Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/89 |
Resumo: | As culturas juvenis contemporâneas têm relação especial tanto com a cidade quanto com seus corpos. Esse trabalho propõe, com base em imagens metropolitanas articuladas ao cotidiano dos jovens – grafites, pixações, tatuagens e outras modificações corporais –, compor uma reflexão sobre as culturas juvenis inseridas em complexas redes de pertencimentos, produções e apropriações simbólicas, disputas e lutas hegemônicas. Parte-se do âmbito da cultura, ou seja, das práticas cotidianas e das experiências compartilhadas, da sensibilidade estética, das imagens, imaginários comuns aos grupos juvenis. Palavras-chave: Juventude; metrópole; corpo; grafite; tatuagem. ABSTRACT Contemporaneous juvenile cultures have a special relation with the city as well as with the youths‚ bodies. This piece of work focuses on metropolitan images articulated to the every day lives of young people – graffiti, tattoos or other corporal modifications – in order to discuss about the juvenile cultures inserted in complex networks of belonging, of productions and of symbolic appropriations, disputes and hegemonic conflicts. This discussion starts from the cultural point of view, in other words, from the quotidian practices and from shared experiences, from esthetic sensibility, images, imaginaries that are common to juvenile groups. Keywords: Youth; metropolis; body; graffiti, tattoo. |
id |
ESPM-3_8fa5e47ac17a7b812321e71bbc6ee009 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/89 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópoleAs culturas juvenis contemporâneas têm relação especial tanto com a cidade quanto com seus corpos. Esse trabalho propõe, com base em imagens metropolitanas articuladas ao cotidiano dos jovens – grafites, pixações, tatuagens e outras modificações corporais –, compor uma reflexão sobre as culturas juvenis inseridas em complexas redes de pertencimentos, produções e apropriações simbólicas, disputas e lutas hegemônicas. Parte-se do âmbito da cultura, ou seja, das práticas cotidianas e das experiências compartilhadas, da sensibilidade estética, das imagens, imaginários comuns aos grupos juvenis. Palavras-chave: Juventude; metrópole; corpo; grafite; tatuagem. ABSTRACT Contemporaneous juvenile cultures have a special relation with the city as well as with the youths‚ bodies. This piece of work focuses on metropolitan images articulated to the every day lives of young people – graffiti, tattoos or other corporal modifications – in order to discuss about the juvenile cultures inserted in complex networks of belonging, of productions and of symbolic appropriations, disputes and hegemonic conflicts. This discussion starts from the cultural point of view, in other words, from the quotidian practices and from shared experiences, from esthetic sensibility, images, imaginaries that are common to juvenile groups. Keywords: Youth; metropolis; body; graffiti, tattoo.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/8910.18568/cmc.v3i9.89Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 9 (2007): Comunicação e Arte; 63-86Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 9 (2007): Comunicação e Arte; 63-86Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 9 (2007): Comunicação e Arte; 63-861983-707010.18568/cmc.v3i9reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/89/90Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rita2012-04-11T19:51:17Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/89Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:51:17Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole |
title |
Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole |
spellingShingle |
Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole Oliveira, Rita |
title_short |
Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole |
title_full |
Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole |
title_fullStr |
Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole |
title_full_unstemmed |
Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole |
title_sort |
Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole |
author |
Oliveira, Rita |
author_facet |
Oliveira, Rita |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rita |
description |
As culturas juvenis contemporâneas têm relação especial tanto com a cidade quanto com seus corpos. Esse trabalho propõe, com base em imagens metropolitanas articuladas ao cotidiano dos jovens – grafites, pixações, tatuagens e outras modificações corporais –, compor uma reflexão sobre as culturas juvenis inseridas em complexas redes de pertencimentos, produções e apropriações simbólicas, disputas e lutas hegemônicas. Parte-se do âmbito da cultura, ou seja, das práticas cotidianas e das experiências compartilhadas, da sensibilidade estética, das imagens, imaginários comuns aos grupos juvenis. Palavras-chave: Juventude; metrópole; corpo; grafite; tatuagem. ABSTRACT Contemporaneous juvenile cultures have a special relation with the city as well as with the youths‚ bodies. This piece of work focuses on metropolitan images articulated to the every day lives of young people – graffiti, tattoos or other corporal modifications – in order to discuss about the juvenile cultures inserted in complex networks of belonging, of productions and of symbolic appropriations, disputes and hegemonic conflicts. This discussion starts from the cultural point of view, in other words, from the quotidian practices and from shared experiences, from esthetic sensibility, images, imaginaries that are common to juvenile groups. Keywords: Youth; metropolis; body; graffiti, tattoo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/89 10.18568/cmc.v3i9.89 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/89 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v3i9.89 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/89/90 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 9 (2007): Comunicação e Arte; 63-86 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 9 (2007): Comunicação e Arte; 63-86 Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 9 (2007): Comunicação e Arte; 63-86 1983-7070 10.18568/cmc.v3i9 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890298692108288 |