Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/105 |
Resumo: | A análise do discurso é um campo de pesquisa cujo objetivo é compreender a produção social de sentidos, realizada por sujeitos históricos, por meio da materialidade das linguagens. Cada vez mais, a mídia tem-se tornado objeto privilegiado das investigações dos analistas de discurso. Neste trabalho, analisando textos da grande mídia brasileira, procurase mostrar a importância da aproximação entre análise do discurso e estudos da mídia, a fim de compreender os movimentos discursivos de produção de identidades. Palavras-chave: Discurso; mídia; identidades; história, memória. ABSTRACT Discourse analysis is a field of research which aims to understand the social production of senses, engendered by historical subjects, through the materiality of languages. Media has more and more become a privileged object of investigation by discourse analysts. This paper analyses texts generated by the broad Brazilian media. We aim to demonstrate the importance of the aproximation between discourse analysis and media studies in order to understand the discoursive movements in the production of identities. Keywords: Discourse; media; identities; history; memory. |
id |
ESPM-3_5c427406b4c90aec7ced6df735c1fbf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/105 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidadesA análise do discurso é um campo de pesquisa cujo objetivo é compreender a produção social de sentidos, realizada por sujeitos históricos, por meio da materialidade das linguagens. Cada vez mais, a mídia tem-se tornado objeto privilegiado das investigações dos analistas de discurso. Neste trabalho, analisando textos da grande mídia brasileira, procurase mostrar a importância da aproximação entre análise do discurso e estudos da mídia, a fim de compreender os movimentos discursivos de produção de identidades. Palavras-chave: Discurso; mídia; identidades; história, memória. ABSTRACT Discourse analysis is a field of research which aims to understand the social production of senses, engendered by historical subjects, through the materiality of languages. Media has more and more become a privileged object of investigation by discourse analysts. This paper analyses texts generated by the broad Brazilian media. We aim to demonstrate the importance of the aproximation between discourse analysis and media studies in order to understand the discoursive movements in the production of identities. Keywords: Discourse; media; identities; history; memory.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/10510.18568/cmc.v4i11.105Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 11-25Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 11-25Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 11-251983-707010.18568/cmc.v4i11reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/105/106Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGregolin, Maria2012-04-11T19:52:38Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/105Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:52:38Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades |
title |
Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades |
spellingShingle |
Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades Gregolin, Maria |
title_short |
Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades |
title_full |
Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades |
title_fullStr |
Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades |
title_full_unstemmed |
Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades |
title_sort |
Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades |
author |
Gregolin, Maria |
author_facet |
Gregolin, Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gregolin, Maria |
description |
A análise do discurso é um campo de pesquisa cujo objetivo é compreender a produção social de sentidos, realizada por sujeitos históricos, por meio da materialidade das linguagens. Cada vez mais, a mídia tem-se tornado objeto privilegiado das investigações dos analistas de discurso. Neste trabalho, analisando textos da grande mídia brasileira, procurase mostrar a importância da aproximação entre análise do discurso e estudos da mídia, a fim de compreender os movimentos discursivos de produção de identidades. Palavras-chave: Discurso; mídia; identidades; história, memória. ABSTRACT Discourse analysis is a field of research which aims to understand the social production of senses, engendered by historical subjects, through the materiality of languages. Media has more and more become a privileged object of investigation by discourse analysts. This paper analyses texts generated by the broad Brazilian media. We aim to demonstrate the importance of the aproximation between discourse analysis and media studies in order to understand the discoursive movements in the production of identities. Keywords: Discourse; media; identities; history; memory. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/105 10.18568/cmc.v4i11.105 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/105 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v4i11.105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/105/106 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 11-25 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 11-25 Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 11-25 1983-7070 10.18568/cmc.v4i11 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890298982563840 |