Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhan
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/140 |
Resumo: | Resumo O presente trabalho visa apresentar o pensamento comunicacional canadense. Sustenta a idéia de Harold Innis como pioneiro, entendendo que sua obra, mais do que uma simples teoria, comporta um programa de pesquisa (no sentido de Imre Lakatos). Define o núcleo duro do programa innisiano, como: a) a ação da técnica nos processos de comunicação e b) a centralidade dos meios de comunicação para entender a organização social. Teses que estão na base de um projeto de incomparável valor epistemológico, visto que constituiriam uma possibilidade para o fundamento do próprio saber comunicacional. Palavras-chave: Pensamento comunicacional canadense; teoria da comunicação; Harold Innis; Marshall McLuhan; Escola de Toronto de Comunicação. Resumen El presente trabajo visa presentar el pensamiento comunicacional canadiense. Sustenta la idea de Harold Innis como pionero, entendiendo que su obra, más que una simple teoría, comporta un programa de investigación (en el sentido de Imre Lakatos). Define el núcleo duro del programa innisiano como: a) la acción de la técnica en los procesos de comunicación y b) la centralidad de los medios de comunicación para entender la organización social. Tesis que constituyen la base de un proyecto de incomparable valor epistemológico, visto que constituirían una posibilidad para el fundamento del propio saber comunicacional. Palabras-clave: Pensamiento comunicacional canadiense; teoría de la comunicación; Harold Innis; Marshall McLuhan; Toronto School of Communication (Escuela de Comunicación de Toronto). Abstract This article presents the main lines of thought within Canadian Communication. It sustains the thesis of Harold Innis as pioneer, understanding that his work, more than just a simple theory, it admits a research program (such as employed by Imre Lakatos). It defines as the hard core for the Innisian program: a) the action of technique on communication processes and b) the centrality of media in the understanding the social organization. The theses are the basis for a unique epistemological project, as they it founded Canadian communication knowledge itself. Keywords: Canadian communication thought; theory of communication; Harold Innis; Marshall McLuhan; Toronto School of Communication |
id |
ESPM-3_77ee806303aed31c05a30523389d3c87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/140 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhanResumo O presente trabalho visa apresentar o pensamento comunicacional canadense. Sustenta a idéia de Harold Innis como pioneiro, entendendo que sua obra, mais do que uma simples teoria, comporta um programa de pesquisa (no sentido de Imre Lakatos). Define o núcleo duro do programa innisiano, como: a) a ação da técnica nos processos de comunicação e b) a centralidade dos meios de comunicação para entender a organização social. Teses que estão na base de um projeto de incomparável valor epistemológico, visto que constituiriam uma possibilidade para o fundamento do próprio saber comunicacional. Palavras-chave: Pensamento comunicacional canadense; teoria da comunicação; Harold Innis; Marshall McLuhan; Escola de Toronto de Comunicação. Resumen El presente trabajo visa presentar el pensamiento comunicacional canadiense. Sustenta la idea de Harold Innis como pionero, entendiendo que su obra, más que una simple teoría, comporta un programa de investigación (en el sentido de Imre Lakatos). Define el núcleo duro del programa innisiano como: a) la acción de la técnica en los procesos de comunicación y b) la centralidad de los medios de comunicación para entender la organización social. Tesis que constituyen la base de un proyecto de incomparable valor epistemológico, visto que constituirían una posibilidad para el fundamento del propio saber comunicacional. Palabras-clave: Pensamiento comunicacional canadiense; teoría de la comunicación; Harold Innis; Marshall McLuhan; Toronto School of Communication (Escuela de Comunicación de Toronto). Abstract This article presents the main lines of thought within Canadian Communication. It sustains the thesis of Harold Innis as pioneer, understanding that his work, more than just a simple theory, it admits a research program (such as employed by Imre Lakatos). It defines as the hard core for the Innisian program: a) the action of technique on communication processes and b) the centrality of media in the understanding the social organization. The theses are the basis for a unique epistemological project, as they it founded Canadian communication knowledge itself. Keywords: Canadian communication thought; theory of communication; Harold Innis; Marshall McLuhan; Toronto School of CommunicationEscola Superior de Propaganda e Marketing2009-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/14010.18568/cmc.v5i14.140Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 123-148Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 123-148Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 123-1481983-707010.18568/cmc.v5i14reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/140/pdfCopyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartino, Luiz C.2017-06-09T14:06:30Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/140Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2017-06-09T14:06:30Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhan |
title |
Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhan |
spellingShingle |
Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhan Martino, Luiz C. |
title_short |
Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhan |
title_full |
Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhan |
title_fullStr |
Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhan |
title_full_unstemmed |
Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhan |
title_sort |
Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhan |
author |
Martino, Luiz C. |
author_facet |
Martino, Luiz C. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martino, Luiz C. |
description |
Resumo O presente trabalho visa apresentar o pensamento comunicacional canadense. Sustenta a idéia de Harold Innis como pioneiro, entendendo que sua obra, mais do que uma simples teoria, comporta um programa de pesquisa (no sentido de Imre Lakatos). Define o núcleo duro do programa innisiano, como: a) a ação da técnica nos processos de comunicação e b) a centralidade dos meios de comunicação para entender a organização social. Teses que estão na base de um projeto de incomparável valor epistemológico, visto que constituiriam uma possibilidade para o fundamento do próprio saber comunicacional. Palavras-chave: Pensamento comunicacional canadense; teoria da comunicação; Harold Innis; Marshall McLuhan; Escola de Toronto de Comunicação. Resumen El presente trabajo visa presentar el pensamiento comunicacional canadiense. Sustenta la idea de Harold Innis como pionero, entendiendo que su obra, más que una simple teoría, comporta un programa de investigación (en el sentido de Imre Lakatos). Define el núcleo duro del programa innisiano como: a) la acción de la técnica en los procesos de comunicación y b) la centralidad de los medios de comunicación para entender la organización social. Tesis que constituyen la base de un proyecto de incomparable valor epistemológico, visto que constituirían una posibilidad para el fundamento del propio saber comunicacional. Palabras-clave: Pensamiento comunicacional canadiense; teoría de la comunicación; Harold Innis; Marshall McLuhan; Toronto School of Communication (Escuela de Comunicación de Toronto). Abstract This article presents the main lines of thought within Canadian Communication. It sustains the thesis of Harold Innis as pioneer, understanding that his work, more than just a simple theory, it admits a research program (such as employed by Imre Lakatos). It defines as the hard core for the Innisian program: a) the action of technique on communication processes and b) the centrality of media in the understanding the social organization. The theses are the basis for a unique epistemological project, as they it founded Canadian communication knowledge itself. Keywords: Canadian communication thought; theory of communication; Harold Innis; Marshall McLuhan; Toronto School of Communication |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/140 10.18568/cmc.v5i14.140 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/140 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v5i14.140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/140/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 123-148 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 123-148 Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 123-148 1983-7070 10.18568/cmc.v5i14 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890299038138368 |