Epistemological Research Trends: the Compós’ Epistemology working group

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martino, Luis Mauro Sá
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/782
Resumo: This paper investigates some epistemological trends in CommunicationResearch as discussed at Compós’ Communication Epistemology WorkingGroup. It analyzes the abstracts and bibliography of 126 papers from 2001 to 2013. Results show that the main issue are the grounds of communication theories, followed by discussion of the area borders, the concept of ‘communication’, research questions concerning methods and objects, authors, case studies and interfaces with other areas. These findings, framed in a theoretical and historical background, suggests a tension between the richness of epistemological plurality and the risks of dispersion.
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spelling Epistemological Research Trends: the Compós’ Epistemology working groupRutas de la investigación epistemológica: el GT Epistemología de la Comunicación de la CompósTrilhas de um espaço de pesquisa: o GT Epistemologia da Comunicação da CompósEpistemologyCommunication TheoryResearchCompósEpistemologíaTeorías de la ComunicaciónInvestigaciónCompósEpistemologiaTeoria da ComunicaçãoPesquisaCompósThis paper investigates some epistemological trends in CommunicationResearch as discussed at Compós’ Communication Epistemology WorkingGroup. It analyzes the abstracts and bibliography of 126 papers from 2001 to 2013. Results show that the main issue are the grounds of communication theories, followed by discussion of the area borders, the concept of ‘communication’, research questions concerning methods and objects, authors, case studies and interfaces with other areas. These findings, framed in a theoretical and historical background, suggests a tension between the richness of epistemological plurality and the risks of dispersion.El debate epistemológico es uno de los principales temas del áreade la comunicación. Pero, en efecto, ¿qué constituye una “cuestión epistemológica”? Este artículo bosqueja el problema a partir de las principales tendencias de investigación del Grupo de Trabajo “Epistemología de la Comunicación” de la Compós. Han sido analizados 126 artículos presentados entre 2001 y 2013, observando las temáticas y referencias empleadas. Se notó una concentración de investigaciones en torno del fundamento de teorías específicas, seguida por la discusiónde las fronteras del área, sus métodos, objetos y autores. Las referencias de los artículos apuntan hacia un alto grado de diversidad conceptual – más de la mitad de los autores son citados apenas una vez. El texto discute tales resultados identificando una tensión entre la riqueza de la pluralidad epistemológica y los riesgos de una excesiva dispersión en el área evidenciados en el espacio de discusión acerca de la epistemología.A discussão epistemológica é um dos principais temas da área de Comunicação. Mas o que, de fato, constitui uma "questão epistemológica"? Este texto delineia o problema a partir das principais tendências de investigação do Grupo de Trabalho "Epistemologia da Comunicação" da Compós. Foram analisados 126 artigos apresentados entre 2001 e 2013, observando os temas e as referências empregadas. Notou-se uma concentração de pesquisas em torno do fundamento de teorias específicas, seguidos pela discussão das fronteiras da área, seus métodos, objetos e autores. As referências dos artigos mostram alto grau de diversidade conceitual - mais da metade dos autores são citados uma só vez. O texto discute esses resultados identificando uma tensão entre a riqueza da pluralidade epistemológica e os riscos de uma excessiva dispersão na área evidenciadas no espaço de discussão sobre epistemologia.Escola Superior de Propaganda e Marketing2014-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/78210.18568/cmc.v11i31.782Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 11 No. 31 (2014): Comunicação e Afetividade; 159-177Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 11 Núm. 31 (2014): Comunicação e Afetividade; 159-177Comunicação Mídia e Consumo; v. 11 n. 31 (2014): Comunicação e Afetividade; 159-1771983-707010.18568/cmc.v11i31reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/782/pdf_9Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartino, Luis Mauro Sá2014-08-29T21:30:51Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/782Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2014-08-29T21:30:51Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
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