Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferin, Isabel
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/70
Resumo: Este artigo tem como objectivo analisar os cruzamentos entre trajectórias de vida, imaginários e percepção de conteúdos da televisão das imigrantes brasileiras em Portugal. Tendo como pano de fundo as teorias das migrações e aprofundando as teo-rias sobre a recepção, procura-se entender o papel dos Media, principalmente da televisão, nos processos de integração. Conclui-se que determinados conteúdos veiculados pelos Media são percebidos como interferindo nos quotidianos, enquanto as percepções tendem a ser selectivas e a articularem-se com as trajectórias de vida e de imigração.2 Palavras-chave: Mulheres imigrantes brasileiras; percepções dos conteúdos dos Media; consumos e usos dos Media; audiências activas e imaginação. ABSTRACT The aim of this article is to cross life trajectories, imaginaries and uses of television among Brazilian immigrants in Portugal. The objective was to identify the perceptions of information contents and the interferences of those contents in their daily lives. Having support on migration and reception theories, we seek to understand the role of media, mainly television, in the integration process. The conclusion points out to certain contents that interfere in the daily lives and to the selectivity of the perceptions. Keywords: Brazilian women immigrants; media perceptions; media uses and forms of consumption; active audiences and perceptions.
id ESPM-3_7b04d917e0d8842f71e1e5bc0c1a0831
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/70
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em PortugalEste artigo tem como objectivo analisar os cruzamentos entre trajectórias de vida, imaginários e percepção de conteúdos da televisão das imigrantes brasileiras em Portugal. Tendo como pano de fundo as teorias das migrações e aprofundando as teo-rias sobre a recepção, procura-se entender o papel dos Media, principalmente da televisão, nos processos de integração. Conclui-se que determinados conteúdos veiculados pelos Media são percebidos como interferindo nos quotidianos, enquanto as percepções tendem a ser selectivas e a articularem-se com as trajectórias de vida e de imigração.2 Palavras-chave: Mulheres imigrantes brasileiras; percepções dos conteúdos dos Media; consumos e usos dos Media; audiências activas e imaginação. ABSTRACT The aim of this article is to cross life trajectories, imaginaries and uses of television among Brazilian immigrants in Portugal. The objective was to identify the perceptions of information contents and the interferences of those contents in their daily lives. Having support on migration and reception theories, we seek to understand the role of media, mainly television, in the integration process. The conclusion points out to certain contents that interfere in the daily lives and to the selectivity of the perceptions. Keywords: Brazilian women immigrants; media perceptions; media uses and forms of consumption; active audiences and perceptions.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/7010.18568/cmc.v3i7.70Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 7 (2006): Consumo e culturas; 49-75Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 7 (2006): Consumo e culturas; 49-75Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 7 (2006): Consumo e culturas; 49-751983-707010.18568/cmc.v3i7reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/70/71Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerin, Isabel2012-04-11T19:50:50Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/70Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:50:50Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em Portugal
title Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em Portugal
spellingShingle Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em Portugal
Ferin, Isabel
title_short Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em Portugal
title_full Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em Portugal
title_fullStr Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em Portugal
title_full_unstemmed Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em Portugal
title_sort Imaginários em confronto: as brasileiras e a televisão em Portugal
author Ferin, Isabel
author_facet Ferin, Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferin, Isabel
description Este artigo tem como objectivo analisar os cruzamentos entre trajectórias de vida, imaginários e percepção de conteúdos da televisão das imigrantes brasileiras em Portugal. Tendo como pano de fundo as teorias das migrações e aprofundando as teo-rias sobre a recepção, procura-se entender o papel dos Media, principalmente da televisão, nos processos de integração. Conclui-se que determinados conteúdos veiculados pelos Media são percebidos como interferindo nos quotidianos, enquanto as percepções tendem a ser selectivas e a articularem-se com as trajectórias de vida e de imigração.2 Palavras-chave: Mulheres imigrantes brasileiras; percepções dos conteúdos dos Media; consumos e usos dos Media; audiências activas e imaginação. ABSTRACT The aim of this article is to cross life trajectories, imaginaries and uses of television among Brazilian immigrants in Portugal. The objective was to identify the perceptions of information contents and the interferences of those contents in their daily lives. Having support on migration and reception theories, we seek to understand the role of media, mainly television, in the integration process. The conclusion points out to certain contents that interfere in the daily lives and to the selectivity of the perceptions. Keywords: Brazilian women immigrants; media perceptions; media uses and forms of consumption; active audiences and perceptions.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/70
10.18568/cmc.v3i7.70
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/70
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v3i7.70
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/70/71
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 7 (2006): Consumo e culturas; 49-75
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 7 (2006): Consumo e culturas; 49-75
Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 7 (2006): Consumo e culturas; 49-75
1983-7070
10.18568/cmc.v3i7
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298663796736