Torches of Freedom: mulheres, cigarros e consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Tatiane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Freire Filho, João, Rocha, Everardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/1245
Resumo: Este artigo analisa a relação entre consumo de cigarro e ideais de emancipação feminina em situações ocorridas ao longo do XX. A partir da marcha conhecida como Torches of Freedom em 1929 e de algumas campanhas publicitárias tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil são discutidos aspectos do contexto cultural no qual se formataram as condições de possibilidade para que os sentidos do tabagismo feminino fossem transformados em representações da liberdade. De produto masculino, considerado imoral para as mulheres, o cigarro se transforma em símbolo da mulher moderna. As conclusões desse artigo indicam a complexidade das relações entre feminismo e consumo ao longo da história.
id ESPM-3_57dad4ecdefa170ba441fae1fbb8517a
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/1245
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Torches of Freedom: mulheres, cigarros e consumoCigarroConsumoFeminismoPublicidadeEste artigo analisa a relação entre consumo de cigarro e ideais de emancipação feminina em situações ocorridas ao longo do XX. A partir da marcha conhecida como Torches of Freedom em 1929 e de algumas campanhas publicitárias tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil são discutidos aspectos do contexto cultural no qual se formataram as condições de possibilidade para que os sentidos do tabagismo feminino fossem transformados em representações da liberdade. De produto masculino, considerado imoral para as mulheres, o cigarro se transforma em símbolo da mulher moderna. As conclusões desse artigo indicam a complexidade das relações entre feminismo e consumo ao longo da história.Escola Superior de Propaganda e Marketing2016-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa históricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/124510.18568/cmc.v13i38.1245Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 13 No. 38 (2016): SETEMBRO/DEZEMBRO; 48-72Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 13 Núm. 38 (2016): SETEMBRO/DEZEMBRO; 48-72Comunicação Mídia e Consumo; v. 13 n. 38 (2016): SETEMBRO/DEZEMBRO; 48-721983-707010.18568/cmc.v13i38reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporenghttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/1245/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/1245/pdf_1Copyright (c) 2016 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, TatianeFreire Filho, JoãoRocha, Everardo2018-04-11T19:01:38Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/1245Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2018-04-11T19:01:38Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Torches of Freedom: mulheres, cigarros e consumo
title Torches of Freedom: mulheres, cigarros e consumo
spellingShingle Torches of Freedom: mulheres, cigarros e consumo
Leal, Tatiane
Cigarro
Consumo
Feminismo
Publicidade
title_short Torches of Freedom: mulheres, cigarros e consumo
title_full Torches of Freedom: mulheres, cigarros e consumo
title_fullStr Torches of Freedom: mulheres, cigarros e consumo
title_full_unstemmed Torches of Freedom: mulheres, cigarros e consumo
title_sort Torches of Freedom: mulheres, cigarros e consumo
author Leal, Tatiane
author_facet Leal, Tatiane
Freire Filho, João
Rocha, Everardo
author_role author
author2 Freire Filho, João
Rocha, Everardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Tatiane
Freire Filho, João
Rocha, Everardo
dc.subject.por.fl_str_mv Cigarro
Consumo
Feminismo
Publicidade
topic Cigarro
Consumo
Feminismo
Publicidade
description Este artigo analisa a relação entre consumo de cigarro e ideais de emancipação feminina em situações ocorridas ao longo do XX. A partir da marcha conhecida como Torches of Freedom em 1929 e de algumas campanhas publicitárias tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil são discutidos aspectos do contexto cultural no qual se formataram as condições de possibilidade para que os sentidos do tabagismo feminino fossem transformados em representações da liberdade. De produto masculino, considerado imoral para as mulheres, o cigarro se transforma em símbolo da mulher moderna. As conclusões desse artigo indicam a complexidade das relações entre feminismo e consumo ao longo da história.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/1245
10.18568/cmc.v13i38.1245
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/1245
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v13i38.1245
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/1245/pdf
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/1245/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 13 No. 38 (2016): SETEMBRO/DEZEMBRO; 48-72
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 13 Núm. 38 (2016): SETEMBRO/DEZEMBRO; 48-72
Comunicação Mídia e Consumo; v. 13 n. 38 (2016): SETEMBRO/DEZEMBRO; 48-72
1983-7070
10.18568/cmc.v13i38
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890300111880192