Programas cognitivos e passionalização do consumo nos media e na publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, José Luiz Aidar
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/138
Resumo: Resumo As sociedades do capitalismo globalizado, cuja lógica cultural é o multiculturalismo (como programa de equivalência das culturas) faz empuxo para a individualização. Ser um indivíduo implica pertencer a um grupo, que, por sua vez, pede ao sujeito diferenciação; por outro lado, o grupo impõe, dentro de um campo de conflitos discursivos, um empuxo pela equivalência. Coloca-se aí um jogo entre equivalências e diferenças, sem que autoridades tradicionais possam criar consensos fortes. Tal autoridade se realiza erformativamente nesse campo discursivo conflitivo. O mercado, na época da cultura dos media e da publicidade, disciplina a busca dos indivíduos a partir das tecnologias discursivas, construídas com base em uma racionalidade estratégica, bombeando as formas semânticas e pragmáticas da cultura. Trata-se, por um lado, de fornecer programas nos media, regados pelo imaginário da publicidade e do marketing, para guiar os indivíduos aos seus objetos de desejo. Por outro, é o sistema que busca tornar íntimas as buscas de dispositivos, tratamentos, substâncias, produtos, objetos carregados de atratores ao gozo de consumo. Tais programas constroem regimes de visibilidade em que certos itens são tornados positivos (euforizados) e podem vir às cenas nos media com seus modos de usar e suas receitas de vida boa, enquanto outros são disforizados e relegados ao ostracismo. O empuxo ao consumo é uma forma de modalizar a busca por essa individuação privilegiada a partir de uma apresentação passionalizada de valores, ligados a marcadores culturais. Palavras-chave: Programas cognitivos dos media; capitalismo globalizado; individualização; mapas cognitivos; consumo; publicidade. Resumen Las sociedades del capitalismo globalizado, cuya lógica cultural es el multiculturalismo (como programa de equivalencia de las culturas), hacen empuje para la individualización. Ser un individuo implica pertenecer a un grupo, que, a su vez, pide diferenciación al sujeto, por otro lado, el grupo impone, dentro de un campo de conflictos discursivos, un empuje para la equivalencia. Se coloca ahí un juego entre equivalencias y diferencias, sin que autoridades tradicionales puedan crear consensos fuertes. Tal autoridad se realiza performativamente en ese campo discursivo conflictivo. El mercado, en la época de la cultura de los medios de comunicación y de la publicidad, disciplina la busca de los individuos desde las tecnologías discursivas, construidas con base en una racionalidad estratégica, bombeando las formas semánticas y pragmáticas de la cultura. Se trata, por un lado, de proveer programas en los medios de comunicación, regados por el imaginario de la publicidad y del marketing, para guiar a los individuos hacia sus objetos de deseo. Por otro lado, es el sistema que busca tornar íntimas las buscas de dispositivos, tratamientos, substancias, productos, objetos cargados de atractores para el goce de consumo. Tales programas construyen regímenes de visibilidad en los que ciertos puntos son tornados positivos (euforizados) y pueden salir a escena en los medios con sus modos de usar y sus recetas de vida buena, mientras otros son disforizados y relegados al ostracismo. El empuje al consumo es una forma de modalizar la busca por esa individuación privilegiada desde una presentación pasionalizada de valores, ligados a marcadores culturales. Palabras-clave: Programas cognitivos de los medios de comunicación; capitalismo globalizado; individualización; mapas cognitivos; consumo; publicidad. Abstract The societies of globalized capitalism, whose cultural logic is multiculturalism (as culture equivalence program), sway toward individualism. To be an individual implies belonging to a group, which, in turn, requires differentiation of the individual; on the other hand, within a field of discursive conflicts, the group imposes a shift towards equivalence. The brings about a play between equivalences and differences, with traditional authorities impotent to create strong consensuses. Such authority takes place performatively in this conflictive discursive field. In this times of media cultures and advertising, the market disciplines the search of individuals based on discursive technologies, built from a strategic rationality, pumping the semantic and pragmatic forms of culture. On the one hand, this involves supplying programs through the media, permeated by the imaginary of advertising and marketing, to the quest for devices, treatments, substances, products, objects loaded with attractors of consumption enjoyment (jouissance). These programs built regimes of visibility in which certain items are recipes for a good life, while others are cast down and relegated to ostracism. The sway toward consumption is a form of modalizing the search for this privileged insinuation based on passionalized presentation of values, connected to cultural markers. Keywords: Cognitive programs of the media; globalized capitalism; individualization; cognitive maps; consumption; advertising.
id ESPM-3_3845db2466ac0c8a2148e19253ff6894
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/138
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Programas cognitivos e passionalização do consumo nos media e na publicidadeResumo As sociedades do capitalismo globalizado, cuja lógica cultural é o multiculturalismo (como programa de equivalência das culturas) faz empuxo para a individualização. Ser um indivíduo implica pertencer a um grupo, que, por sua vez, pede ao sujeito diferenciação; por outro lado, o grupo impõe, dentro de um campo de conflitos discursivos, um empuxo pela equivalência. Coloca-se aí um jogo entre equivalências e diferenças, sem que autoridades tradicionais possam criar consensos fortes. Tal autoridade se realiza erformativamente nesse campo discursivo conflitivo. O mercado, na época da cultura dos media e da publicidade, disciplina a busca dos indivíduos a partir das tecnologias discursivas, construídas com base em uma racionalidade estratégica, bombeando as formas semânticas e pragmáticas da cultura. Trata-se, por um lado, de fornecer programas nos media, regados pelo imaginário da publicidade e do marketing, para guiar os indivíduos aos seus objetos de desejo. Por outro, é o sistema que busca tornar íntimas as buscas de dispositivos, tratamentos, substâncias, produtos, objetos carregados de atratores ao gozo de consumo. Tais programas constroem regimes de visibilidade em que certos itens são tornados positivos (euforizados) e podem vir às cenas nos media com seus modos de usar e suas receitas de vida boa, enquanto outros são disforizados e relegados ao ostracismo. O empuxo ao consumo é uma forma de modalizar a busca por essa individuação privilegiada a partir de uma apresentação passionalizada de valores, ligados a marcadores culturais. Palavras-chave: Programas cognitivos dos media; capitalismo globalizado; individualização; mapas cognitivos; consumo; publicidade. Resumen Las sociedades del capitalismo globalizado, cuya lógica cultural es el multiculturalismo (como programa de equivalencia de las culturas), hacen empuje para la individualización. Ser un individuo implica pertenecer a un grupo, que, a su vez, pide diferenciación al sujeto, por otro lado, el grupo impone, dentro de un campo de conflictos discursivos, un empuje para la equivalencia. Se coloca ahí un juego entre equivalencias y diferencias, sin que autoridades tradicionales puedan crear consensos fuertes. Tal autoridad se realiza performativamente en ese campo discursivo conflictivo. El mercado, en la época de la cultura de los medios de comunicación y de la publicidad, disciplina la busca de los individuos desde las tecnologías discursivas, construidas con base en una racionalidad estratégica, bombeando las formas semánticas y pragmáticas de la cultura. Se trata, por un lado, de proveer programas en los medios de comunicación, regados por el imaginario de la publicidad y del marketing, para guiar a los individuos hacia sus objetos de deseo. Por otro lado, es el sistema que busca tornar íntimas las buscas de dispositivos, tratamientos, substancias, productos, objetos cargados de atractores para el goce de consumo. Tales programas construyen regímenes de visibilidad en los que ciertos puntos son tornados positivos (euforizados) y pueden salir a escena en los medios con sus modos de usar y sus recetas de vida buena, mientras otros son disforizados y relegados al ostracismo. El empuje al consumo es una forma de modalizar la busca por esa individuación privilegiada desde una presentación pasionalizada de valores, ligados a marcadores culturales. Palabras-clave: Programas cognitivos de los medios de comunicación; capitalismo globalizado; individualización; mapas cognitivos; consumo; publicidad. Abstract The societies of globalized capitalism, whose cultural logic is multiculturalism (as culture equivalence program), sway toward individualism. To be an individual implies belonging to a group, which, in turn, requires differentiation of the individual; on the other hand, within a field of discursive conflicts, the group imposes a shift towards equivalence. The brings about a play between equivalences and differences, with traditional authorities impotent to create strong consensuses. Such authority takes place performatively in this conflictive discursive field. In this times of media cultures and advertising, the market disciplines the search of individuals based on discursive technologies, built from a strategic rationality, pumping the semantic and pragmatic forms of culture. On the one hand, this involves supplying programs through the media, permeated by the imaginary of advertising and marketing, to the quest for devices, treatments, substances, products, objects loaded with attractors of consumption enjoyment (jouissance). These programs built regimes of visibility in which certain items are recipes for a good life, while others are cast down and relegated to ostracism. The sway toward consumption is a form of modalizing the search for this privileged insinuation based on passionalized presentation of values, connected to cultural markers. Keywords: Cognitive programs of the media; globalized capitalism; individualization; cognitive maps; consumption; advertising.Escola Superior de Propaganda e Marketing2009-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/13810.18568/cmc.v5i14.138Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 87-101Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 87-101Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 87-1011983-707010.18568/cmc.v5i14reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/138/139Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrado, José Luiz Aidar2013-04-02T14:37:38Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/138Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-04-02T14:37:38Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Programas cognitivos e passionalização do consumo nos media e na publicidade
title Programas cognitivos e passionalização do consumo nos media e na publicidade
spellingShingle Programas cognitivos e passionalização do consumo nos media e na publicidade
Prado, José Luiz Aidar
title_short Programas cognitivos e passionalização do consumo nos media e na publicidade
title_full Programas cognitivos e passionalização do consumo nos media e na publicidade
title_fullStr Programas cognitivos e passionalização do consumo nos media e na publicidade
title_full_unstemmed Programas cognitivos e passionalização do consumo nos media e na publicidade
title_sort Programas cognitivos e passionalização do consumo nos media e na publicidade
author Prado, José Luiz Aidar
author_facet Prado, José Luiz Aidar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, José Luiz Aidar
description Resumo As sociedades do capitalismo globalizado, cuja lógica cultural é o multiculturalismo (como programa de equivalência das culturas) faz empuxo para a individualização. Ser um indivíduo implica pertencer a um grupo, que, por sua vez, pede ao sujeito diferenciação; por outro lado, o grupo impõe, dentro de um campo de conflitos discursivos, um empuxo pela equivalência. Coloca-se aí um jogo entre equivalências e diferenças, sem que autoridades tradicionais possam criar consensos fortes. Tal autoridade se realiza erformativamente nesse campo discursivo conflitivo. O mercado, na época da cultura dos media e da publicidade, disciplina a busca dos indivíduos a partir das tecnologias discursivas, construídas com base em uma racionalidade estratégica, bombeando as formas semânticas e pragmáticas da cultura. Trata-se, por um lado, de fornecer programas nos media, regados pelo imaginário da publicidade e do marketing, para guiar os indivíduos aos seus objetos de desejo. Por outro, é o sistema que busca tornar íntimas as buscas de dispositivos, tratamentos, substâncias, produtos, objetos carregados de atratores ao gozo de consumo. Tais programas constroem regimes de visibilidade em que certos itens são tornados positivos (euforizados) e podem vir às cenas nos media com seus modos de usar e suas receitas de vida boa, enquanto outros são disforizados e relegados ao ostracismo. O empuxo ao consumo é uma forma de modalizar a busca por essa individuação privilegiada a partir de uma apresentação passionalizada de valores, ligados a marcadores culturais. Palavras-chave: Programas cognitivos dos media; capitalismo globalizado; individualização; mapas cognitivos; consumo; publicidade. Resumen Las sociedades del capitalismo globalizado, cuya lógica cultural es el multiculturalismo (como programa de equivalencia de las culturas), hacen empuje para la individualización. Ser un individuo implica pertenecer a un grupo, que, a su vez, pide diferenciación al sujeto, por otro lado, el grupo impone, dentro de un campo de conflictos discursivos, un empuje para la equivalencia. Se coloca ahí un juego entre equivalencias y diferencias, sin que autoridades tradicionales puedan crear consensos fuertes. Tal autoridad se realiza performativamente en ese campo discursivo conflictivo. El mercado, en la época de la cultura de los medios de comunicación y de la publicidad, disciplina la busca de los individuos desde las tecnologías discursivas, construidas con base en una racionalidad estratégica, bombeando las formas semánticas y pragmáticas de la cultura. Se trata, por un lado, de proveer programas en los medios de comunicación, regados por el imaginario de la publicidad y del marketing, para guiar a los individuos hacia sus objetos de deseo. Por otro lado, es el sistema que busca tornar íntimas las buscas de dispositivos, tratamientos, substancias, productos, objetos cargados de atractores para el goce de consumo. Tales programas construyen regímenes de visibilidad en los que ciertos puntos son tornados positivos (euforizados) y pueden salir a escena en los medios con sus modos de usar y sus recetas de vida buena, mientras otros son disforizados y relegados al ostracismo. El empuje al consumo es una forma de modalizar la busca por esa individuación privilegiada desde una presentación pasionalizada de valores, ligados a marcadores culturales. Palabras-clave: Programas cognitivos de los medios de comunicación; capitalismo globalizado; individualización; mapas cognitivos; consumo; publicidad. Abstract The societies of globalized capitalism, whose cultural logic is multiculturalism (as culture equivalence program), sway toward individualism. To be an individual implies belonging to a group, which, in turn, requires differentiation of the individual; on the other hand, within a field of discursive conflicts, the group imposes a shift towards equivalence. The brings about a play between equivalences and differences, with traditional authorities impotent to create strong consensuses. Such authority takes place performatively in this conflictive discursive field. In this times of media cultures and advertising, the market disciplines the search of individuals based on discursive technologies, built from a strategic rationality, pumping the semantic and pragmatic forms of culture. On the one hand, this involves supplying programs through the media, permeated by the imaginary of advertising and marketing, to the quest for devices, treatments, substances, products, objects loaded with attractors of consumption enjoyment (jouissance). These programs built regimes of visibility in which certain items are recipes for a good life, while others are cast down and relegated to ostracism. The sway toward consumption is a form of modalizing the search for this privileged insinuation based on passionalized presentation of values, connected to cultural markers. Keywords: Cognitive programs of the media; globalized capitalism; individualization; cognitive maps; consumption; advertising.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/138
10.18568/cmc.v5i14.138
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/138
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v5i14.138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/138/139
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 87-101
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 87-101
Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 87-101
1983-7070
10.18568/cmc.v5i14
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890299032895488