O trabalho social da publicidade: um estudo na Revista do Globo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/106 |
Resumo: | Este trabalho analisa os anúncios sobre produtos que tinham como enfoque a saúde, discutindo as relações possíveis entre as matérias jornalísticas e o discurso publicitário na formação do imaginário e na práxis cotidiana. A análise aborda as pioneiras iniciativas da publicidade riograndense, em escala de massa, ao anunciar medicamentos para a cura de doenças graves, desempenhando importante papel no campo social. Publicidade e saúde são temas que nunca saem de moda e, quando transformados em um só, permitem repensar os fatores que influenciaram a qualidade de vida do homem moderno. Palavras-chave: Saúde pública; publicidade; jornalismo; imaginário popular; Revista do Globo. ABSTRACT This paper analyzes the commercials of products that focused on health, discussing the possible relationships between journalistic articles and advertising discourse, in the formation of the imaginary and in everyday practice. This analysis covers the pioneer initiatives of publicity in the state of Rio Grande do Sul, in mass scale, in advertising medicines for the cure of serious diseases, playing important part in the social field. Publicity and health are themes that will never become outdated and, when merged into one, they allow us to rethink the factors that have influenced today’s quality of life. Keywords: Public health; publicity; journalism; popular imaginary; Revista do Globo. |
id |
ESPM-3_7cb77f92e38d3e534cdbb24e12fe14e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/106 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho social da publicidade: um estudo na Revista do GloboEste trabalho analisa os anúncios sobre produtos que tinham como enfoque a saúde, discutindo as relações possíveis entre as matérias jornalísticas e o discurso publicitário na formação do imaginário e na práxis cotidiana. A análise aborda as pioneiras iniciativas da publicidade riograndense, em escala de massa, ao anunciar medicamentos para a cura de doenças graves, desempenhando importante papel no campo social. Publicidade e saúde são temas que nunca saem de moda e, quando transformados em um só, permitem repensar os fatores que influenciaram a qualidade de vida do homem moderno. Palavras-chave: Saúde pública; publicidade; jornalismo; imaginário popular; Revista do Globo. ABSTRACT This paper analyzes the commercials of products that focused on health, discussing the possible relationships between journalistic articles and advertising discourse, in the formation of the imaginary and in everyday practice. This analysis covers the pioneer initiatives of publicity in the state of Rio Grande do Sul, in mass scale, in advertising medicines for the cure of serious diseases, playing important part in the social field. Publicity and health are themes that will never become outdated and, when merged into one, they allow us to rethink the factors that have influenced today’s quality of life. Keywords: Public health; publicity; journalism; popular imaginary; Revista do Globo.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/10610.18568/cmc.v4i11.106Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 27-47Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 27-47Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 27-471983-707010.18568/cmc.v4i11reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/106/107Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Maria2012-04-11T19:52:38Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/106Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:52:38Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho social da publicidade: um estudo na Revista do Globo |
title |
O trabalho social da publicidade: um estudo na Revista do Globo |
spellingShingle |
O trabalho social da publicidade: um estudo na Revista do Globo Castro, Maria |
title_short |
O trabalho social da publicidade: um estudo na Revista do Globo |
title_full |
O trabalho social da publicidade: um estudo na Revista do Globo |
title_fullStr |
O trabalho social da publicidade: um estudo na Revista do Globo |
title_full_unstemmed |
O trabalho social da publicidade: um estudo na Revista do Globo |
title_sort |
O trabalho social da publicidade: um estudo na Revista do Globo |
author |
Castro, Maria |
author_facet |
Castro, Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Maria |
description |
Este trabalho analisa os anúncios sobre produtos que tinham como enfoque a saúde, discutindo as relações possíveis entre as matérias jornalísticas e o discurso publicitário na formação do imaginário e na práxis cotidiana. A análise aborda as pioneiras iniciativas da publicidade riograndense, em escala de massa, ao anunciar medicamentos para a cura de doenças graves, desempenhando importante papel no campo social. Publicidade e saúde são temas que nunca saem de moda e, quando transformados em um só, permitem repensar os fatores que influenciaram a qualidade de vida do homem moderno. Palavras-chave: Saúde pública; publicidade; jornalismo; imaginário popular; Revista do Globo. ABSTRACT This paper analyzes the commercials of products that focused on health, discussing the possible relationships between journalistic articles and advertising discourse, in the formation of the imaginary and in everyday practice. This analysis covers the pioneer initiatives of publicity in the state of Rio Grande do Sul, in mass scale, in advertising medicines for the cure of serious diseases, playing important part in the social field. Publicity and health are themes that will never become outdated and, when merged into one, they allow us to rethink the factors that have influenced today’s quality of life. Keywords: Public health; publicity; journalism; popular imaginary; Revista do Globo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/106 10.18568/cmc.v4i11.106 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/106 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v4i11.106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/106/107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 27-47 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 27-47 Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 27-47 1983-7070 10.18568/cmc.v4i11 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890298983612416 |