Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martino, Luiz C.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/140
Resumo: Resumo O presente trabalho visa apresentar o pensamento comunicacional canadense. Sustenta a idéia de Harold Innis como pioneiro, entendendo que sua obra, mais do que uma simples teoria, comporta um programa de pesquisa (no sentido de Imre Lakatos). Define o núcleo duro do programa innisiano, como: a) a ação da técnica nos processos de comunicação e b) a centralidade dos meios de comunicação para entender a organização social. Teses que estão na base de um projeto de incomparável valor epistemológico, visto que constituiriam uma possibilidade para o fundamento do próprio saber comunicacional. Palavras-chave: Pensamento comunicacional canadense; teoria da comunicação; Harold Innis; Marshall McLuhan; Escola de Toronto de Comunicação. Resumen El presente trabajo visa presentar el pensamiento comunicacional canadiense. Sustenta la idea de Harold Innis como pionero, entendiendo que su obra, más que una simple teoría, comporta un programa de investigación (en el sentido de Imre Lakatos). Define el núcleo duro del programa innisiano como: a) la acción de la técnica en los procesos de comunicación y b) la centralidad de los medios de comunicación para entender la organización social. Tesis que constituyen la base de un proyecto de incomparable valor epistemológico, visto que constituirían una posibilidad para el fundamento del propio saber comunicacional. Palabras-clave: Pensamiento comunicacional canadiense; teoría de la comunicación; Harold Innis; Marshall McLuhan; Toronto School of Communication (Escuela de Comunicación de Toronto). Abstract This article presents the main lines of thought within Canadian Communication. It sustains the thesis of Harold Innis as pioneer, understanding that his work, more than just a simple theory, it admits a research program (such as employed by Imre Lakatos). It defines as the hard core for the Innisian program: a) the action of technique on communication processes and b) the centrality of media in the understanding the social organization. The theses are the basis for a unique epistemological project, as they it founded Canadian communication knowledge itself. Keywords: Canadian communication thought; theory of communication; Harold Innis; Marshall McLuhan; Toronto School of Communication
id ESPM-3_77ee806303aed31c05a30523389d3c87
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/140
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhanResumo O presente trabalho visa apresentar o pensamento comunicacional canadense. Sustenta a idéia de Harold Innis como pioneiro, entendendo que sua obra, mais do que uma simples teoria, comporta um programa de pesquisa (no sentido de Imre Lakatos). Define o núcleo duro do programa innisiano, como: a) a ação da técnica nos processos de comunicação e b) a centralidade dos meios de comunicação para entender a organização social. Teses que estão na base de um projeto de incomparável valor epistemológico, visto que constituiriam uma possibilidade para o fundamento do próprio saber comunicacional. Palavras-chave: Pensamento comunicacional canadense; teoria da comunicação; Harold Innis; Marshall McLuhan; Escola de Toronto de Comunicação. Resumen El presente trabajo visa presentar el pensamiento comunicacional canadiense. Sustenta la idea de Harold Innis como pionero, entendiendo que su obra, más que una simple teoría, comporta un programa de investigación (en el sentido de Imre Lakatos). Define el núcleo duro del programa innisiano como: a) la acción de la técnica en los procesos de comunicación y b) la centralidad de los medios de comunicación para entender la organización social. Tesis que constituyen la base de un proyecto de incomparable valor epistemológico, visto que constituirían una posibilidad para el fundamento del propio saber comunicacional. Palabras-clave: Pensamiento comunicacional canadiense; teoría de la comunicación; Harold Innis; Marshall McLuhan; Toronto School of Communication (Escuela de Comunicación de Toronto). Abstract This article presents the main lines of thought within Canadian Communication. It sustains the thesis of Harold Innis as pioneer, understanding that his work, more than just a simple theory, it admits a research program (such as employed by Imre Lakatos). It defines as the hard core for the Innisian program: a) the action of technique on communication processes and b) the centrality of media in the understanding the social organization. The theses are the basis for a unique epistemological project, as they it founded Canadian communication knowledge itself. Keywords: Canadian communication thought; theory of communication; Harold Innis; Marshall McLuhan; Toronto School of CommunicationEscola Superior de Propaganda e Marketing2009-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/14010.18568/cmc.v5i14.140Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 123-148Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 123-148Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 123-1481983-707010.18568/cmc.v5i14reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/140/pdfCopyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartino, Luiz C.2017-06-09T14:06:30Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/140Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2017-06-09T14:06:30Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhan
title Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhan
spellingShingle Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhan
Martino, Luiz C.
title_short Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhan
title_full Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhan
title_fullStr Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhan
title_full_unstemmed Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhan
title_sort Pensamento comunicacional canadense: as contribuições de Innis e McLuhan
author Martino, Luiz C.
author_facet Martino, Luiz C.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martino, Luiz C.
description Resumo O presente trabalho visa apresentar o pensamento comunicacional canadense. Sustenta a idéia de Harold Innis como pioneiro, entendendo que sua obra, mais do que uma simples teoria, comporta um programa de pesquisa (no sentido de Imre Lakatos). Define o núcleo duro do programa innisiano, como: a) a ação da técnica nos processos de comunicação e b) a centralidade dos meios de comunicação para entender a organização social. Teses que estão na base de um projeto de incomparável valor epistemológico, visto que constituiriam uma possibilidade para o fundamento do próprio saber comunicacional. Palavras-chave: Pensamento comunicacional canadense; teoria da comunicação; Harold Innis; Marshall McLuhan; Escola de Toronto de Comunicação. Resumen El presente trabajo visa presentar el pensamiento comunicacional canadiense. Sustenta la idea de Harold Innis como pionero, entendiendo que su obra, más que una simple teoría, comporta un programa de investigación (en el sentido de Imre Lakatos). Define el núcleo duro del programa innisiano como: a) la acción de la técnica en los procesos de comunicación y b) la centralidad de los medios de comunicación para entender la organización social. Tesis que constituyen la base de un proyecto de incomparable valor epistemológico, visto que constituirían una posibilidad para el fundamento del propio saber comunicacional. Palabras-clave: Pensamiento comunicacional canadiense; teoría de la comunicación; Harold Innis; Marshall McLuhan; Toronto School of Communication (Escuela de Comunicación de Toronto). Abstract This article presents the main lines of thought within Canadian Communication. It sustains the thesis of Harold Innis as pioneer, understanding that his work, more than just a simple theory, it admits a research program (such as employed by Imre Lakatos). It defines as the hard core for the Innisian program: a) the action of technique on communication processes and b) the centrality of media in the understanding the social organization. The theses are the basis for a unique epistemological project, as they it founded Canadian communication knowledge itself. Keywords: Canadian communication thought; theory of communication; Harold Innis; Marshall McLuhan; Toronto School of Communication
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/140
10.18568/cmc.v5i14.140
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/140
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v5i14.140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/140/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 123-148
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 123-148
Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 123-148
1983-7070
10.18568/cmc.v5i14
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890299038138368