet Ruiz, Oscar Aguilera
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz, Oscar Aguilera
description Resumo O presente artigo traz uma reflexão sobre as estratégias de comunicação que a mídia e os atores juvenis desenvolvem com o objetivo de produzir significados sobre a realidade e a própria apresentação desses últimos perante o conjunto da sociedade. Esses processos são fundamentais se, com base em uma dimensão cultural, buscamos ampliar os significados da democracia e da cidadania. Para isso, apresentamos o tratamento informativo conferido às mobilizações estudantis ocorridas no ano de 2006, e, partindo da noção de políticas de visibilidade, propomos um marco de compreensão para a relação entre comunicação e cidadania. Palavras-chave: Meios de comunicação; movimentos juvenis; políticas da visibilidade. Resumen En el presente artículo se desarrolla una reflexión sobre las modalidades en que los medios de comunicación y los actores juveniles despliegan estrategias de comunicación con el objetivo de producir significados sobre la realidad y su propia presentación ante el conjunto de la sociedad. Estos procesos son fundamentales si lo que buscamos es ampliar, desde una dimensión cultural, los significados de la democracia y la ciudadanía. Para ello, exponemos el tratamiento informativo otorgado a las movilizaciones estudiantiles del año 2006, y proponemos un marco de comprensión para la relación entre comunicación y ciudadanía desde la noción de políticas de visibilidad. Palabras-clave: Medios de comunicación; movimientos juveniles; políticas dela visibilidad. Abstract This article proposes a reflection on the modalities by means of which the means of communication and the juvenile actors develop communication strategies in order to produce significations about reality and the way it presents itself to society as a whole. These processes are fundamental if we seek to amplify the significations of democracy and citizenship on the basis of a cultural dimension. In order to achieve this objective, we point out the way in which mass media information dealt with the students’ mobilizations that occurred in the year 2006 and, on the basis of the notion of a policy of visibility, we propose a token of comprehension for the relationship between communication and citizenship. Keywords: Means of communication; youths’ movements; policy of visibility.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/135
10.18568/cmc.v5i14.135
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/135
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v5i14.135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/135/136
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 55-68
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 55-68
Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 55-68
1983-7070
10.18568/cmc.v5i14
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890299026604032