Margens das mídias: comunicação, linguagem e discurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/74 |
Resumo: | As reflexões sobre as mídias articulam-se, de modo geral, em torno da tríade emissor-mensagem-receptor visando um mútuo (ou possível) entendimento. Ainda que essa tríade não se constitua, ela mesma, em uma teoria, tal fundamento nos coloca diante de questionamentos cruciais em relação à comunicação. Esperamos apresentar, no artigo, alguns desses questionamentos e, ao mesmo tempo, alargar e estabelecer margens outras nas quais situar o tema, apontando recorrências e ausências nas teorias apresentadas. Palavras-chave: Mídias; comunicação; linguagem; discurso. ABSTRACT Media studies are generally developed around the idea of a sender, a message and a receiver, and the production of a mutual (and possible) understanding. Although these elements cannot be seen as a theory, we believe they are present in most of the classical communication theories. This point brings us to questioning various aspects of communication processes. The present article intends to present some of them and boarden its margins by reflecting on communication theories, its limits and possibilities. Keywords: Media; communication; language studies; discourse. |
id |
ESPM-3_7b2c542a945fb5da08562516f6fea443 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/74 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Margens das mídias: comunicação, linguagem e discursoAs reflexões sobre as mídias articulam-se, de modo geral, em torno da tríade emissor-mensagem-receptor visando um mútuo (ou possível) entendimento. Ainda que essa tríade não se constitua, ela mesma, em uma teoria, tal fundamento nos coloca diante de questionamentos cruciais em relação à comunicação. Esperamos apresentar, no artigo, alguns desses questionamentos e, ao mesmo tempo, alargar e estabelecer margens outras nas quais situar o tema, apontando recorrências e ausências nas teorias apresentadas. Palavras-chave: Mídias; comunicação; linguagem; discurso. ABSTRACT Media studies are generally developed around the idea of a sender, a message and a receiver, and the production of a mutual (and possible) understanding. Although these elements cannot be seen as a theory, we believe they are present in most of the classical communication theories. This point brings us to questioning various aspects of communication processes. The present article intends to present some of them and boarden its margins by reflecting on communication theories, its limits and possibilities. Keywords: Media; communication; language studies; discourse.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/7410.18568/cmc.v3i7.74Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 7 (2006): Consumo e culturas; 131-146Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 7 (2006): Consumo e culturas; 131-146Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 7 (2006): Consumo e culturas; 131-1461983-707010.18568/cmc.v3i7reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/74/75Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Rosana2012-04-11T19:50:51Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/74Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:50:51Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Margens das mídias: comunicação, linguagem e discurso |
title |
Margens das mídias: comunicação, linguagem e discurso |
spellingShingle |
Margens das mídias: comunicação, linguagem e discurso Soares, Rosana |
title_short |
Margens das mídias: comunicação, linguagem e discurso |
title_full |
Margens das mídias: comunicação, linguagem e discurso |
title_fullStr |
Margens das mídias: comunicação, linguagem e discurso |
title_full_unstemmed |
Margens das mídias: comunicação, linguagem e discurso |
title_sort |
Margens das mídias: comunicação, linguagem e discurso |
author |
Soares, Rosana |
author_facet |
Soares, Rosana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Rosana |
description |
As reflexões sobre as mídias articulam-se, de modo geral, em torno da tríade emissor-mensagem-receptor visando um mútuo (ou possível) entendimento. Ainda que essa tríade não se constitua, ela mesma, em uma teoria, tal fundamento nos coloca diante de questionamentos cruciais em relação à comunicação. Esperamos apresentar, no artigo, alguns desses questionamentos e, ao mesmo tempo, alargar e estabelecer margens outras nas quais situar o tema, apontando recorrências e ausências nas teorias apresentadas. Palavras-chave: Mídias; comunicação; linguagem; discurso. ABSTRACT Media studies are generally developed around the idea of a sender, a message and a receiver, and the production of a mutual (and possible) understanding. Although these elements cannot be seen as a theory, we believe they are present in most of the classical communication theories. This point brings us to questioning various aspects of communication processes. The present article intends to present some of them and boarden its margins by reflecting on communication theories, its limits and possibilities. Keywords: Media; communication; language studies; discourse. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/74 10.18568/cmc.v3i7.74 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/74 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v3i7.74 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/74/75 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 7 (2006): Consumo e culturas; 131-146 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 7 (2006): Consumo e culturas; 131-146 Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 7 (2006): Consumo e culturas; 131-146 1983-7070 10.18568/cmc.v3i7 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890298670088192 |