Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Renato Cordeiro
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/120
Resumo: As transformações da modernidade produzem um clima de superestimulação, que modifica a percepção humana, condicionada pelo excesso de estímulos exteriores e pelas novas tecnologias. Tal fenômeno relacionase à fixação do instante da vida urbana, captado em meio ao ambiente de sensações fugazes, em face do caráter efêmero da modernidade. Com base nessas premissas, busca-se estudar as relações entre tecnologias, instante e metropolização, ou seja, entre mídia e vida urbana. Privilegia-se o início do século XX, no Brasil, que passava pelo processo de modernização, a partir do projeto republicano. Nesse contexto, destaca-se a imprensa escrita, em especial a crônica de João do Rio, cuja coluna “Cinematographo” da Gazeta de Notícias revela como o diálogo com o cinema afeta a produção do discurso e do gênero que fixa o instante do cotidiano do Rio de Janeiro em transformação. Essa mesma analogia com o cinema condiciona o relato de viagem a cidades européias que Alcântara Machado escreveu para o Jornal do Comércio de São Paulo, em 1925. A experiência urbana é, então, representada em narrativas híbridas que a mídia impressa veicula. Esse cinema escrito ganha novo sentido quando é rearticulado em outro suporte material, como o livro. Palavras-chave: Tecnologias; instante e modernidade; metropolização e experiência urbana; jornalismo impresso e cinema; João do Rio e Alcântara Machado. ABSTRACT The transformations in modernity trigger an air of overstimulation that modifies human perception, conditioned by the excess of exterior stimuli and new technologies. This phenomenon is related to the fixation of the instant in urban life, captured in the midst of fugative sensations due to the ephemeral character of modernity. Based on these standpoints, this text aims to study the relations between technologies, instant and metropolization, that is, between media and urban life. As a priority, we examine the beginning of the 20th Century, in Brasil, which was undergoing the process of modernization based on its republican project. Within this context, we highlight the written press, specially the João do Rio chronicles, whose column “ Cinematographo” at the paper Gazeta de Notícias reveals how the dialogue with the cinema affects discourse and genre production that fixes the everyday instant of transforming Rio de Janeiro. The same analogy with the cinema conditions the travel tales to european cities written by Alcântara Machado for the Jornal do Comércio from São Paulo, in 1925. The urban experience is, then, represented by hibrid narratives that the media presents. This type of written cinema acquires a new meaning when it is re-articulated in a new material form such as the book . Keywords: Technologies; instant and modernity; metropolization and urban experience; printed journalism and cinema; João do Rio and Alcântara Machado.
id ESPM-3_8c3cbfcabc11f99f1b560f43ebcae5ec
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/120
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbanaAs transformações da modernidade produzem um clima de superestimulação, que modifica a percepção humana, condicionada pelo excesso de estímulos exteriores e pelas novas tecnologias. Tal fenômeno relacionase à fixação do instante da vida urbana, captado em meio ao ambiente de sensações fugazes, em face do caráter efêmero da modernidade. Com base nessas premissas, busca-se estudar as relações entre tecnologias, instante e metropolização, ou seja, entre mídia e vida urbana. Privilegia-se o início do século XX, no Brasil, que passava pelo processo de modernização, a partir do projeto republicano. Nesse contexto, destaca-se a imprensa escrita, em especial a crônica de João do Rio, cuja coluna “Cinematographo” da Gazeta de Notícias revela como o diálogo com o cinema afeta a produção do discurso e do gênero que fixa o instante do cotidiano do Rio de Janeiro em transformação. Essa mesma analogia com o cinema condiciona o relato de viagem a cidades européias que Alcântara Machado escreveu para o Jornal do Comércio de São Paulo, em 1925. A experiência urbana é, então, representada em narrativas híbridas que a mídia impressa veicula. Esse cinema escrito ganha novo sentido quando é rearticulado em outro suporte material, como o livro. Palavras-chave: Tecnologias; instante e modernidade; metropolização e experiência urbana; jornalismo impresso e cinema; João do Rio e Alcântara Machado. ABSTRACT The transformations in modernity trigger an air of overstimulation that modifies human perception, conditioned by the excess of exterior stimuli and new technologies. This phenomenon is related to the fixation of the instant in urban life, captured in the midst of fugative sensations due to the ephemeral character of modernity. Based on these standpoints, this text aims to study the relations between technologies, instant and metropolization, that is, between media and urban life. As a priority, we examine the beginning of the 20th Century, in Brasil, which was undergoing the process of modernization based on its republican project. Within this context, we highlight the written press, specially the João do Rio chronicles, whose column “ Cinematographo” at the paper Gazeta de Notícias reveals how the dialogue with the cinema affects discourse and genre production that fixes the everyday instant of transforming Rio de Janeiro. The same analogy with the cinema conditions the travel tales to european cities written by Alcântara Machado for the Jornal do Comércio from São Paulo, in 1925. The urban experience is, then, represented by hibrid narratives that the media presents. This type of written cinema acquires a new meaning when it is re-articulated in a new material form such as the book . Keywords: Technologies; instant and modernity; metropolization and urban experience; printed journalism and cinema; João do Rio and Alcântara Machado.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/12010.18568/cmc.v5i12.120Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 131-148Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 131-148Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 131-1481983-707010.18568/cmc.v5i12reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/120/121Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Renato Cordeiro2013-04-02T16:36:13Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/120Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-04-02T16:36:13Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbana
title Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbana
spellingShingle Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbana
Gomes, Renato Cordeiro
title_short Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbana
title_full Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbana
title_fullStr Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbana
title_full_unstemmed Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbana
title_sort Dimensões do instante: mídia, narrativas híbridas e experiência urbana
author Gomes, Renato Cordeiro
author_facet Gomes, Renato Cordeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Renato Cordeiro
description As transformações da modernidade produzem um clima de superestimulação, que modifica a percepção humana, condicionada pelo excesso de estímulos exteriores e pelas novas tecnologias. Tal fenômeno relacionase à fixação do instante da vida urbana, captado em meio ao ambiente de sensações fugazes, em face do caráter efêmero da modernidade. Com base nessas premissas, busca-se estudar as relações entre tecnologias, instante e metropolização, ou seja, entre mídia e vida urbana. Privilegia-se o início do século XX, no Brasil, que passava pelo processo de modernização, a partir do projeto republicano. Nesse contexto, destaca-se a imprensa escrita, em especial a crônica de João do Rio, cuja coluna “Cinematographo” da Gazeta de Notícias revela como o diálogo com o cinema afeta a produção do discurso e do gênero que fixa o instante do cotidiano do Rio de Janeiro em transformação. Essa mesma analogia com o cinema condiciona o relato de viagem a cidades européias que Alcântara Machado escreveu para o Jornal do Comércio de São Paulo, em 1925. A experiência urbana é, então, representada em narrativas híbridas que a mídia impressa veicula. Esse cinema escrito ganha novo sentido quando é rearticulado em outro suporte material, como o livro. Palavras-chave: Tecnologias; instante e modernidade; metropolização e experiência urbana; jornalismo impresso e cinema; João do Rio e Alcântara Machado. ABSTRACT The transformations in modernity trigger an air of overstimulation that modifies human perception, conditioned by the excess of exterior stimuli and new technologies. This phenomenon is related to the fixation of the instant in urban life, captured in the midst of fugative sensations due to the ephemeral character of modernity. Based on these standpoints, this text aims to study the relations between technologies, instant and metropolization, that is, between media and urban life. As a priority, we examine the beginning of the 20th Century, in Brasil, which was undergoing the process of modernization based on its republican project. Within this context, we highlight the written press, specially the João do Rio chronicles, whose column “ Cinematographo” at the paper Gazeta de Notícias reveals how the dialogue with the cinema affects discourse and genre production that fixes the everyday instant of transforming Rio de Janeiro. The same analogy with the cinema conditions the travel tales to european cities written by Alcântara Machado for the Jornal do Comércio from São Paulo, in 1925. The urban experience is, then, represented by hibrid narratives that the media presents. This type of written cinema acquires a new meaning when it is re-articulated in a new material form such as the book . Keywords: Technologies; instant and modernity; metropolization and urban experience; printed journalism and cinema; João do Rio and Alcântara Machado.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/120
10.18568/cmc.v5i12.120
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/120
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v5i12.120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/120/121
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 131-148
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 131-148
Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 131-148
1983-7070
10.18568/cmc.v5i12
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890299005632512