Partilhando informações durante catástrofes: experiências internacionais e o caso português fogos.pt
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2369 |
Resumo: | Durante situações de emergência (inundações, sismos, incêndios etc.), o acesso a informação rigorosa pode ser decisivo para a segurança das pessoas. Atualmente, existem recursos digitais (sites, redes sociais e aplicações móveis) orientados para este sentido. Este artigo procura avaliar experiências dessa natureza, em países como o Japão, México, Espanha etc., através de uma amostra não probabilística, de uma análise de conteúdo manifesta e latente, e de uma entrevista semiestruturada com o responsável pelo projeto Fogos.pt, em Portugal. Os resultados sugerem que a troca de informações durante estes períodos varia entre o voluntariado e a contratualização de um serviço. Os contributos positivos dos cidadãos convivem frequentemente com campanhas de desinformação, destinadas a ludibriar a opinião pública e criar falsas campanhas de solidariedade. |
id |
ESPM-3_899e0f6fafeb6836dda19661c11cc0ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/2369 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Partilhando informações durante catástrofes: experiências internacionais e o caso português fogos.ptflorestaincêndiosmediacidadãosparticipaçãoDurante situações de emergência (inundações, sismos, incêndios etc.), o acesso a informação rigorosa pode ser decisivo para a segurança das pessoas. Atualmente, existem recursos digitais (sites, redes sociais e aplicações móveis) orientados para este sentido. Este artigo procura avaliar experiências dessa natureza, em países como o Japão, México, Espanha etc., através de uma amostra não probabilística, de uma análise de conteúdo manifesta e latente, e de uma entrevista semiestruturada com o responsável pelo projeto Fogos.pt, em Portugal. Os resultados sugerem que a troca de informações durante estes períodos varia entre o voluntariado e a contratualização de um serviço. Os contributos positivos dos cidadãos convivem frequentemente com campanhas de desinformação, destinadas a ludibriar a opinião pública e criar falsas campanhas de solidariedade.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/236910.18568/cmc.v18i52.2369Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 No. 52 (2021): MAIO/AGOSTOComunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 Núm. 52 (2021): MAIO/AGOSTOComunicação Mídia e Consumo; v. 18 n. 52 (2021): MAIO/AGOSTO1983-707010.18568/cmc.v18i52reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporenghttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2369/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2369/pdf_1Copyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Fábio2022-06-22T13:42:19Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/2369Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2022-06-22T13:42:19Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Partilhando informações durante catástrofes: experiências internacionais e o caso português fogos.pt |
title |
Partilhando informações durante catástrofes: experiências internacionais e o caso português fogos.pt |
spellingShingle |
Partilhando informações durante catástrofes: experiências internacionais e o caso português fogos.pt Ribeiro, Fábio floresta incêndios media cidadãos participação |
title_short |
Partilhando informações durante catástrofes: experiências internacionais e o caso português fogos.pt |
title_full |
Partilhando informações durante catástrofes: experiências internacionais e o caso português fogos.pt |
title_fullStr |
Partilhando informações durante catástrofes: experiências internacionais e o caso português fogos.pt |
title_full_unstemmed |
Partilhando informações durante catástrofes: experiências internacionais e o caso português fogos.pt |
title_sort |
Partilhando informações durante catástrofes: experiências internacionais e o caso português fogos.pt |
author |
Ribeiro, Fábio |
author_facet |
Ribeiro, Fábio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Fábio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
floresta incêndios media cidadãos participação |
topic |
floresta incêndios media cidadãos participação |
description |
Durante situações de emergência (inundações, sismos, incêndios etc.), o acesso a informação rigorosa pode ser decisivo para a segurança das pessoas. Atualmente, existem recursos digitais (sites, redes sociais e aplicações móveis) orientados para este sentido. Este artigo procura avaliar experiências dessa natureza, em países como o Japão, México, Espanha etc., através de uma amostra não probabilística, de uma análise de conteúdo manifesta e latente, e de uma entrevista semiestruturada com o responsável pelo projeto Fogos.pt, em Portugal. Os resultados sugerem que a troca de informações durante estes períodos varia entre o voluntariado e a contratualização de um serviço. Os contributos positivos dos cidadãos convivem frequentemente com campanhas de desinformação, destinadas a ludibriar a opinião pública e criar falsas campanhas de solidariedade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2369 10.18568/cmc.v18i52.2369 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2369 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v18i52.2369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2369/pdf https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2369/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 No. 52 (2021): MAIO/AGOSTO Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 Núm. 52 (2021): MAIO/AGOSTO Comunicação Mídia e Consumo; v. 18 n. 52 (2021): MAIO/AGOSTO 1983-7070 10.18568/cmc.v18i52 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890300722151424 |