A política na TV de ficção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/22 |
Resumo: | A escola de Frankfurt, durante décadas, pautou o paradigma para o estudo dos meios de comunicação. Superefeitos sociais. Receptores alienados. Vítimas. Numa perspectiva crítica a esta, o texto que segue aponta, em tempos de pós-modernidade, para uma negocia ção complexa de sentido entre emissores e receptores. Telejornalismo e telenovela, mensagens emitidas e recebidas enquanto realidades nada estanques, ensejam matrizes de atribuição de sentido e valor com numerosos e sutis vasos comunicantes. Palavras-chave: Pós-modernidade; ficção; telejornal; eleição. ABSTRACT During decades, the school of Frankfurt set the paradigm for the mass media study. Social super-effects. Alienated receptors. Victims. In a perspective critical to this one, the following text points to, in post-modern times, a complex negotiation of meaning between those who emit and those who receive the information. TV newscast and soap opera, messages emitted and received as realities not in the least unconnected, generate matrixes of attribution of meaning and value with numerous and subtle communicating vases. Keywords: Post-modernity; fiction; TV newscast; election. |
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A política na TV de ficçãoA escola de Frankfurt, durante décadas, pautou o paradigma para o estudo dos meios de comunicação. Superefeitos sociais. Receptores alienados. Vítimas. Numa perspectiva crítica a esta, o texto que segue aponta, em tempos de pós-modernidade, para uma negocia ção complexa de sentido entre emissores e receptores. Telejornalismo e telenovela, mensagens emitidas e recebidas enquanto realidades nada estanques, ensejam matrizes de atribuição de sentido e valor com numerosos e sutis vasos comunicantes. Palavras-chave: Pós-modernidade; ficção; telejornal; eleição. ABSTRACT During decades, the school of Frankfurt set the paradigm for the mass media study. Social super-effects. Alienated receptors. Victims. In a perspective critical to this one, the following text points to, in post-modern times, a complex negotiation of meaning between those who emit and those who receive the information. TV newscast and soap opera, messages emitted and received as realities not in the least unconnected, generate matrixes of attribution of meaning and value with numerous and subtle communicating vases. Keywords: Post-modernity; fiction; TV newscast; election.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2210.18568/cmc.v2i3.22Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 3 (2005): Comunicação Política; 11-23Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 3 (2005): Comunicação Política; 11-23Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 3 (2005): Comunicação Política; 11-231983-707010.18568/cmc.v2i3reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/22/22Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Juremir2012-04-11T19:49:04Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/22Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:49:04Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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