Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/120 |
Resumo: | As transformações da modernidade produzem um clima de superestimulação, que modifica a percepção humana, condicionada pelo excesso de estímulos exteriores e pelas novas tecnologias. Tal fenômeno relacionase à fixação do instante da vida urbana, captado em meio ao ambiente de sensações fugazes, em face do caráter efêmero da modernidade. Com base nessas premissas, busca-se estudar as relações entre tecnologias, instante e metropolização, ou seja, entre mídia e vida urbana. Privilegia-se o início do século XX, no Brasil, que passava pelo processo de modernização, a partir do projeto republicano. Nesse contexto, destaca-se a imprensa escrita, em especial a crônica de João do Rio, cuja coluna “Cinematographo” da Gazeta de Notícias revela como o diálogo com o cinema afeta a produção do discurso e do gênero que fixa o instante do cotidiano do Rio de Janeiro em transformação. Essa mesma analogia com o cinema condiciona o relato de viagem a cidades européias que Alcântara Machado escreveu para o Jornal do Comércio de São Paulo, em 1925. A experiência urbana é, então, representada em narrativas híbridas que a mídia impressa veicula. Esse cinema escrito ganha novo sentido quando é rearticulado em outro suporte material, como o livro. Palavras-chave: Tecnologias; instante e modernidade; metropolização e experiência urbana; jornalismo impresso e cinema; João do Rio e Alcântara Machado. ABSTRACT The transformations in modernity trigger an air of overstimulation that modifies human perception, conditioned by the excess of exterior stimuli and new technologies. This phenomenon is related to the fixation of the instant in urban life, captured in the midst of fugative sensations due to the ephemeral character of modernity. Based on these standpoints, this text aims to study the relations between technologies, instant and metropolization, that is, between media and urban life. As a priority, we examine the beginning of the 20th Century, in Brasil, which was undergoing the process of modernization based on its republican project. Within this context, we highlight the written press, specially the João do Rio chronicles, whose column “ Cinematographo” at the paper Gazeta de Notícias reveals how the dialogue with the cinema affects discourse and genre production that fixes the everyday instant of transforming Rio de Janeiro. The same analogy with the cinema conditions the travel tales to european cities written by Alcântara Machado for the Jornal do Comércio from São Paulo, in 1925. The urban experience is, then, represented by hibrid narratives that the media presents. This type of written cinema acquires a new meaning when it is re-articulated in a new material form such as the book . Keywords: Technologies; instant and modernity; metropolization and urban experience; printed journalism and cinema; João do Rio and Alcântara Machado. |
id |
ESPM-3_8c3cbfcabc11f99f1b560f43ebcae5ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/120 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbanaAs transformações da modernidade produzem um clima de superestimulação, que modifica a percepção humana, condicionada pelo excesso de estímulos exteriores e pelas novas tecnologias. Tal fenômeno relacionase à fixação do instante da vida urbana, captado em meio ao ambiente de sensações fugazes, em face do caráter efêmero da modernidade. Com base nessas premissas, busca-se estudar as relações entre tecnologias, instante e metropolização, ou seja, entre mídia e vida urbana. Privilegia-se o início do século XX, no Brasil, que passava pelo processo de modernização, a partir do projeto republicano. Nesse contexto, destaca-se a imprensa escrita, em especial a crônica de João do Rio, cuja coluna “Cinematographo” da Gazeta de Notícias revela como o diálogo com o cinema afeta a produção do discurso e do gênero que fixa o instante do cotidiano do Rio de Janeiro em transformação. Essa mesma analogia com o cinema condiciona o relato de viagem a cidades européias que Alcântara Machado escreveu para o Jornal do Comércio de São Paulo, em 1925. A experiência urbana é, então, representada em narrativas híbridas que a mídia impressa veicula. Esse cinema escrito ganha novo sentido quando é rearticulado em outro suporte material, como o livro. Palavras-chave: Tecnologias; instante e modernidade; metropolização e experiência urbana; jornalismo impresso e cinema; João do Rio e Alcântara Machado. ABSTRACT The transformations in modernity trigger an air of overstimulation that modifies human perception, conditioned by the excess of exterior stimuli and new technologies. This phenomenon is related to the fixation of the instant in urban life, captured in the midst of fugative sensations due to the ephemeral character of modernity. Based on these standpoints, this text aims to study the relations between technologies, instant and metropolization, that is, between media and urban life. As a priority, we examine the beginning of the 20th Century, in Brasil, which was undergoing the process of modernization based on its republican project. Within this context, we highlight the written press, specially the João do Rio chronicles, whose column “ Cinematographo” at the paper Gazeta de Notícias reveals how the dialogue with the cinema affects discourse and genre production that fixes the everyday instant of transforming Rio de Janeiro. The same analogy with the cinema conditions the travel tales to european cities written by Alcântara Machado for the Jornal do Comércio from São Paulo, in 1925. The urban experience is, then, represented by hibrid narratives that the media presents. This type of written cinema acquires a new meaning when it is re-articulated in a new material form such as the book . Keywords: Technologies; instant and modernity; metropolization and urban experience; printed journalism and cinema; João do Rio and Alcântara Machado.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/12010.18568/cmc.v5i12.120Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 131-148Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 131-148Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 131-1481983-707010.18568/cmc.v5i12reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/120/121Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Renato Cordeiro2013-04-02T16:36:13Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/120Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-04-02T16:36:13Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbana |
title |
Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbana |
spellingShingle |
Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbana Gomes, Renato Cordeiro |
title_short |
Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbana |
title_full |
Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbana |
title_fullStr |
Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbana |
title_full_unstemmed |
Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbana |
title_sort |
Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbana |
author |
Gomes, Renato Cordeiro |
author_facet |
Gomes, Renato Cordeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Renato Cordeiro |
description |
As transformações da modernidade produzem um clima de superestimulação, que modifica a percepção humana, condicionada pelo excesso de estímulos exteriores e pelas novas tecnologias. Tal fenômeno relacionase à fixação do instante da vida urbana, captado em meio ao ambiente de sensações fugazes, em face do caráter efêmero da modernidade. Com base nessas premissas, busca-se estudar as relações entre tecnologias, instante e metropolização, ou seja, entre mídia e vida urbana. Privilegia-se o início do século XX, no Brasil, que passava pelo processo de modernização, a partir do projeto republicano. Nesse contexto, destaca-se a imprensa escrita, em especial a crônica de João do Rio, cuja coluna “Cinematographo” da Gazeta de Notícias revela como o diálogo com o cinema afeta a produção do discurso e do gênero que fixa o instante do cotidiano do Rio de Janeiro em transformação. Essa mesma analogia com o cinema condiciona o relato de viagem a cidades européias que Alcântara Machado escreveu para o Jornal do Comércio de São Paulo, em 1925. A experiência urbana é, então, representada em narrativas híbridas que a mídia impressa veicula. Esse cinema escrito ganha novo sentido quando é rearticulado em outro suporte material, como o livro. Palavras-chave: Tecnologias; instante e modernidade; metropolização e experiência urbana; jornalismo impresso e cinema; João do Rio e Alcântara Machado. ABSTRACT The transformations in modernity trigger an air of overstimulation that modifies human perception, conditioned by the excess of exterior stimuli and new technologies. This phenomenon is related to the fixation of the instant in urban life, captured in the midst of fugative sensations due to the ephemeral character of modernity. Based on these standpoints, this text aims to study the relations between technologies, instant and metropolization, that is, between media and urban life. As a priority, we examine the beginning of the 20th Century, in Brasil, which was undergoing the process of modernization based on its republican project. Within this context, we highlight the written press, specially the João do Rio chronicles, whose column “ Cinematographo” at the paper Gazeta de Notícias reveals how the dialogue with the cinema affects discourse and genre production that fixes the everyday instant of transforming Rio de Janeiro. The same analogy with the cinema conditions the travel tales to european cities written by Alcântara Machado for the Jornal do Comércio from São Paulo, in 1925. The urban experience is, then, represented by hibrid narratives that the media presents. This type of written cinema acquires a new meaning when it is re-articulated in a new material form such as the book . Keywords: Technologies; instant and modernity; metropolization and urban experience; printed journalism and cinema; João do Rio and Alcântara Machado. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/120 10.18568/cmc.v5i12.120 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/120 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v5i12.120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/120/121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 131-148 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 131-148 Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 131-148 1983-7070 10.18568/cmc.v5i12 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890299005632512 |