Cisneros, o poder e os limites da mídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/18 |
Resumo: | Na Venezuela, os meios de comunicação de massa funcionam como o principal articulador da oposição ao presidente Hugo Chávez. Por meio de seu empresário mais importante, Gustavo Cisneros, organizaram um fracassado golpe de Estado, em abril de 2002, e tentaram construir uma agenda política destinada a criar uma situação de ingovernabilidade do país. Sucessivas vitórias políticas de Hugo Chávez, consagradas pelos resultados do referendo revogatório de 15 de agosto de 2004, entretanto, demonstram claramente os limites da mídia como protagonista político, bem como a capacidade da sociedade de resistir organizadamente às tentativas de manipulação do imaginário. Trata-se de um caso particularmente importante para aqueles que tentam entender de que maneira funcionam as imbricações entre mídia e poder político. Abstract: In Venezuela, the broadcasting corporations work as the main organizers of the opposition to president Hugo Chávez. Articulated by their most important entrepreneur, Gustavo Cisneros, they organized an unsuccessful coup d'état, in April of 2002, and they tried to build a political agenda destined to create a situation of political and social chaos in the country. Successive political victories of Hugo Chávez, consecrated by the results of the revocatory referendum, of August 15, 2004, however, clearly demonstrated the limits of the media as a political protagonist, as well as the capacity of the society to organize itself in order to resist the attempts of manipulation of the imaginary. It is a particularly important case for those who try to understand how media corporations relate to political power. Palavras-chave: Meios de comunicação de massa, manipulação, poder político, golpe de Estado. Key-words: Mass media, manipulation, political power, coup d’État. |
id |
ESPM-3_2d3e08dec5f2df206e6bff06c119c52a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/18 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cisneros, o poder e os limites da mídiaNa Venezuela, os meios de comunicação de massa funcionam como o principal articulador da oposição ao presidente Hugo Chávez. Por meio de seu empresário mais importante, Gustavo Cisneros, organizaram um fracassado golpe de Estado, em abril de 2002, e tentaram construir uma agenda política destinada a criar uma situação de ingovernabilidade do país. Sucessivas vitórias políticas de Hugo Chávez, consagradas pelos resultados do referendo revogatório de 15 de agosto de 2004, entretanto, demonstram claramente os limites da mídia como protagonista político, bem como a capacidade da sociedade de resistir organizadamente às tentativas de manipulação do imaginário. Trata-se de um caso particularmente importante para aqueles que tentam entender de que maneira funcionam as imbricações entre mídia e poder político. Abstract: In Venezuela, the broadcasting corporations work as the main organizers of the opposition to president Hugo Chávez. Articulated by their most important entrepreneur, Gustavo Cisneros, they organized an unsuccessful coup d'état, in April of 2002, and they tried to build a political agenda destined to create a situation of political and social chaos in the country. Successive political victories of Hugo Chávez, consecrated by the results of the revocatory referendum, of August 15, 2004, however, clearly demonstrated the limits of the media as a political protagonist, as well as the capacity of the society to organize itself in order to resist the attempts of manipulation of the imaginary. It is a particularly important case for those who try to understand how media corporations relate to political power. Palavras-chave: Meios de comunicação de massa, manipulação, poder político, golpe de Estado. Key-words: Mass media, manipulation, political power, coup d’État.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/1810.18568/cmc.v1i2.18Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 No. 2 (2004): Cultura de consumo; 158-172Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 Núm. 2 (2004): Cultura de consumo; 158-172Comunicação Mídia e Consumo; v. 1 n. 2 (2004): Cultura de consumo; 158-1721983-707010.18568/cmc.v1i2reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/18/18Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessArbex Jr., José2013-04-02T20:13:18Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/18Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-04-02T20:13:18Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cisneros, o poder e os limites da mídia |
title |
Cisneros, o poder e os limites da mídia |
spellingShingle |
Cisneros, o poder e os limites da mídia Arbex Jr., José |
title_short |
Cisneros, o poder e os limites da mídia |
title_full |
Cisneros, o poder e os limites da mídia |
title_fullStr |
Cisneros, o poder e os limites da mídia |
title_full_unstemmed |
Cisneros, o poder e os limites da mídia |
title_sort |
Cisneros, o poder e os limites da mídia |
author |
Arbex Jr., José |
author_facet |
Arbex Jr., José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arbex Jr., José |
description |
Na Venezuela, os meios de comunicação de massa funcionam como o principal articulador da oposição ao presidente Hugo Chávez. Por meio de seu empresário mais importante, Gustavo Cisneros, organizaram um fracassado golpe de Estado, em abril de 2002, e tentaram construir uma agenda política destinada a criar uma situação de ingovernabilidade do país. Sucessivas vitórias políticas de Hugo Chávez, consagradas pelos resultados do referendo revogatório de 15 de agosto de 2004, entretanto, demonstram claramente os limites da mídia como protagonista político, bem como a capacidade da sociedade de resistir organizadamente às tentativas de manipulação do imaginário. Trata-se de um caso particularmente importante para aqueles que tentam entender de que maneira funcionam as imbricações entre mídia e poder político. Abstract: In Venezuela, the broadcasting corporations work as the main organizers of the opposition to president Hugo Chávez. Articulated by their most important entrepreneur, Gustavo Cisneros, they organized an unsuccessful coup d'état, in April of 2002, and they tried to build a political agenda destined to create a situation of political and social chaos in the country. Successive political victories of Hugo Chávez, consecrated by the results of the revocatory referendum, of August 15, 2004, however, clearly demonstrated the limits of the media as a political protagonist, as well as the capacity of the society to organize itself in order to resist the attempts of manipulation of the imaginary. It is a particularly important case for those who try to understand how media corporations relate to political power. Palavras-chave: Meios de comunicação de massa, manipulação, poder político, golpe de Estado. Key-words: Mass media, manipulation, political power, coup d’État. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/18 10.18568/cmc.v1i2.18 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/18 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v1i2.18 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/18/18 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 No. 2 (2004): Cultura de consumo; 158-172 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 Núm. 2 (2004): Cultura de consumo; 158-172 Comunicação Mídia e Consumo; v. 1 n. 2 (2004): Cultura de consumo; 158-172 1983-7070 10.18568/cmc.v1i2 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890298593542144 |