Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rita
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/89
Resumo: As culturas juvenis contemporâneas têm relação especial tanto com a cidade quanto com seus corpos. Esse trabalho propõe, com base em imagens metropolitanas articuladas ao cotidiano dos jovens – grafites, pixações, tatuagens e outras modificações corporais –, compor uma reflexão sobre as culturas juvenis inseridas em complexas redes de pertencimentos, produções e apropriações simbólicas, disputas e lutas hegemônicas. Parte-se do âmbito da cultura, ou seja, das práticas cotidianas e das experiências compartilhadas, da sensibilidade estética, das imagens, imaginários comuns aos grupos juvenis. Palavras-chave: Juventude; metrópole; corpo; grafite; tatuagem. ABSTRACT Contemporaneous juvenile cultures have a special relation with the city as well as with the youths‚ bodies. This piece of work focuses on metropolitan images articulated to the every day lives of young people – graffiti, tattoos or other corporal modifications – in order to discuss about the juvenile cultures inserted in complex networks of belonging, of productions and of symbolic appropriations, disputes and hegemonic conflicts. This discussion starts from the cultural point of view, in other words, from the quotidian practices and from shared experiences, from esthetic sensibility, images, imaginaries that are common to juvenile groups. Keywords: Youth; metropolis; body; graffiti, tattoo.
id ESPM-3_8fa5e47ac17a7b812321e71bbc6ee009
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/89
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópoleAs culturas juvenis contemporâneas têm relação especial tanto com a cidade quanto com seus corpos. Esse trabalho propõe, com base em imagens metropolitanas articuladas ao cotidiano dos jovens – grafites, pixações, tatuagens e outras modificações corporais –, compor uma reflexão sobre as culturas juvenis inseridas em complexas redes de pertencimentos, produções e apropriações simbólicas, disputas e lutas hegemônicas. Parte-se do âmbito da cultura, ou seja, das práticas cotidianas e das experiências compartilhadas, da sensibilidade estética, das imagens, imaginários comuns aos grupos juvenis. Palavras-chave: Juventude; metrópole; corpo; grafite; tatuagem. ABSTRACT Contemporaneous juvenile cultures have a special relation with the city as well as with the youths‚ bodies. This piece of work focuses on metropolitan images articulated to the every day lives of young people – graffiti, tattoos or other corporal modifications – in order to discuss about the juvenile cultures inserted in complex networks of belonging, of productions and of symbolic appropriations, disputes and hegemonic conflicts. This discussion starts from the cultural point of view, in other words, from the quotidian practices and from shared experiences, from esthetic sensibility, images, imaginaries that are common to juvenile groups. Keywords: Youth; metropolis; body; graffiti, tattoo.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/8910.18568/cmc.v3i9.89Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 9 (2007): Comunicação e Arte; 63-86Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 9 (2007): Comunicação e Arte; 63-86Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 9 (2007): Comunicação e Arte; 63-861983-707010.18568/cmc.v3i9reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/89/90Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rita2012-04-11T19:51:17Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/89Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:51:17Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole
title Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole
spellingShingle Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole
Oliveira, Rita
title_short Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole
title_full Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole
title_fullStr Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole
title_full_unstemmed Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole
title_sort Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole
author Oliveira, Rita
author_facet Oliveira, Rita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rita
description As culturas juvenis contemporâneas têm relação especial tanto com a cidade quanto com seus corpos. Esse trabalho propõe, com base em imagens metropolitanas articuladas ao cotidiano dos jovens – grafites, pixações, tatuagens e outras modificações corporais –, compor uma reflexão sobre as culturas juvenis inseridas em complexas redes de pertencimentos, produções e apropriações simbólicas, disputas e lutas hegemônicas. Parte-se do âmbito da cultura, ou seja, das práticas cotidianas e das experiências compartilhadas, da sensibilidade estética, das imagens, imaginários comuns aos grupos juvenis. Palavras-chave: Juventude; metrópole; corpo; grafite; tatuagem. ABSTRACT Contemporaneous juvenile cultures have a special relation with the city as well as with the youths‚ bodies. This piece of work focuses on metropolitan images articulated to the every day lives of young people – graffiti, tattoos or other corporal modifications – in order to discuss about the juvenile cultures inserted in complex networks of belonging, of productions and of symbolic appropriations, disputes and hegemonic conflicts. This discussion starts from the cultural point of view, in other words, from the quotidian practices and from shared experiences, from esthetic sensibility, images, imaginaries that are common to juvenile groups. Keywords: Youth; metropolis; body; graffiti, tattoo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/89
10.18568/cmc.v3i9.89
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/89
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v3i9.89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/89/90
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 9 (2007): Comunicação e Arte; 63-86
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 9 (2007): Comunicação e Arte; 63-86
Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 9 (2007): Comunicação e Arte; 63-86
1983-7070
10.18568/cmc.v3i9
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298692108288