Entrevista com Dominique Wolton
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/317 |
Resumo: | Uma das principais obras, dentre os 16 livros que este cientista político francês já escreveu sobre mídia e comunicação, tem um capítulo dedicado à Rede Globo de Televisão, no qual o autor transita na contramão de boa parte da intelectualidade brasileira. Em Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão (Ática, 1990), Dominique Wolton apresenta a coadjuvante midiática do regime militar como “um dos símbolos da identidade brasileira” (p. 159), estranhando que uma organização privada tenha atuado tão positivamente na construção de um estratégico “laço social” no país – papel que, na Europa, os governos geralmente atribuem às emissoras públicas. |
id |
ESPM-3_2b78aff12dc93e4cea5761d2c3460afe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/317 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entrevista com Dominique Wolton Uma das principais obras, dentre os 16 livros que este cientista político francês já escreveu sobre mídia e comunicação, tem um capítulo dedicado à Rede Globo de Televisão, no qual o autor transita na contramão de boa parte da intelectualidade brasileira. Em Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão (Ática, 1990), Dominique Wolton apresenta a coadjuvante midiática do regime militar como “um dos símbolos da identidade brasileira” (p. 159), estranhando que uma organização privada tenha atuado tão positivamente na construção de um estratégico “laço social” no país – papel que, na Europa, os governos geralmente atribuem às emissoras públicas. Escola Superior de Propaganda e Marketing2012-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/31710.18568/cmc.v9i25.317Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 No. 25 (2012): Comunicação e Infância; 201-212Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 Núm. 25 (2012): Comunicação e Infância; 201-212Comunicação Mídia e Consumo; v. 9 n. 25 (2012): Comunicação e Infância; 201-2121983-707010.18568/cmc.v9i25reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/317/pdfCopyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZanotti, Carlos AlbertoRibeiro, André Camarão Telles2012-09-28T17:49:43Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/317Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-09-28T17:49:43Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entrevista com Dominique Wolton |
title |
Entrevista com Dominique Wolton |
spellingShingle |
Entrevista com Dominique Wolton Zanotti, Carlos Alberto |
title_short |
Entrevista com Dominique Wolton |
title_full |
Entrevista com Dominique Wolton |
title_fullStr |
Entrevista com Dominique Wolton |
title_full_unstemmed |
Entrevista com Dominique Wolton |
title_sort |
Entrevista com Dominique Wolton |
author |
Zanotti, Carlos Alberto |
author_facet |
Zanotti, Carlos Alberto Ribeiro, André Camarão Telles |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, André Camarão Telles |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanotti, Carlos Alberto Ribeiro, André Camarão Telles |
description |
Uma das principais obras, dentre os 16 livros que este cientista político francês já escreveu sobre mídia e comunicação, tem um capítulo dedicado à Rede Globo de Televisão, no qual o autor transita na contramão de boa parte da intelectualidade brasileira. Em Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão (Ática, 1990), Dominique Wolton apresenta a coadjuvante midiática do regime militar como “um dos símbolos da identidade brasileira” (p. 159), estranhando que uma organização privada tenha atuado tão positivamente na construção de um estratégico “laço social” no país – papel que, na Europa, os governos geralmente atribuem às emissoras públicas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/317 10.18568/cmc.v9i25.317 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/317 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v9i25.317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/317/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 No. 25 (2012): Comunicação e Infância; 201-212 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 Núm. 25 (2012): Comunicação e Infância; 201-212 Comunicação Mídia e Consumo; v. 9 n. 25 (2012): Comunicação e Infância; 201-212 1983-7070 10.18568/cmc.v9i25 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890299564523520 |