Da ortopedia ao controle do corpo: o discurso da saúde na publicidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/60 |
Resumo: | RESUMO Este artigo aborda as transformações da concepção de corpo da sociedade disciplinar – Foucault – para a de controle – Deleuze –, com base na análise das representações de corpo presentes em anúncios3 de medicamentos e cosméticos em dois momentos da publicidade brasileira: a década de 1920 e a atualidade – segunda metade da década de 1990 até o presente momento. Embora os cuidados com o corpo tenham se transformado significativamente ao longo do século passado, observa-se, nas campanhas e peças analisadas, que a noção de imperfeição e a necessidade de aprimoramento permanecem como traço constitutivo do imaginário de corpo. Palavras-chave: Corpo; publicidade brasileira; medicamento; cosmético. ABSTRACT This article deals with the transformations undergone by the conception of body, from the disciplinary society – Foucault – to the society of control – Deleuze –, using as our starting point representations of the body found in advertisements for medicines and cosmetics in two moments of Brazilian publicity: the 1920’s and now – from the second half of the 1990’s to the present day. In spite of significant changes in body care throughout the 20th century, we can notice in the campaigns and advertisements under analysis that the notions of imperfection and the need of improvement are still constituent features in the cultural imaging of the body. Keywords: Body; Brazilian advertising; medicine; cosmetic. |
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Da ortopedia ao controle do corpo: o discurso da saúde na publicidadeRESUMO Este artigo aborda as transformações da concepção de corpo da sociedade disciplinar – Foucault – para a de controle – Deleuze –, com base na análise das representações de corpo presentes em anúncios3 de medicamentos e cosméticos em dois momentos da publicidade brasileira: a década de 1920 e a atualidade – segunda metade da década de 1990 até o presente momento. Embora os cuidados com o corpo tenham se transformado significativamente ao longo do século passado, observa-se, nas campanhas e peças analisadas, que a noção de imperfeição e a necessidade de aprimoramento permanecem como traço constitutivo do imaginário de corpo. Palavras-chave: Corpo; publicidade brasileira; medicamento; cosmético. ABSTRACT This article deals with the transformations undergone by the conception of body, from the disciplinary society – Foucault – to the society of control – Deleuze –, using as our starting point representations of the body found in advertisements for medicines and cosmetics in two moments of Brazilian publicity: the 1920’s and now – from the second half of the 1990’s to the present day. In spite of significant changes in body care throughout the 20th century, we can notice in the campaigns and advertisements under analysis that the notions of imperfection and the need of improvement are still constituent features in the cultural imaging of the body. Keywords: Body; Brazilian advertising; medicine; cosmetic.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/6010.18568/cmc.v3i6.60Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 6 (2006): Comunicação e saúde; 81-104Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 6 (2006): Comunicação e saúde; 81-104Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 6 (2006): Comunicação e saúde; 81-1041983-707010.18568/cmc.v3i6reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/60/61Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucas, LucianeHoff, Tania2013-04-02T15:56:27Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/60Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-04-02T15:56:27Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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