Corpo, saúde e beleza: representações sociais nas revistas femininas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Denise
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Faria, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/95
Resumo: Com base em uma visão transdisciplinar, o objetivo deste artigo é refletir sobre o modo como a mídia impressa representa e propaga conceitos de corpo feminino saudável. Foram feitas leituras de estudos sobre corpo e consultas aos arquivos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Seis revistas brasileiras voltadas para o público feminino – da segunda metade do século XX e início do XXI – foram selecionadas para ilustrar as mudanças nos conceitos de corpo saudável e na abordagem desses conceitos. Palavras-chave: Revistas femininas; representações sociais; corpo; cultura. Abstract From a transdisciplinary perspective, the objective of this article is to ponder about the way the printing-press represents and propagates concepts of women’s healthy bodies. Readings of studies about the body were made as well as consultations to the archives of the Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro National Library). Six Brazilian magazines written for women – published during the 20th century and the beginning of the 21st century – were chosen to exemplify the changes in the concepts of healthy body. Keywords: Women’s magazines; social representations; body; culture.
id ESPM-3_616b81b9758512cdfcc34e5b56474e86
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/95
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Corpo, saúde e beleza: representações sociais nas revistas femininasCom base em uma visão transdisciplinar, o objetivo deste artigo é refletir sobre o modo como a mídia impressa representa e propaga conceitos de corpo feminino saudável. Foram feitas leituras de estudos sobre corpo e consultas aos arquivos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Seis revistas brasileiras voltadas para o público feminino – da segunda metade do século XX e início do XXI – foram selecionadas para ilustrar as mudanças nos conceitos de corpo saudável e na abordagem desses conceitos. Palavras-chave: Revistas femininas; representações sociais; corpo; cultura. Abstract From a transdisciplinary perspective, the objective of this article is to ponder about the way the printing-press represents and propagates concepts of women’s healthy bodies. Readings of studies about the body were made as well as consultations to the archives of the Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro National Library). Six Brazilian magazines written for women – published during the 20th century and the beginning of the 21st century – were chosen to exemplify the changes in the concepts of healthy body. Keywords: Women’s magazines; social representations; body; culture.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/9510.18568/cmc.v3i9.95Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 9 (2007): Comunicação e Arte; 171-188Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 9 (2007): Comunicação e Arte; 171-188Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 9 (2007): Comunicação e Arte; 171-1881983-707010.18568/cmc.v3i9reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/95/96Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, DeniseFaria, Aline2012-04-11T19:51:18Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/95Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:51:18Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo, saúde e beleza: representações sociais nas revistas femininas
title Corpo, saúde e beleza: representações sociais nas revistas femininas
spellingShingle Corpo, saúde e beleza: representações sociais nas revistas femininas
Siqueira, Denise
title_short Corpo, saúde e beleza: representações sociais nas revistas femininas
title_full Corpo, saúde e beleza: representações sociais nas revistas femininas
title_fullStr Corpo, saúde e beleza: representações sociais nas revistas femininas
title_full_unstemmed Corpo, saúde e beleza: representações sociais nas revistas femininas
title_sort Corpo, saúde e beleza: representações sociais nas revistas femininas
author Siqueira, Denise
author_facet Siqueira, Denise
Faria, Aline
author_role author
author2 Faria, Aline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Denise
Faria, Aline
description Com base em uma visão transdisciplinar, o objetivo deste artigo é refletir sobre o modo como a mídia impressa representa e propaga conceitos de corpo feminino saudável. Foram feitas leituras de estudos sobre corpo e consultas aos arquivos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Seis revistas brasileiras voltadas para o público feminino – da segunda metade do século XX e início do XXI – foram selecionadas para ilustrar as mudanças nos conceitos de corpo saudável e na abordagem desses conceitos. Palavras-chave: Revistas femininas; representações sociais; corpo; cultura. Abstract From a transdisciplinary perspective, the objective of this article is to ponder about the way the printing-press represents and propagates concepts of women’s healthy bodies. Readings of studies about the body were made as well as consultations to the archives of the Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro National Library). Six Brazilian magazines written for women – published during the 20th century and the beginning of the 21st century – were chosen to exemplify the changes in the concepts of healthy body. Keywords: Women’s magazines; social representations; body; culture.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/95
10.18568/cmc.v3i9.95
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/95
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v3i9.95
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/95/96
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 9 (2007): Comunicação e Arte; 171-188
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 9 (2007): Comunicação e Arte; 171-188
Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 9 (2007): Comunicação e Arte; 171-188
1983-7070
10.18568/cmc.v3i9
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298701545472