Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/70 |
Resumo: | Este artigo tem como objectivo analisar os cruzamentos entre trajectórias de vida, imaginários e percepção de conteúdos da televisão das imigrantes brasileiras em Portugal. Tendo como pano de fundo as teorias das migrações e aprofundando as teo-rias sobre a recepção, procura-se entender o papel dos Media, principalmente da televisão, nos processos de integração. Conclui-se que determinados conteúdos veiculados pelos Media são percebidos como interferindo nos quotidianos, enquanto as percepções tendem a ser selectivas e a articularem-se com as trajectórias de vida e de imigração.2 Palavras-chave: Mulheres imigrantes brasileiras; percepções dos conteúdos dos Media; consumos e usos dos Media; audiências activas e imaginação. ABSTRACT The aim of this article is to cross life trajectories, imaginaries and uses of television among Brazilian immigrants in Portugal. The objective was to identify the perceptions of information contents and the interferences of those contents in their daily lives. Having support on migration and reception theories, we seek to understand the role of media, mainly television, in the integration process. The conclusion points out to certain contents that interfere in the daily lives and to the selectivity of the perceptions. Keywords: Brazilian women immigrants; media perceptions; media uses and forms of consumption; active audiences and perceptions. |
id |
ESPM-3_7b04d917e0d8842f71e1e5bc0c1a0831 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/70 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em PortugalEste artigo tem como objectivo analisar os cruzamentos entre trajectórias de vida, imaginários e percepção de conteúdos da televisão das imigrantes brasileiras em Portugal. Tendo como pano de fundo as teorias das migrações e aprofundando as teo-rias sobre a recepção, procura-se entender o papel dos Media, principalmente da televisão, nos processos de integração. Conclui-se que determinados conteúdos veiculados pelos Media são percebidos como interferindo nos quotidianos, enquanto as percepções tendem a ser selectivas e a articularem-se com as trajectórias de vida e de imigração.2 Palavras-chave: Mulheres imigrantes brasileiras; percepções dos conteúdos dos Media; consumos e usos dos Media; audiências activas e imaginação. ABSTRACT The aim of this article is to cross life trajectories, imaginaries and uses of television among Brazilian immigrants in Portugal. The objective was to identify the perceptions of information contents and the interferences of those contents in their daily lives. Having support on migration and reception theories, we seek to understand the role of media, mainly television, in the integration process. The conclusion points out to certain contents that interfere in the daily lives and to the selectivity of the perceptions. Keywords: Brazilian women immigrants; media perceptions; media uses and forms of consumption; active audiences and perceptions.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/7010.18568/cmc.v3i7.70Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 7 (2006): Consumo e culturas; 49-75Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 7 (2006): Consumo e culturas; 49-75Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 7 (2006): Consumo e culturas; 49-751983-707010.18568/cmc.v3i7reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/70/71Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerin, Isabel2012-04-11T19:50:50Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/70Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:50:50Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em Portugal |
title |
Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em Portugal |
spellingShingle |
Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em Portugal Ferin, Isabel |
title_short |
Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em Portugal |
title_full |
Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em Portugal |
title_fullStr |
Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em Portugal |
title_full_unstemmed |
Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em Portugal |
title_sort |
Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em Portugal |
author |
Ferin, Isabel |
author_facet |
Ferin, Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferin, Isabel |
description |
Este artigo tem como objectivo analisar os cruzamentos entre trajectórias de vida, imaginários e percepção de conteúdos da televisão das imigrantes brasileiras em Portugal. Tendo como pano de fundo as teorias das migrações e aprofundando as teo-rias sobre a recepção, procura-se entender o papel dos Media, principalmente da televisão, nos processos de integração. Conclui-se que determinados conteúdos veiculados pelos Media são percebidos como interferindo nos quotidianos, enquanto as percepções tendem a ser selectivas e a articularem-se com as trajectórias de vida e de imigração.2 Palavras-chave: Mulheres imigrantes brasileiras; percepções dos conteúdos dos Media; consumos e usos dos Media; audiências activas e imaginação. ABSTRACT The aim of this article is to cross life trajectories, imaginaries and uses of television among Brazilian immigrants in Portugal. The objective was to identify the perceptions of information contents and the interferences of those contents in their daily lives. Having support on migration and reception theories, we seek to understand the role of media, mainly television, in the integration process. The conclusion points out to certain contents that interfere in the daily lives and to the selectivity of the perceptions. Keywords: Brazilian women immigrants; media perceptions; media uses and forms of consumption; active audiences and perceptions. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/70 10.18568/cmc.v3i7.70 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/70 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v3i7.70 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/70/71 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 7 (2006): Consumo e culturas; 49-75 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 7 (2006): Consumo e culturas; 49-75 Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 7 (2006): Consumo e culturas; 49-75 1983-7070 10.18568/cmc.v3i7 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890298663796736 |