À perplexidade, a complexidade: a relação entre consumo e identidade nas sociedades contemporâneas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/68 |
Resumo: | Este artigo busca refletir sobre a relação entre consumo e identidade nas sociedades atuais, tomando como ponto de partida alguns exemplos concretos, mas em especial os otaku, jovens japoneses que optam por viver uma vida virtual, com referências ao universo pop e digital. Nossa questão principal é tentar entender a construção das identidades sociais como processo cultural e de que maneira se dá, no mundo contemporâneo, a relação desse processo com a mídia e o consumo. Palavras-chave: Identidade; consumo; otaku; processo. ABSTRACT This article intends to be a reflection on the relation enters consumption and identity in the current societies, taking as starting point some concrete examples, as the otaku, japanese young that living a virtual life, with references to the universe pop and digital world. Our question is to understand the construction of the social identities while cultural process and the relation of this process with the media and the consumption. Keywords: Identity; consumption; otaku; process. |
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À perplexidade, a complexidade: a relação entre consumo e identidade nas sociedades contemporâneasEste artigo busca refletir sobre a relação entre consumo e identidade nas sociedades atuais, tomando como ponto de partida alguns exemplos concretos, mas em especial os otaku, jovens japoneses que optam por viver uma vida virtual, com referências ao universo pop e digital. Nossa questão principal é tentar entender a construção das identidades sociais como processo cultural e de que maneira se dá, no mundo contemporâneo, a relação desse processo com a mídia e o consumo. Palavras-chave: Identidade; consumo; otaku; processo. ABSTRACT This article intends to be a reflection on the relation enters consumption and identity in the current societies, taking as starting point some concrete examples, as the otaku, japanese young that living a virtual life, with references to the universe pop and digital world. Our question is to understand the construction of the social identities while cultural process and the relation of this process with the media and the consumption. Keywords: Identity; consumption; otaku; process.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/6810.18568/cmc.v3i7.68Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 7 (2006): Consumo e culturas; 11-29Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 7 (2006): Consumo e culturas; 11-29Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 7 (2006): Consumo e culturas; 11-291983-707010.18568/cmc.v3i7reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/68/69Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEnne, Ana Lucia2012-04-11T19:50:49Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/68Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:50:49Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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